Páginas

21 de fevereiro de 2014

Afinal, por que lemos blogs literários?

Nós e o Relicário propomos anteriormente uma pesquisa que trás como análise as principais motivações que levam leitores brasileiros ao consumo de blogs literários. As questões que nortearam essa pesquisa se voltaram principalmente à compreensão dos critérios de decisão do receptor, e as satisfações gratificadas.

Blogosfera literária como uma importante ferramenta de comunicação.

No processo de codificação, os dados (colhidos a partir de um questionário virtual repassado aos que se dispuseram a participar deste diagnóstico) foram examinados e rotulados em categorias com base nas informações interpretadas. Vale salientar que dos 20 entrevistados, 3 estão cursando o ensino médio, 12 estão no ensino superior e 3 já são graduados. No total, 15 possuem blogs literários.

Com a análise, apurou-se que a maioria dos leitores busca a opinião dos blogueiros sobre livros que sejam do seu interesse, motivo a que intitulamos de aprendizagem e aconselhamento. Este é realizado por meio de resenhas ou textos críticos, que sinalizam se o livro pautado merece ou não ser lido, e o porquê. A partir daí surge outro motivo notório, rotulado como integração opinativa, em que os leitores procuram trocar ideias, opiniões e conceitos sobre o que está sendo tratado. Isso geralmente é feio por meio de comentários dentro das próprias publicações, e o receptor é livre para falar o que achar que deve. 

Outro fator predominante é a busca por informações literárias, como lançamentos, indicações, curiosidades sobre gêneros e autores, e eventos ocasionais. A este, demos o nome de vigilância de conteúdo. Já os caçadores de recompensas se referem àqueles que estão sempre buscando participar de promoções para satisfazerem seus desejos de obtenção de um determinado livro, e esta é uma motivação que, embora apareça nos questionários de forma tímida, não poderia deixar de ser observada.

Temos ainda a valorização de imagem, ao qual centra na ideia de que blogs de excelente aparência merecem ser lidos. Nessa categoria levou-se em consideração o fato de que muitos dos leitores buscam personalidade e um caráter próprio, tanto em termos visuais como de conteúdo. E, por último, se comparada com as motivações já assinaladas, passatempo e fuga do tédio mostraram ser as menores em evidência, pois são poucos os que se aparentaram motivados a ler esses blogs apenas por estarem enfadados de suas demais atividades.

Após a exposição dos meios, as gratificações obtidas resultam em duas principais determinantes: se os conteúdos dos blogs literários orientam a decisão de leitura do receptor, ou se o mesmo consome ou adquire livros após a exposição dos meios. As respostas mostraram que a maioria dos entrevistados refletem acerca do conteúdo, que, graças ao seu teor, é considerado relevante o bastante a ponto de provocar, na maioria das vezes, o consumo frequente das obras. Mas há também quem alegue não consumir com afinco, mesmo após a exposição. Para estes, as gratificações dizem respeito apenas para o consumo de informações.

Concluímos, portanto, que esses blogs são cada vez mais visados por leitores assíduos, porque, além de servir como divulgadores de produtos literários – já que a leitura também está relacionada ao consumo –, contribui com o hábito da leitura através de um diálogo constante em torno de livros que vão dos famosos clássicos aos lançamentos modernos. Em outras palavras, a manutenção desse espaço online é feita por fãs e acessada pelo público-alvo de boa parte do que se é oferecido.
_

Saliento que o nosso artigo original – desenvolvido através de um trabalho acadêmico para o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe – está melhor detalhado, e que por isso é enorme. Por questões de espaço tentamos resumir ao máximo as informações para repassarmos o essencial a vocês, mas será um prazer esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. Gostaríamos ainda de agradecer a todos que participaram da nossa pesquisa. Sem vocês isso não seria possível. Até mais!



9 comentários:

  1. Olá, Fran! Gostei do artigo e fiquei feliz em participar da pesquisa. Sucesso para seu blog e para o Relicário!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informações obtidas com a pesquisa. Posteriormente tenho interesse em ler o artigo completo :) Muito bom trabalho, parabéns! De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  3. Aplausos. Aplausos e mais aplausos!
    Que delícia ler esse texto, Mrs. Couto! Que conteúdo interessante você trouxe à tona - os motivos por detrás da blogosfera, resumiremos assim. ^^ Muito, muito, muito bom, Francielle. E, na verdade, tudo eu já, de certa forma, sabia. Haha Quando estamos na Blogosfera por algum tempo, percebemos as nuances e os motivos das pessoas de visitarem os Blogs - na verdade, você acaba vendo muito de tudo quando coloca um espelho e analisa os seus principais motivos. Adoro esse teor técnico no seu Blog, adorei essa informação, essa pesquisa. Muito bom, muito bom mesmo. Seu Blog é realmente uma referência em qualidade!
    Beijão, moça!


    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, para nós, blogueiros, esses motivos de fato acabam ser evidentes. A ideia do artigo é mostrar às pessoas que não vivem essa realidade o porquê dos blogs serem tão populares; os motivos que levam as pessoas ao consumo deste meio; e o que se é gratificado. ;)

      Obrigada pelos elogios!
      Um abraço!

      Excluir
  4. Fran, ótimo ver o resultado da pesquisa e fico feliz por ter participado. Consigo ver onde me encaixo. [rs] Ficou um belo artigo.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fran adorei ajudar e fico mega feliz em ler sobre o resultado. De uma forma geral é o que eu imaginava mesmo!!! Parabéns pelo trabalho e que venham outros!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei a pesquisa ótima, ainda mais que as vezes a gente se questiona se estão visitando o nosso blog pelas promoções ou pelo contudo. Vejo que tem dos dois e mais. Adorei saber que a maioria busca mesmo é conteúdo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  7. Uhuu! Os blogs de fato passaram a ser uma grande vitrine (tanto pra quem escreve, editoras, autores...). Parabéns pela proposta e pela pesquisa. Agradeço e fico feliz por ter participado :)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!