Na segunda edição do Retrospectiva Literária 2013, eu trouxe algumas desilusões literárias que tive este ano. Saliento que não foram, necessariamente, decepções... a temática da postagem de hoje foca em leituras que realizei esperando um segmento narrativo que na verdade não existia. Vamos lá?
A Metamorfose (Franz Kafka): Tem resenha do livo no blog! Um clássico enfadonho, corrido, sem muita criatividade, e que, por fim, não me agradou em nada. Apesar de curto, achei-o cansativo e um pouco complicado, também. Talvez por isso eu não descarte a ideia de não ter entendido o que autor quis dizer. Se sua intenção era mostrar que quando uma pessoa muda sua forma (posso associar isso ao estilo de vida que as pessoas adotam), especialmente a física, ela perde o respeito, essa leitura não foi uma total perda de tempo. Me entristece saber que é um clássico renomado e querido por muitos, quando eu não consegui refletir e enxergar a trama com os mesmos olhos. Mas... é a vida! Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.
_
A Metamorfose (Franz Kafka): Tem resenha do livo no blog! Um clássico enfadonho, corrido, sem muita criatividade, e que, por fim, não me agradou em nada. Apesar de curto, achei-o cansativo e um pouco complicado, também. Talvez por isso eu não descarte a ideia de não ter entendido o que autor quis dizer. Se sua intenção era mostrar que quando uma pessoa muda sua forma (posso associar isso ao estilo de vida que as pessoas adotam), especialmente a física, ela perde o respeito, essa leitura não foi uma total perda de tempo. Me entristece saber que é um clássico renomado e querido por muitos, quando eu não consegui refletir e enxergar a trama com os mesmos olhos. Mas... é a vida! Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.
Como Salvar Um Vampiro Apaixonado (Beth Fantaskey): Tem resenha do livro no blog! Minha maior decepção do ano, devo dizer. Encontrei na continuação da trama vampiresca criada por Fantaskey uma história rasa e sem emoção. Desconheci a maioria dos personagens que tinham sidos apresentados no primeiro livro, e isso, para mim, foi o mais triste. Senti falta também da inteligência e do humor que detectei na narrativa anterior. Os capítulos são curtos demais, sem emoção, e a leitura acabou não fluindo. Uma pena, pois essa era uma das continuações de séries literárias mais aguardadas pelos fãs. Em resumo, não gostei porque um romance vampiresco que tem como foco a descoberta de um crime não deveria ser tão parado assim. Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.
Halo (Alexandra Adornetto): Tem resenha do livro do blog! Li Halo através de um book-tour, em um momento em que eu não estava mais na vibe de romances dentro do universo fantástico, mas mesmo assim encarei a leitura com a mente aberta, esperando um passatempo através de uma uma nova experiência literária. Todavia, como previsto, eu me desiludi. O livro é bom, com uma ideia super bacana, mas que se perdeu nos clihês. Senti que a trama faltou ser melhor explorada. Algumas coisas (desnecessárias) poderiam muito bem dar lugar a cenas mais instigantes e sérias, inclusive. Vi muitas cenas sem dinamismo passarem despercebidas, e para mim não vingou. Mas quem sabe a continuação não dá uma alavancada na história? Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.
Argo (Antonio Mendez): Não foi uma decepção, mas eu esperava bem mais. A história é incrível, ainda mais porque ela de fato aconteceu, e eu adoro narrativas que envolvam espionagem, CIA e afins. Acho que o problema é que eu aguardava por um enredo repleto de ação e diálogos, mas não foi isso que eu encontrei. A descrição minuciosa do autor o tempo todo deixou o livro meio monótono, e isso deixou minha leitura um pouco arrastada. Eu gostei bastante (aprecio muito a genialidade e a forma como essa operação foi conduzida), mas confesso que algumas partes foram enfadonhas e desnecessárias. Ainda bem que o filme, para a minha surpresa, é incrível! Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.
Gênesis (Bernard Beckett): Um livro que trás como foco a reflexão filosófica de uma Terra arrasada pela Peste, cujos sobreviventes vivem em absoluto isolamento. Fiquei maluca com essa proposta, mas me desiludi pela falta de ações no livro. Ela é ambientada unicamente em uma prova que tem a duração de quatro horas, realizada por Anaximandra, uma jovem de 14 anos que estudou a fundo dados históricos do seu povo. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. E assim a trama se desenrola... a prova é realizada como uma arguição, com pequenas pausas a cada ciclo concluído. É uma obra inteligente, e conduzida de uma forma ímpar. Mas minha leitura se arrastou. Apesar de questionador e interessante, não aflorou minha mente (o que não significa que seja ruim, hein!). Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.
Já leu algum dos livros citados? Então deixe sua opinião! Ou, então,
compartilhe suas desilusões literárias de 2013!
compartilhe suas desilusões literárias de 2013!
Até mais!





















