Título: Mentiras (Série Gone – Livro III)
Autor: Michael Grant
Edição: 1/2012
Editora: Galera Record
Páginas: 377
ISBN: 9788501086372
Nota: 4 de 5

SINÓPSE: No terceiro volume do best seller do NYT – sobre o estranho sumiço dos adultos mundo afora, deixando apenas adolescentes e crianças para desvendarem os mistérios –, sete meses se passaram, e coisas cada vez mais bizarras continuam a acontecer. Como se não bastasse, um boato muito estranho, para não dizer assustador, começa a se alastrar: a profetiza Orsay e Nerezza estão pregando que a morte os libertará. Com a vida em LGAR tornando-se cada vez mais desesperadora, ninguém sabe em quem confiar. E tudo começou em uma noite, com uma garota morta caminhando entre os vivos; com Zil e os Normais ateando fogo em Praia Perdida; e no meio das chamas e fumaça, Sam vê o garoto que mais teme – Drake. Mas Sam e Caine o derrotaram junto com a Escuridão (pelo menos é nisso que eles acreditavam). Mesmo naquele lugar sinistro, não é possível que os mortos voltem à vida. Ou é?

Comentários:

Mentiras dá continuidade à desordem de Praia Perdida. Mas, agora, além da falta de alimentos, das brigas, da temida Escuridão e das mutações desenvolvidas por alguns, há também a falta de gás e energia elétrica, provocando o caos em maiores proporções. O canibalismo também passa a ser uma opção quando o desespero e a fome se tornam insuportáveis. Daí, a morte, que passa a ser a solução para todo o sofrimento, segundo a personagem Orsay, também conhecida como profetiza.

Gone é atualmente uma das minhas séries em livros favorita. O universo distópico criado em torno de uma população constituída apenas por crianças, além do estilo de vida dos mesmos, mistérios, conflitos, dentre outros, muito me instigam. Não posso deixar de citar ainda a célebre escrita de Michael Grant. A forma como ele conduz os fatos é extremamente estimulante. Um prato cheio para os fãs do gênero, posso assegurar.

A obra permanece no estilo dos livros anteriores, onde somos informados no início de cada capítulo – que no geral não são muito extensos, todos narrados em terceira pessoa – a respeito de uma quantidade de horas e minutos, como um cronograma, marcando o tempo restante até a chegada dos acontecimentos finais. A descrição dos fatos continua magnífica! Grant tem um auto grau de verossimilhança, o que contribui muito para uma leitura agradável e imaginável.

A entrada de novos personagens, e o reaparecimento de outros, também marcam a sucessão de Fome, que oferta acontecimentos com uma menor agilidade da qual estamos acostumados, mas sem deixar a linha de segmento da trama se descentralizar. Devo destacar também que a loucura vivida pelos personagens, os preconceitos, e a falta de regras e liderança acabam criando muitas agitações e confusões por todo o LGAR, dando ao enredo muitas cenas incríveis.

Temos em pauta uma história fictícia, surreal, mas bem inteligente e pensante. Estar sob uma redoma em um cenário hostil sem auxílio algum é totalmente desesperador, e afeta o psicológico de qualquer um. Nos faz avaliar acerca do comportamento de meras crianças, que em muitas das situações precisam ser maduras o bastante para lidarem com situações que desafiam tudo que elas já imaginaram passar um dia. 

Acredito que toda série que se preze merece ter momentos mais leves, que aborde o psicológico, sem aquela necessidade de ações frenéticas a todo o momento. Mentiras é assim, uma continuação totalmente propícia ao título de origem, que tem relação direta com o resultado de todas as ocorrências e mistérios sucedidos até então. No mais, são muitos os fatos e muitos personagens distintos, mas em momento algum Grant se perde. Pelo contrário, a história torna-se cada vez mais consistente. 

Por isso, livro mais do que recomendado! Os fãs de Gone terão uma continuação com uma carga menor de ação, pelo menos a princípio, mas notação uma evolução intrigante. E para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conferir a trama, por favor, não esperem demais. A leitura vai te surpreender! 


''Atualmente todo mundo sabia o que acontecia. O tempo parecia congelar. E enquanto você pairava numa espécie de limbo, uma tentação chegava. A pessoa a quem você mais queria agradar. A pessoa com quem você mais queria se reunir. E ela ofereceria uma fuga. Imploraria para você atravessar até ela, para sair do LGAR.''
Págs. 152 e 153  


13 Comentários

  1. Oi nossa ja fazia tempo q eu nao via esse livro!
    Bjs, me segue por favor? Se ja segue ignora!
    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hum...esse livro parece ser bem interessante, hein? Gosto de histórias assim e quero muito ler a série, até dei uma pesquisada! Estou precisando de um livro bom para sair de uma ressaca literária daquelas! kkkkk
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. Tenho que ler o primeiro volume, mas pela postagem achei interessante.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bom?
    Ainda não conhecia essa série, mas fiquei bem curiosa!
    Parabéns pela resenha!
    Tem promoção lá no blog
    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ps: visitei o Sergipe esse ano e gostei muito, espero um dia voltar!

    ResponderExcluir
  5. Olha Fran, já tinha visto você marcar outros livros dessa série no Skoob mas nunca tinha pesquisado sobre Gone. Só que essa resenha me deixou empolgada. Vou procurar quando puder. :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Francielle,
    Essa série parece ser demais, ainda não tive a oportunidade de ler. Mas quero muito. Ótima resenha!


    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!
    Só conheço a série de nome mesmo.
    Gostei da sua resenha, mas ainda não sei se leria a série.
    Tem algo nela que não chama muito a minha atenção, mas quem sabe não dou uma chance. rs

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li essa série, mas pelo o que eu li na sua resenha, esse livro parece ser ótimo, Adorei demais ♥
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho realmente muito interesse em ler essa série, parece ser ótima!
    E concordo contigo, que toda série tem que ter o seu volume onde é mais leve e tals ...
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  10. Ei, não li a resenha porque pretendo ler a série - só não sei quando haha Comecei a ler Gone em ebook (ilegal, shame on me) muito tempo atrás, em umas férias entediantes quaisquer, mas não dei prosseguimento porque chegaram livros "físicos" e eu sinceramente sempre dou preferência a eles. Enfim, o mistério de Gone é muito instigante!

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler está série do Michael Grant, só é uma pena os livros dessa série serem tão caros.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hey
    Tinha lido algumas resenhas dessa série.
    Acredite não sabia que se tratava de uma distopia.

    Achei muito cara de filme, seria legal se fizessem

    bjs e uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Fran que interessante, ainda nao tive a oportunidade de ler essa serie, mas gostei demais da sua resenha e fiquei curiosa para ler, vou anotar e assim que puder comprar com certeza, ok!!!!

    Te espero de braços abertos lá no meu Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!