E aí, galera?

Meu nome é Rogério Gerson e é uma oportunidade gratificante estar aqui, podendo fazer parte de um dos blogs mais brilhantes da atualidade em relação à livros. Como a Francielle explicou na publicação anterior, essa coluna irá discursar sobre possíveis filmes que deveriam virar livros. Porque livros que são adaptados para o cinema é muito 1896. E é com grande orgulho e felicidade que venho a lhes comunicar que a partir de hoje será eu quem comandará esta coluna. Um agradecimento eterno à Francielle e Isabella por me permitir fazer parte de uma equipe fantástica. Enfim, vamos à ação?


O Adaptações Literárias 
consiste em apresentar, discutir e argumentar sobre filmes que deveriam ganhar vida nas páginas físicas dos livros. Coluna ofertada uma vez por mês pelo Roger.


Filme: Melancolia (Melancholia)
Direção e Roteiro: Lars Von Trier
Estrelando: Kirsten Dunst como Justine;
Charlotte Gainsbourg como Claire;
Kiefer Sutherland como John.
 

Começo confessando que ''Melancolia'' foi o primeiro trabalho de Lars Von Trier que eu vi. Já ouvi falar de ''Anticristo'' e de alguns de seus filmes mais antigos, dos efeitos e técnicas que o diretor usa (e são sua marca registrada) e de certas polêmicas em que o mesmo foi envolvido. Nesse filme, entretanto, nos é contada a história de duas irmãs – Justine e Claire - e a relação das mesmas entre si enquanto um planeta, chamado Melancolia, se aproxima da Terra, elevando altas suspeitas de colisão e, logo, destruição de nossa espécie. Enquanto a noiva, e depressiva, Justine aceita o fim do mundo, a já mãe Claire luta com esperanças de que ''A Dança da Morte'' entre os planetas não aconteça. Dividido em duas partes (nomeadas com os nomes das irmãs) e com uma introdução majestosa, ''Melancolia'' não é o tipo de filme que vai agradar a grande maioria, mas quem curte esse tipo de enredo irá simplesmente cair de amores por ele.

O que mais me chama a atenção nesse filme, e o porquê de eu estar aqui comentando sobre o mesmo, é que ele é simplesmente de uma originalidade genial. Ele veio todo da cabeça do Lars, enquanto o diretor estava em um momento depressivo de sua vida (rolam boatos de que a personagem de Kirsten Dunst é baseada no próprio criador) e é instigante o modo como é abordado as duas diferentes visões e opiniões sobre o fim do mundo pelas irmãs. A deprimida Justine encara o fim do mundo com grande calmaria e aceitação, dizendo que ninguém irá sentir falta da humanidade caso essa seja extinta. Já Claire, ansiosamente agitada, se desespera a cada segundo, por acreditar que seu filho, Leo, não terá um lugar para crescer, conforme Melancolia se aproxima de nosso planeta.

Acredito que um livro desse filme seria um prato cheio para um leitor de um bom drama. Em minha visão, deveria seguir a linha do filme, dividido também em duas partes, sob o ponto de vista das irmãs protagonistas. Ler sobre como a vida perde o sabor das coisas, sobre como é ver tudo se tornar preto-e-branco ao lado de Justine e ler o desespero de Claire, buscando alguma saída para salvar o filho seria uma dádiva literária. A cena final então, com as irmãs juntas, sabendo o que as esperam já me dá arrepios só de pensar... 


Bem, enquanto não acho o roteiro original do filme para download, o jeito é alugá-lo todo sábado e se deixar apaixonar por essa arrasadora história catastrófica.

5 Comentários

  1. Infelizmente, ainda não vi esse filme, mas ouço muito elogios e pessoas dizendo que ele é genial, e pelo o que eu li sobre a estória do filme, parece ser um drama incrível e deve dar um bom livro. Enfim, estou louca para ver o filme.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti esse filme
    Mas já ouvi falar assisti o trailer e achei bem interessante
    Fiquei bastante curiosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo Rogério ^^
    Ainda não vi esse filme, mais creio que ele seja bem interessante e daria um ótimo livro *-------*

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. esse filme é fasntaticooooooooooooo vi tres vezes e comprei mt bom


    mt bem comentado

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa nova coluna! :q
    Eu ainda não vi esse filme, mas tô louca pra assistir, tenho visto muitos comentários positivos sobre ele.
    Pelo jeito, daria um ótimo livro mesmo!


    Beijos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!