Olá, pessoal! ;)

Em mais um dia de citação, trago a vocês um trecho do livro "A Peste" de Albert Camus. Neste romance, temos um estado de sítio propiciado pela Peste Negra que assola a cidade de Oran, onde se passa a trama. Uma narrativa de teor histórico e que reflete a principal característica da obra de Camus: a revolta.

O drama físico e psicológico dos personagens se traduz bem neste trecho:

“Experimentavam assim o sofrimento profundo de todos os prisioneiros e de todos os exilados, ou seja, viver com uma memória que não serve para nada. Esse próprio passado, sobre o qual refletiam sem cessar, tinha apenas o gosto do arrependimento. Na verdade, gostariam de poder acrescentar-lhe tudo quanto lamentavam não ter feito, quando ainda podiam fazê-lo, junto a esse ou aquela que esperavam - assim como a todas as circunstâncias, mesmo relativamente felizes, da sua vida de prisioneiros misturavam o ausente, e o resultado não podia satisfazê-los. Impacientes com o presente, inimigos do passado e privados do futuro, parecíamo-nos assim efetivamente com aqueles que a justiça ou o ódio humano fazem viver atrás das grades. Para terminar, o único meio de escapar a estas férias insuportáveis era, atrvés da imaginção, recolocar em movimento os trens e encher as horas com os repetidos sons de uma campainha que, no entanto, se obstinava no silêncio."


Página 67 e 68, Parte II

4 Comentários

  1. Trecho muito bom o que você escolheu. É bem pesado, mas, diz muita coisa, traz muito sentimento verdadeiro... e triste :x

    ResponderExcluir
  2. Tensa essa citação hein?!
    Mas acho que reflete bem, com a escrita bem explicita do que se passa com os personagens.

    gostei ^^
    boa semana!
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da citação, acho que já ouvi falar nesse livro ^^

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amo essa parte do seu blog
    E achei muito interessante e reflexivo esse trecho
    É pra nos fazer pensar
    Beijos

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!