Olá, leitores! 

Estranharam uma resenha no meio da semana, e ainda por cima de dois livros em uma só post? Se sim, vou explica-los o porquê.

Muito de vocês devem saber que eu acompanho a série The House of Night, e que eu venho resenhando os livros aos poucos aqui no blog. Todavia, a saga chegou ao seu nono título (na qual pretendo ler em breve), e como apenas quatro foram apresentados aqui no Universo, resolvi elaborar dois posts para assim expor as outras quatro obras que faltam. 

As resenhas serão feitos na ordem (claro!), mas de um modo mais simples. Apresentarei a sinopse e meus breves comentários acompanhados com a minha nota atribuída para cada exemplar. O primeiro post está sendo publicado hoje, e o próximo será feito ainda este mês, mais precisamente no fim. Além de adiantar o meu lado, estarei livre para publicar a resenha de Destinada assim que eu realizar a leitura, por isso espero que não se importem.

Vamos ao que interessa, então?

Título: Caçada - The House of Night (Volume 05)
Autor: P.C. Cast e Kristin Cast
Edição: 1
Editora: Novo Século
Páginas: 400
ISBN:
9788576793113
Nota: 3/5

Novos personagens e cenários são inseridos neste quinto livro da série House of Night. Neferet, após conquistar um novo e poderoso aliado, Kalona, vira as costas para a Deusa Nyx. Juntos, arquitetam terríveis planos. O passado vem à tona, influenciando escolhas fundamentais. A Morada da Noite é ocupada por criaturas demoníacas, que sob o comando de Kalona, um ser incrivelmente belo, mantém o domínio sobre quase todos os alunos e professores. O único lugar relativamente seguro para Zoey e seus amigos é um local escondido, subterrâneo, onde uma nova raça de vampiros habita. Parece não haver fim para os problemas que continuam a surgir. O mal se abate sobre o centro de Tulsa, gerando não só o caos terreno, mas também um grande e doloroso massacre. Será Zoey forte e sábia o suficiente para enfrentar tudo o que está por vir?

De todos até agora, este foi o que eu mais demorei a ler. Apesar de visivelmente criativo e recheado de novos fatos que soam (e são de fato) instigantes, Caçada foi um tanto enfadonho. Talvez o excesso de diálogos e trechos um tanto desnecessários fizeram com que a leitura fluísse mais devagar do que o normal. Todavia, há também passagens majestosas, e os acontecimentos finais é o que dá a sensação de não arrependimento.

Sustento minha posição que Zoey, personagem principal, não é a minha favorita. Acredito que é justamente por isso (uma vez que é perceptível que a minha posição em relação a isso não é única), que a série ganhou um direcionamento conjunto. Nota-se em meio à leitura que os outros personagens andam ganhando cada vez mais um destaque merecedor no enredo. Aposto que se os dilemas de Zoey prevalecessem sempre, a legião de fãs iria diluir rapidamente (quem persistiu na série como eu sabe exatamente do que estou falando), o que seria uma pena, pois The House of Night, apesar de muito jovem, ou até boba para alguns, é uma série bastante densa, intrigante e desafiadora. As autoras de mostram que são capazes de nos ofertar coisas jamais vistas em outro lugar, e a criatividade posta na história é admirável.

Se Caçada fosse mais preciso, seria bem melhor.

~*~ 
Título: Tentada - The House of Night (Volume 06)
Autor: P.C. Cast e Kristin Cast
Edição: 1
Editora: Novo Século
Páginas: 384
ISBN: 9788576793533
Nota: 5/5

Depois de tanta agitação, Zoey bem que merecia um descanso. Mas não há tréguas na Morada da Noite. Lidar com três caras ao mesmo tempo, novamente, não é um alívio para o estresse, especialmente quando um deles é um guerreiro tão sexy e tão dedicado em protegê-la, que é capaz de sentir suas próprias emoções. Aphrodite tem novas visões que alertam Zoey para ficar longe de Kalona e de seu obscuro fascínio, mas mostram também que ela será a única com poderes capazes de interromper um mal imortal. Logo se torna óbvio que Zoey não tem escolha: se ela não for ao encontro de Kalona, ele se vingará, e justamente nas pessoas que ela ama. Mas ela terá coragem para fazer o que deve ser feito, a ponto de sacrificar sua vida, seu coração e sua alma? Descubra neste sexto livro da série HOUSE OF NIGHT.

Tentada foi tiro de sorte. Após um antecedente um tanto cansativo, este se superou e muito, levantando um pouco a ''moral'' da série, digamos assim.

A essa altura do campeonato, muitos já devem ter desistido de The House of Night. Não agrada nada ver parte do enredo girar em torno das confusões adolescentes de Zoey. De fato. Porém, essa história tem muito mais a ofertar. É grandioso, por exemplo, ver como muitos dos personagens cresceram e ganharam destaque, como a gloriosa Stevie Rae (minha personagem favorita), que deste Traída (segundo livro da série) ganhou um espaço maravilhoso no enredo, e, claro, Aphrodite, que se mostrou ser diferente daquela que todos imaginavam, ou até mesmo Stark, o guerreiro corajoso que se mostrou forte o bastante para ocupar o espaço que hoje possui. Além deles muitos outros personagens ganharam um sentido e, principalmente, um propósito. 

O que supomos em Caçada, vemos se concretizar em Tentada. Os capítulos a partir dessa obra se passam na versão e no pensamento de cada um deles (de todos, no geral, quero dizer). Percebemos assim a percepção dos fatos (ou de diferentes fatos ao mesmo tempo) de cada um, onde somos apresentados a visões distintas bem imprevisíveis. E, por mais confuso que isso pareça ser, não é. Garanto! A leitura, além de leve e gostosa, soa bem mais dinâmica, e você ainda pode avaliar de forma mais clara os modos e forma de agir do seu personagem favorito. Uma verdadeira inovação que muito me agradou, confesso.

Adorei ler Tentada, e não me arrependo de prosseguir com a série. É o estilo politicamente incorreto (?) bastante agradável de ser lido. Diferente, surreal e singular, sem mais.

5 Comentários

  1. Oi Fran *---------*

    Que legal gostei da sua ideia, estou muito interessada nos livros da série que portanto atrai por completa, ainda quero algum dia por lê-los.

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito ler esses livros, só porque sei que a P.C. Cast é muito boa. Adorei ler A Deusa do Mar e aposto que nenhum livro dela é ruim. Adorei as resenhas.

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  3. Fran,

    Conheço outras pessoas que, assim como você, apreciam e muito a série House of Night. Particularmente falando, sempre tive um preconceito muito grande em relação a ela pela quantidade de volumes que possui e pelos títulos todos parecidos. Depois, entretanto, que ouvi minha prima falar maravilhas da história de Zoey e seus 237876487 amantes, acho que poderia dar uma outra chance.

    Um beijo!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Muito legal vc postar assim, duas resenhas em um só post. Também pensei em fazer isso lá no blog, mas não consigo escrever resenhas curtas, ausha. Nunca gostei dessa série, desde que li um daqueles panfletos dele, onde tinha um trecho do livro. Na hora, não gostei da leitura, nem da escrita da autora. Não sei, não simpatizei. E nove livros? UAU. É muito livro pra uma série só! UHuahsuas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei as suas resenhas, achei muito legal a sua ideia de duas resenhas em um post só, e eu sou louca para ler essa série, e que eu sempre enrolo para começar a ler uma série, mas parece ser tão bom que assim que eu colocar a mão no livro eu começo a ler haha.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!