Parte da blogosfera literária já deve ter informado sobre a novidade que é a Coleção BANG!, mas como parceira e boa anfitriã, eu não poderia deixar de comentar sobre (coisa que inclusive eu já deveria ter feito).

Os parceiros da Sextante/Arqueiro receberam este mês o exemplar de nº 0 da Revista BANG!, que surgiu através de uma parceria entre a editora e a Saída de Emergência, responsável por publicações independentes em Portugal. O conteúdo do periódico (totalmente exclusivo) centra nas novidades do universo da literatura fantástica, e trará ainda as notícias sobre o que está por emergir no mercado editorial pela SDE. O mais legal disso tudo é que a revista será distribuída gratuitamente por uma grande rede de livrarias do Brasil. É certeza que os amantes de fantasia irão amar!

Pra quem ainda não sabe, a revista tem outras edições publicadas em Portugal.

Coleção BANG!


A revista tem um planejamento visual incrível, e trás matérias, reportagens, recomendações e curiosidades variadas sobre o universo fantástico. Vale ressaltar que a cada edição trará um foco, dando segmento a assuntos relacionados, mas todos dentro do gênero pautado. Abaixo você poderá visualizar algumas das novidades da BANG! que eu separei, cujo conteúdo achei relevante... além de ser uma forma de instigá-los.
Entrevista a George R. R. Martin, o autor de Literatura Fantástica mais badalado do momento.

Locke & Key: A obra-prima de Joe Hill.

O fantástico no Brasil: As origens.


A BANG! nº 0, que tem a logomarca ''a sua revista de fantasia, fc e horror'', foca ainda na divulgação da primeira publicação da Editora Saída de Emergência Brasil, que trará para o mercado editorial o livro Mago Aprendiz, escrito pelo norte-americano Raymond E. Feist. Este faz parte da Quadrilogia do Mago, onde seremos apresentados a uma vila tranquila chamada Crydee, localizada na fronteira do Reino das Ilhas. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso Mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.

Cartinha de apresentação + primeiro capítulo do livro Mago Aprendiz.

Apresentação do universo criado por Raymond E. Feist em uma matéria completa.

geografia de Midkemia, o mundo do Mago Aprendiz.

A previsão de lançamento do livro está para outubro, e as próximas continuações já possuem seus títulos definidos. E serão eles: Mago Mestre, Mago Espinho de Prata e Mago As Trevas de Sethanon.

Gostou? Ficou curioso? Então acesse o links abaixo e fique por dentro da nova saga fantástica que promete unir uma forte legião de fãs. Saiba mais também sobre a revista BANG!, que terá uma periodicidade quadrimestal. Garanto que os amantes do gênero irão adorar esse almanaque recheado de novidades e informações.

PAGE: A Editora do Facebook
BAIXE A REVISTA BANG! EM FORMATO PDF

Estamos no fim de setembro, e com ele o meu recesso acadêmico (quem estuda em federal sabe como é o sofrimento de não ter o calendário anual caminhando de forma correta). Isso me fez querer acertar melhor a frequência das postagens; definir a periodicidade de algumas colunas; colocar minha leitura em dia; enfim, dar um upgrade no blog. Algumas ideias já borbulham em minha mente, mas nada como a participação do leitores nesse processo para clarear minha mente.

Visando uma melhora no conteúdo do blog (e buscando motivações mediante alguns desafios enquanto blogueira literária), é que resolvi abrir uma caixinha de sugestão para os meus leitores, no estilo de um formulário. Por duas semanas você poderá opinar livremente sobre o que gostariam de ver aqui no Universo Literário. Pode ser sugestão de texto, de coluna, de coisas diferentes que vocês gostariam de ver por aqui, de uma melhora no conteúdo... pode ser pedido de postagens específicas, e de leitura também. Ou seja, de qualquer coisa que você acha viável ser postado que tenha relação com a temática do blog.

Sugira novas ideias para o blog clicando AQUI.

Não é obrigatória a assinatura do comentarista na hora de responder o formulário, assim como também não é obrigatório responder todas as perguntas, portanto, fique a vontade para sugerir o que você quiser e quantas vezes quiser. Prometo ler tudo com carinho e avaliar os pedidos dentro das minhas possibilidades.

Conto com a participação e a ajuda de todos. Meus agradecimentos aos leitores assíduos e aos que estão chegando e colaborando com a popularidade do Universo.
Um abraço!

Confira as novidades que a Arqueiro trouxe para nós este mês.


Dançando Sobre Cacos de Vidro, por Ka Hancock

Lucy Houston e Mickey Chandler não deveriam se apaixonar. Os dois sofrem de doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer de mama muito agressivo e Mickey, um grave transtorno bipolar. No entanto, quando seus caminhos se cruzam, é impossível negar a atração entre eles.
Contrariando toda a lógica que indicava que sua história não teria futuro, eles se casam e firmam – por escrito – um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Mickey promete tomar os remédios. Lucy promete não culpá-lo pelas coisas que ele não pode controlar. Mickey será sempre honesto. Lucy será paciente.
Como em qualquer relação, eles têm dias bons e dias ruins – alguns terríveis. Depois que Lucy quase perde uma batalha contra o câncer, eles criam mais uma regra: nunca terão filhos, para não passar adiante sua herança genética. Porém, em seu 11° aniversário de casamento, durante uma consulta de rotina, Lucy é surpreendida com uma notícia extraordinária, quase um milagre, que vai mudar tudo o que ela e Mickey haviam planejado. De uma hora para outra todas as regras são jogadas pela janela e eles terão que redescobrir o verdadeiro significado do amor.
Dançando sobre cacos de vidro é a história de um amor inspirador que supera todos os obstáculos para se tornar possível.


Livrai-nos do Mal, por David Baldacci

A vida de Shaw se resumia a seu trabalho como agente secreto, até que ele se apaixonou por Anna. Porém, seus planos de casamento são arruinados quando ela morre em um atentado. Ainda de luto, ele aceita uma missão para driblar a dor da perda.
Aparentemente, o novo inimigo de Shaw é apenas um magnata bem-sucedido. Mas, por trás de seu império, Evan Waller esconde uma operação de tráfico de mulheres. Buscando aumentar sua fortuna, ele começa a investir em um negócio que pode matar milhões de pessoas. Para impedi-lo de disseminar o terror, Shaw é mandado à região da Provence, onde o empresário passará as férias.
É ali que seu caminho se cruza com o de Reggie Campion, uma jovem sedutora que está a serviço de um grupo de justiceiros. Treinada para matar, ela quer livrar o mundo de mais um genocida. Seu alvo é Fedir Kuchin, um ucraniano que fugiu para o Canadá e começou uma nova vida sob o nome de Evan Waller.
Sem saber que caçam a mesma pessoa, Shaw e Reggie tentam descobrir a identidade um do outro e travam uma batalha de charme e astúcia que os levará a uma atração indesejada. Lutando para não cair em tentação, os dois se veem diante de um adversário ardiloso, que não será vencido com facilidade. Neste segundo livro da série de Shaw, David Baldacci constrói uma trama bem elaborada que revela o mal à espreita dentro de cada pessoa.


Anjo Caído, por Daniel Silva

Após quase ser morto em sua última missão, o ex-agente israelense Gabriel Allon não quer mais pensar no serviço de inteligência. Dedicando-se a seu trabalho como restaurador de arte, ele se refugia no Vaticano para dar nova vida a uma das maiores obras-primas de Caravaggio. Certa manhã, ele é chamado à Basílica de São Pedro pelo monsenhor Luigi Donati, o poderoso secretário pessoal do papa Paulo VII. Sob o magnífico domo de Michelangelo, jaz o corpo de uma linda mulher. A polícia suspeita de suicídio, mas Donati não acredita nessa hipótese e pede a Gabriel que investigue discretamente o caso. Ele só recomenda que Allon fique atento à regra número um do Vaticano: ''Não faça perguntas demais.''
Gabriel logo fica sabendo que a mulher descobriu segredos perigosos que ameaçam uma organização global envolvida com o comércio ilegal de antiguidades. Sem saber aonde sua caçada o levará, ele precisa impedir um atentado devastador que mergulharia o mundo em um conflito apocalíptico.
Uma inebriante mescla de arte, intriga e história, Anjo caído conduz o leitor por câmaras obscuras do Vaticano, pistas de esqui glamourosas de St. Moritz e avenidas graciosas de Berlim e Viena, até alcançar o inesperado clímax nos subterrâneos do território mais sagrado e disputado do mundo.


Lições do Desejo, Madeline Hunter

Atraente, sutil e tentador, lorde Elliot Rothwell é um homem acostumado a fazer sucesso entre as mulheres e a conseguir tudo o que deseja delas.
Mas isso não se aplica a Phaedra Blair. A brilhante e exótica editora não parece disposta a ceder a seu pedido e cancelar a publicação das memórias de um membro do Parlamento que podem manchar o nome da nobre família Rothwell.
A pedido de seu irmão mais velho, o marquês de Easterbrook, Elliot vai a Nápoles para negociar com Phaedra. Historiador de renome e autor de livros respeitados, tudo indica que ele seja a pessoa ideal para a tarefa. Porém, em vez de encontrar a bela mulher descansando à beira do mar Tirreno, Elliot descobre que ela está presa por causa de uma acusação injusta. Graças ao prestígio da família, o nobre consegue libertá-la, mas também se torna responsável por ela até voltarem à Inglaterra.
Percorrendo juntos uma das regiões mais belas e românticas da Europa, eles vão descobrir que discordam de quase tudo o que o outro pensa ou faz – exceto o que fazem juntos na cama. E, nessa aula de prazer, será cada vez mais difícil saber qual dos dois tem mais a ensinar.


O Visconde Que Me Amava, por Julia Quinn

A temporada de bailes e festas de 1814 acaba de começar em Londres. Como de costume, as mães ambiciosas já estão ávidas por encontrar um marido adequado para suas filhas. Ao que tudo indica, o solteiro mais cobiçado do ano será Anthony Bridgerton, um visconde charmoso, elegante e muito rico que, contrariando as probabilidades, resolve dar um basta na rotina de libertino e arranjar uma noiva. Logo ele decide que Edwina Sheffield, a debutante mais linda da estação, é a candidata ideal. Mas, para levá-la ao altar, primeiro terá que convencer Kate, a irmã mais velha da jovem, de que merece se casar com ela. Não será uma tarefa fácil, porque Kate não acredita que ex-libertinos possam se transformar em bons maridos e não deixará Edwina cair nas garras dele.
Enquanto faz de tudo para afastá-lo da irmã, Kate descobre que o visconde devasso é também um homem honesto e gentil. Ao mesmo tempo, Anthony começa a sonhar com ela, apesar de achá-la a criatura mais intrometida e irritante que já pisou nos salões de Londres. Aos poucos, os dois percebem que essa centelha de desejo pode ser mais do que uma simples atração.
Considerada a Jane Austen contemporânea, Julia Quinn mantém, neste segundo livro da série Os Bridgertons, o senso de humor e a capacidade de despertar emoções que lhe permitem construir personagens carismáticos e histórias inesquecíveis.


Escola: O Rebelde Está de Volta!, por James Patterson

PARABÉNS! Parece que você sobreviveu ao sexto ano! (Sei que foi difícil.) Mas adivinhe só! Um novo ano está se aproximando. Fique tranquilo – eu lhe dou cobertura. 1º passo: Leia a minha história. 2º passo: Não faça o que eu fiz. Bem-vindo ao segundo pior ano da minha vida!

Título: Fahrenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Edição:  1
Editora: Globo
Páginas: 256
ISBN: 9788525046444
Nota: 4 de 5

SINOPSE: A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. O livro conta a história de Guy Montag, que no início tem prazer com sua profissão de bombeiro, cuja função nessa sociedade imune a incêndios é queimar livros e tudo que diga respeito à leitura. Quando Montag conhece Clarisse McClellan, uma menina de dezesseis anos que reflete sobre o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo, ele percebe o quanto tem sido infeliz no seu relacionamento com a esposa, Mildred. Ele passa a se sentir incomodado com sua profissão e descontente com a autoridade e com os cidadãos. A partir daí, o protagonista tenta mudar a sociedade e encontrar sua felicidade.

Comentários:

Reflexivo e denso definem a genialidade da obra pautada. Uma distopia que ascende pensamentos assustadores na atual comunidade de leitores assíduos. Essa é a proposta de Ray Bradbury quando apresenta em Fahrenheit 451 uma sociedade onde a leitura é considerada pecaminosa e inaceitável.

Para o governo, provavelmente, ler era o mesmo que ter autonomia para contestar a gerência daqueles que os lideravam. Ter esse poder não era viável para os poderosos, portanto, a leitura, dentre todos os seus tipos e gêneros, era proibida, e o povo concordava e abarcava essa ideia (inevitavelmente. Ou não). Mildred, a esposa do protagonista Guy Montag, é o exemplo mais notório nesse sentido. Na trama ela passa grande parte do dia fixada nos programas televisivos (cujos personagens ela chama de ''parentes''). Inclusive, nessa sociedade há toda uma evolução tecnológica, pois até a TV tem o poder de interação com os telespectadores. Era persuasivo, alienador e deixava – nitidamente – insano o pensamento de qualquer.

Já Montag é um bombeiro dedicado. Seu trabalho é combater a leitura por meio da queima de livros, onde em sua maioria eram descobertos através de denúncias anônimas. Mas sua vida é  transformada após uma conversa com sua vizinha, Clarisse, que o confronta com várias perguntas e fantasias que ele jamais havia refletido antes. A jovem o faz cogitar sobre questões que envolvem a vida e o sentido da mesma, ainda que sem querer, e isso o deixa intrigado.

Já pensou um mundo onde todo e qualquer livro é proibido? Ou talvez um lugar onde a indústria televisiva visa a apresentação de uma sociedade feliz e sem preocupação ou problemas? Incômodo pensar nisso, não? Tornou-se uma enfermidade até para Montag, que ficou a beira da loucura ao ter suas ideologias postas à prova por ele mesmo; ao pensar que alguma coisa não estava certa em meio às regras ditadas, fazendo com que ele se rebele contra essas normas.

Montag, a partir de certo momento da história, passe a esconder livros em sua própria casa (justo ele que ajuda a condenar a leitura). A curiosidade para saber por que havia pessoas que se arriscavam tanto por causa do conhecimento, o fez passar por uma série acontecimentos que nos faz refletir sobre a nossa sociedade, sobre o futuro, e sobre o que é certo ou errado.

Bradbury trás de forma interessante uma sociedade massificada e totalmente alienada pela publicação de anúncios comerciais para o consumo sem a menor cogitação. Logo, a TV era ali o principal meio de comunicação e conhecimento, gerando um retrocesso na memória e linguagem das pessoas, a exemplo de Mildred. Deste modo, o livro é analítico, mas peca pelo fato de que, apesar de ter várias ideias incríveis, nem todas acabam sendo desenvolvidas com maior amplitude. Senti falta de uma maior abrangência em alguns acontecimentos. É tudo muito bom, mas tenho certeza que algumas coisas poderiam ser melhores exploradas, já que a proposta suscita muitas questões pensantes.

No geral, a obra é dividida em três etapas, e possui um texto de linguagem clara, futurista e instigante aos olhos de qualquer leitor. São bons os ganchos para os fatos que se seguem, apesar da história ser corrida graças a sua breve capitulação. O desfecho é tão satisfatório que chega a ser incrível. Maravilhoso pela particularidade empregada, de modo que nos faz crer que nem tudo está perdido (em nossa sociedade, sim). A dedicação de alguns e a esperança por um mundo onde a leitura é imprescindível nos põe em prova sobre nossas ações e sobre como alguns tratam o ato de ler.

Recomendo a trama sem medo de errar, e para qualquer tipo de ledor. Essa é uma distopia que todos deveriam ler, e não por conta do gênero, mas por sua singularidade e elementos que fazem parte de nós enquanto consumidores e, principalmente, leitores.


 Você precisa entender que nossa civilização é tão vasta que não podemos permitir que nossas minorias sejam transtornadas e agitadas. Pergunte a si mesmo: o que queremos neste país, acima de tudo? Não foi o que você ouviu durante toda a vida? Eu quero ser feliz, é o que diz todo mundo. Bem, elas não são? Não cuidamos para que sempre estejam em movimento, sempre se divertindo? É para isso que vivemos, não acha? Para o prazer, a excitação? E você tem que admitir que nossa cultura fornece as duas coisas em profusão.


Pág. 90