Todo dia é o dia das mães. Mas a data simbólica faz com que todos parem para refletir sobre o que é ser mãe, e a importância que o ato tem para o mundo; para a existência do ser humano. No entanto, não é apenas na vida real que as mamães se fazem presentes. Na literatura também existem várias mães importantes e inesquecíveis, com histórias de vidas diferentes, e com formas distintas de ser, agir e pensar. Foi pensando nisso que a quipe Universo decidiu compartilhar com você, caro leitor, nossa respectiva mamãe literária favorita. Não se trata de uma descrição minuciosa, mas de um comentário significativo, que caracteriza essas mamães tão especiais para nós. Por isso, apreciem!


Fran: Minha mamãe escolhida foi a Laila, de ''A Cidade do Sol''. Laila, a princípio, é uma garota de 14 anos que sempre fora educada pelo pai. Dona de uma independência única e de uma inteligência singular, a menina passa a fazer planos para o futuro, que não incluem marido, nem filhos. Mas Laila acaba se apaixona por Tariq, que foi impelido a deixar Cabul com sua família por conta do acirramento da guerra. Logo após sua partida, Laila descobre estar grávida, que após uma fatalidade, é a única a permanecer viva entre seus familiares. Deste modo, se você obrigada a casar com um velho sapateiro, a quem engana quando diz estar grávida dele. Posteriormente, a menina, que recebeu o nome de Aziza, acaba sendo desprezada pelo suposto pai por não ser um menino. [...] Eu sei que vocês estão extremamente enfadados da minha insistência incansável em sempre fazer questão de mencionar esse livro. Mas em termos de mamãe literária, a Laila foi a primeira que me veio à mente, porque, para uma jovem, ela se saiu muito bem como mãe, mesmo após tanto sofrimento; mesmo após ter seu futuro despedaçado pelos acasos da vida. E devo frisar que, embora ser mãe não estivesse em seus planos, Aziza foi um lindo presente! A enchia de esperança, mesmo nos momentos mais difíceis.

Roger: Minha mãe escolhida foi a Aibileen Clark, de "The Help". Quando sugeriram esse tema no e-mail, não demorou nem 3 minutos para ela vir direto a minha cabeça e se tornar minha primeira e única escolha. Sei que poderia falar de inúmeras mães literárias, mas se tem uma que me emocionou mesmo, essa foi a Aibileen. Mas por que falar da Aibileen? Basicamente, ela é uma babá/empregada doméstica que criou 17 bebês "brancos". A 18ª, Mae Mobley, a que a história segue no livro, é a mais especial dos bebês que Aibileen já cuidou. É pelo carinho por ela, e pela precoce morte do filho de 24 anos, que Aibileen se arrisca a contar as histórias de suas patroas brancas na história do livro. Digo que ela é uma mãe especial para mim porque acho que não é fácil para mães como Aibileen criar os filhos de terceiros, enquanto deixam seus próprios filhos em casa. Elas cuidam dessas outras crianças para sustentar as próprias. Fora que os capítulos finais são de arrancar seu coração fora. "The Help" foi, até agora, o único livro que conseguiu fazer uma lágrima escorrer do meu olho. Parece que tem alguém apertando sua garganta de tanta agonia e tristeza na parte em que Aibileen tem que se despedir da pequena Mae Mobley. E são por esses motivos que sempre vou considerar Aibileen uma das melhores mães da literatura universal.

Lua: Minha Super-Mãe é a Pegeen, do livro ''A Rosa do Inverno''. Pegeen é a tia-mãe do pequeno Jeremy, que ficou órfão ainda muito pequeno. O pai de Jeremy era Duque, mas abandonou seu cargo para fugir com a mãe do menino. Após sua morte, a criança passou a viver com a tia em um vilarejo praticamente abandonado. Quando o tio de Jer aparece oferecendo o cargo de Duque ao menino, Pegeen se vê entre a cruz e a espada. Mas, como toda boa mãe, escolhe o que é melhor para o filho, e aceita ir morar no castelo de Edward. Mal sabe ela que ali encontrará o verdadeiro amor de sua vida. Há várias revira-voltas no enredo, como a real razão de Pegeen criar Jeremy e protegê-lo de sua herança sanguínea. Creio que Pegeen representa boa parte das mulheres que se tornam mães de coração.

E você, tem uma mamãe literária favorita?


Nós, do Universo Literário, desejamos a todos um excelente dia das mães!
Até à próxima!

16 Comentários

  1. Ótima ideia do post! Fiquei com vontade ler The Help. Já vi o filme e adorei, mas o livro sempre é melhor. E Feliz Dia das Mães pras mães de vocês! :)

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe acompanha tudo comigo, foi a maior incentivadora do blog, e destes ela ia gostar de Rosa de inverno.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ah, que legal esse post! Eu ainda não li A Cidade do Sol, apesar da imensa vontade de saboreá-lo, e apenas assisti o filme Histórias Cruzadas, que é muito especial. O livro da Patricia Cabot eu cheguei a ler e adorei!! Todas essas mães são incríveis!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do post, muito bom! Dos livros citados só conheço Cidade do Sol e apesar de não me lembrar muito bem da história da personagem concordo com tudo o que disse. Espero poder conhecer as mães dos outros livros também rs'

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona !!!
    Não conhecia os livros flor, adorei conhecer.
    Aguardo sua visitinha no meu blog tá, adoro te ver por lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic
    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Muito legal o post.
    Conheço os dois primeiros livros mas nunca os li....
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adorei a ideia do post! *-*
    Ficou tudo tão organizado, legal e coerente. Conheço os três livros citados e já li "Cidade do Sol", que por sinal achei super trágico. Mas concordo com sua opinião.
    Espero muito ler os outros livros, porque são desejados por mim também.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa ideia, bem diferente, eu ainda não sei qual a mãe literária pra mim favorita rsrs tenho que pensar rsrs
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não li os outros dois, mas Histórias Cruzadas é sensacional! Emocionante, profundo, sério. Muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Quantos livros bons
    Desses eu só li A rosa do inverno, que é maravilhoso

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Opa...adorei essa postagem especial do dia das mães!^^ Sempre encontramos mães que mexem conosco e nos sentimos filhos também,né? Agora não lembro de nenhuma mãe literária, mas adorei as que vocês escolheram.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  12. Que ideia legal! Não consigo pensar profundamente agora, mas minha resposta rápida seria a Cat Stark, de As crônicas de gelo e fogo. Vou "roubar" o tema, tá? Mas ponho os créditos :)

    ResponderExcluir
  13. Eu não li "A Resposta", mas vi o filme e fiquei apaixonada pela história *-* Achei suuper emocionante.
    Rosa do Inverno é maravilhoso e gostei desse novo lado da Meg Cabot (que vira Patricia xDD)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. ótimas indicações para o dia das mães! Só faltou aquele A Filha da minha mãe e EU! rç

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei o seu post é bem diferente.
    Fiquei com mais vontade de ler 'A Rosa do Inverno'.

    www.marinahgattuso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Francielle!
    Gostei do tema... Fofo :3
    Enfim, não li nenhum desses livros, mas assisti ao filme de "Histórias Cruzadas" que é baseado no livro do meio aí, né?! Amei!! XD

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!