Título: Quando Você Voltar (Cortesia cedida pela Editora Arqueiro)
Autor: Kristin Hannah
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
ISBN: 9788580411584
Nota: 5 de 5

SINOPSE: Como tantos casais, Michael e Jolene não resistiram às pressões do dia a dia, e agora estão vendo seu relacionamento de doze anos simplesmente desmoronar. Alheio à vida familiar, Michael está sempre mergulhado no trabalho, não dá atenção às duas filhas e não faz a mínima questão de apoiar a carreira militar da esposa. Como era de se esperar, Jolene é convocada para a guerra. Ela sabe que tem um dever a cumprir, mesmo angustiada por se afastar de casa.
É deste modo que Jolene deixa para o marido a missão de cuidar das meninas, e segue em missão para o Iraque. No front, ela depara com a dura realidade, e precisa, mais do que nunca, recorrer à sua força e inteligência para se tornar uma heroína em meio ao caos. Em suas mensagens para casa, ela retrata um mundo cor-de-rosa, minimizando os horrores que vivencia com o objetivo de proteger todos do sofrimento. Mas toda guerra tem um preço, e ela acaba se vendo protagonista de uma tragédia. Agora, Michael precisa encarar seus medos mais profundos e travar uma batalha em nome da família. Essa experiência, com certeza, mudará para sempre a vida de todos, de uma forma que ninguém poderia prever


Comentários:

Kristin Hannah tem se tornado destaque no âmbito literário por suas obras dramáticas, chocantes e de conteúdo verossímil. Minha primeira experiência com a autora foi em Jardim de Inverno, publicado recentemente pela editora Novo Conceito. Desta vez, graças a Editora Arqueiro, eu tive a oportunidade de vivenciar mais uma excelente história, cuja a obra foi intitulada de Quando Você Voltar. Sem dúvidas, incrível!

Michael e Jolene são casados há doze anos. Desse amor nasceram Betsy – que tem vivido os conflitos da mocidade – e Lulu – uma pequenina meiga e cativante. Eles compõem uma família feliz, estruturada e em processo de desenvolvimento. Isso até o pai de Michael falecer e ele depositar todas as suas (poucas) energias no trabalho. Jolene, deste modo, passa a ser a única voz da família, tendo que lidar praticamente sozinha com a casa, com as meninas e com suas inquietações pessoais.

Quando pequena, Jolene sofreu muito com os pais, ficando órfã ainda muito jovem. Depois disso decidiu entrar para o exército com o intuito de buscar um novo rumo e sentido para a vida. Foi nessa nova empreitada que ela conheceu Tami, formando assim amizade que permaneceu mesmo após ambas terem construído vidas diferentes, levando o vínculo e o solidificando além dos laços profissionais. Mas elas acabaram sendo escaladas para a guerra, e o fato de terem que passar um ano longe de todos acabou abalando toda a estrutura que elas construíram para si. Além de terem que ficar longe daqueles que tanto amam, Jolene e Tami passaram a contar com a sorte para manter uma comunicação frequente com a família, e para voltarem sãs e salvas para casa.

Isso foi o estopim para o casamento de Michael e Jolene, que se despede do marido ouvindo dele um 'eu não te amo mais'. Como poderia deixar tudo para servir seu país diante de uma situação dessas? Mas o dever e a promessa de defender a nação são coisas que não podem ser ignoradas quando se está vivendo em meio a guerra. 

Kristin tem uma forma de narrar bastante característica; bem singular. Ela consegue descrever os fatos na medida certa, permitindo que o leitor seja capaz de visualizar em sua mente a cena em ação, exatamente como ela é. A história cria vida, como se você fosse o narrador observador. Possui ainda uma linguagem simples e fácil de ser lida, fluindo instantaneamente.  É composta por duas partes, com capítulos não muito extensos, e, no geral, com ótimos ganchos para as acontecimentos que se seguem.

A princípio fiquei com receio de a autora acabar se distanciando de uma das direções propostas, deixando o enredo com pontas soltas, mas Kristin conseguiu me surpreender mais uma vez. É por isso que Quando Você Voltar é um livro difícil de ser resenhado, pois são várias as dimensões, os conflitos, os fatos, as particularidades. Ela mescla os problemas conjugais de Michael e Jolene com as dificuldades interpessoais de ambos, além de unir nesta única história um caso aleatório em que ele (Michael é advogado) está defendendo no trabalho (mas que no fim acaba fazendo todo o sentido na trama); com a guerra que ela precisa enfrentar e com os medos providos disso; com os progressos e dificuldades de Betsy e Lulu em casa e/ou na escola, ainda mais agora sem a mãe por perto; com a perda do pai dele; com a cumplicidade dela com a melhor amiga; com erros, mágoas, conquistas e superação. E é disso que a obra se trata, do amor e de suas infinitas extensões. Sim, Kristin consegue falar sobre tudo isso da forma mais envolvente possível. É impressionante!

A autora mostra mais uma vez a face do ser humano diante de suas maiores fraquezas, apresentando de uma forma admirável, por vezes emocionante, o quanto somos capazes de evoluir, mesmo mediante ao erro. Ela nos faz ver – na pele desses queridos personagens – como a vida pode ser cruel, mas que com determinação nossos desejos poderão ser atingidos, de um jeito ou de outro. É um drama gostoso de ser lido, reflexivo mesmo nas ações mais simples, triste, carregado de saudade, e peculiar de uma forma encantadora. 

Quando Você Voltar é uma leitura digna de ser realizada. Se você gosta da temática e busca algo diferente, esta é uma ótima opção. Mas se você não possui afeição por esse tipo de história, não se preocupe, pois o livro pautado não é dotado de exageros. Este é um drama nada surreal, e vívido justamente para ser refletido. Trata-se de uma trama natural sobre amor, família, amigos, trabalho, socialização com o próximo, confiança, falhas, reconstrução do homem como tal e do lar em que vive... ou seja, tudo que compõe a nossa vida. Recomendo sem medo de errar!

Kristin Hannah possui outro livro publicado pela Editora Arqueiro, chamado O Caminho Para Casa. Quero poder ter a chance de lê-lo, ainda mais porque não é sempre que encontramos dramas tão particulares; tão bons (e depois desse mar de histórias nobres, claro, não deixarei essa leitura passar batida. Aproveito a oportunidade para indicar também a leitura de Jardim de Inverno (é maravilhoso!). E você, já se aventurou por algum enredo da Kristin?


''Honra. Dever. Lealdade. Eram mais do que apenas palavras para Jolene; eram parte dela. Sempre fora duas mulheres, uma mãe e uma militar, e esse destacamento a dilacerava, deixando um corte aberto, sangrento.''

Pág. 62 


13 Comentários

  1. Estou com o livro aqui, ainda não li, mas depois dessa resenha, meu interesse aumentou, e muito.

    Boa resenha :)

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, mas não é o tipo do livro que me deixa empolgada para correr na livraria mais próxima rsrs.

    Já estou seguindo seu blog(adorei o cabeçalho, que por algum motivo me lembro muito "O pequeno príncipe <3)

    Bjs ;*

    escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hum...esse livro parece ser tudo de bom! A Arqueiro agora dificilmente está enviando livros para os parceiros, pelo menos para euzinha, estão demorando muito para responder e nem respondem. Estou curiosa pela escrita da autora e dou minha palavra que lerei o livro da mesma lançado pela Novo Conceito porque pelo menos eles me enviam.

    P.s.: Desculpe a demora em responder, fiquei um pouco sem tempo para retribuir comentários, mas estou de volta.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  4. Só lendo a sinopse e resenha já fiquei arrepiada, parece uma história muito boa!!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!
    A Kristin é incrível, né?
    Já li sim "O Caminho Para Casa" e foi uma leitura maravilhosa! Acredito que você amará, assim como amou este.
    Ainda não li "Jardim de Inverno", mas estou louco para iniciar logo a leitura dele, principalmente agora, após sua recomendação.
    A leitura de "Quando Você Voltar" parece ser muito tocante. Acredito que seja uma característica da autora essa facilidade que tem de transmitir as emoções da história e das personagens para o leitor.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Ai Fran, quero muito ler Quando Você Voltar e fiquei com muita raiva quando não o ganhei no sorteio de cortesias do Skoob. (O que também aconteceu com Jardim de Inverno, por sinal.) E agora, lendo sua resenha, tenho certeza que é um livro que me fará chorar. Mas que com certeza irei gostar. Preciso dele! *-*

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler uma resenha sobre "Jardim de Inverno" no qual me deixou com um pé (ou os dois?) atrás. Chego aqui e me deparo com isso. Não conhecia a autora até então, mas aparentemente o que ela escreve trás uma reflexão por meio do enredo. Acho que daria uma chance pra conhecer-la =)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Só de ler a sua resenha, já me interessei pelo livro, gostei da história dele mesmo, qualquer dia quando tiver um tempinho vou compra-lo para ler ♥
    Beijinhos
    Facebook do blog
    QUER GANHAR UM LINDO COLAR? PARTICIPE DO SORTEIO CLICANDO AQUI
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse com certeza é um dos livros que quero ler ainda...

    chadecalmila.blogspot.com
    Fan Page > facebook.com/blogchadecalmila

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, parece ser uma história super envolvente, sem contar que o nome super chamou minha atenção.

    Beijinhos, Lari do http://www.bylarissamocellin.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  11. Hey
    Adorei a resenha!!
    O único problema é o meu humor para dramas hahaha
    Porque sempre acabo me irritando em alguma parte.

    Leio vários elogios à autora, fico feliz. Assim me deixa mais curiosa.

    Achei, pela resenha, o marido meio babaca.. apenas. :x

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. ameeei a resenha!
    deve ser lindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran! Eu virei fã da autora depois de ler O caminho para casa e Jardim de Inverno, ambos são livros com histórias realistas e tocantes. estou com boas expectativas em relação a este e acho que não irei me decepcionar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!