Páginas

21 de agosto de 2016

Canais literários que descobri por acaso

Tenho cultivado o hábito de ficar navegando pelo o youtube à procura de novos canais literários para acompanhar. E não há grandes dificuldades nisso, já que a plataforma está repleta de booktubers de todos os cantos do Brasil. E esse número parece que só continuará crescendo. Enfim...

Por outro lado, no meio disso tudo é bem fácil encontrar canais que trazem o mesmo do mesmo. Ou que, por algum motivo, não soa atrativo ou instigante a ponto de conquistar certos leitores. Talvez, isso se aplique mais a quem assiste vídeos sobre livros com bastante frequência, já que, por conta disso, a pessoa acaba se tornando mais exigente, sempre esperando algo mais.

Felizmente existem canais diferentões, que nos agregam conhecimento e que nos deixam sempre ansiosos por mais e mais conteúdo. E a sensação é ainda melhor quando os descobrimos por acaso. Portanto, é isso que eu vim mostrar a você: os canais literários que descobri por acaso, e que, consequentemente, estou adorando acompanhar. Vale a pena conhecer!


Ler antes de morrer, por Isabella Lubrano
Conheci o canal da Isa através do programa "Como Será", da Rede Globo. Eu não costumo assisti-lo, até que um belo dia acabei vendo um comercial onde a chamada do próximo programa prometia exibir uma reportagem acerca de pessoas que comandam canais sobre literatura no youtube. O Ler antes de morrer apareceu em grande destaque, especialmente porque ele é levado de forma profissional. Depois disso tratei de conhecê-lo melhor, e, desde então, sempre estou acompanhando as novidades. O diferencial da Isa é trazer os clássicos com frequência, de modo leve, descontraído e interativo, e instigante.


Livros & post it, por Adriana Zampolli
O canal da Adriana eu descobri através de uma pesquisa, onde eu buscava por desafios de leitura. Como ela faz muitos projetos (bem legais, diga-se de passagem), eu acabei chegando até os vídeos do Livros & post it. O que mais me agrada nesse canal, além dos projetos, é a forma como a Adriana conduz suas resenhas. Acho ela tão verdadeira, tão leve, tão ela, que a impressão é que estamos conversando de verdade. Sem contar na sensação que ela passa, de ter prestado atenção em cada detalhe das obras lidas, fazendo considerações sempre muito pertinentes. Gosto muito! É uma pena que ela esteja gravando menos agora.


Livro & café, por Francine Ramos
Muita gente conhece o Livro & café por conta do blog. Eu não o conhecia... aliás, atualmente eu só acompanho o canal mesmo. E gosto bastante! A maturidade da Fran resulta em conteúdo com livros diferenciados e interessantes, saindo do mesmo de sempre. E ela é ótima conduzindo uma resenha, sempre com comentários interessantes e mostrando um ponto de vista bem preciso. Se você gosta de clássicos e/ou de Virgínia Wolf, essa é uma ótima pedida.


Tem que ler, por Karoline Rodrigues
Conheci o canal bem por acaso, ainda quando ele dava seus primeiros passos. Só que, originalmente, o Tem que ler já existia bem antes disso. Ele era uma coluna do extinto blog Harlan Coben Brasil, cuja ideia era ler e resenhar um clássico por semana. Agora, o canal se tornou o projeto literário de três meninas que, juntas, comandam um blog e algumas redes sociais com a mesma marca/nome. Só que quem está a frente do canal é apenas a Karol, que traz em suas resenhas questões a parte através de uma narrativa bem produzida. Ela mostra que por trás de seus vídeos existe uma produção de verdade. Muito bom!

~*~

Então, é isso. Eu acompanho outros canais, claro. Canais ótimos que não entraram nessa lista porque não estão enquadrados no quesito 'conheci por acaso'. Mas caso você queria saber mais, é só pedir que eu preparo outro post com temática semelhante, ok? Agora quero saber quem você conheceu por acaso e não consegue mais viver sem. Haha!

Abraços!

Um comentário:

  1. Confesso que não tenho hábito de ficar vendo vídeos no YouTube, Fran. Acho que me habituei tanto aquela ideia de que o site existe pra ver trailers, clipes e afins que dificilmente procuro outro tipo de conteúdo por lá. Mas é questão de hábito, e hábitos podem ser mudados, certo? Gostei das propostas desses canais que você indicou, vou tentar ver quando tiver um tempinho. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!