Olá, queridos!

Mês passado eu publiquei a resenha do livro A Cor Púrpura, da Alice Walker. Resolvi, portanto, apresentar a vocês a biografia dessa personalidade marcante, dona de uma obra que possui na literatura clássica um valor inestimável. Acho importante e interessante conhecer mais sobre grandes autores, por isso, sem mais delongas, vamos lá?

Nascida em Geórgia, em fevereiro de 1944, pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, Alice Walker Malsenior foi a oitava de oito filhos de Minnie Tallulah Grant Walker e Lee Winnie Walker.

Walker era uma menina confiante até 1952, quando em um acidente envolvendo uma arma de chumbinho deixou-a cega de um olho. Embora seu irmão mais velho, se ofereceu para pagar uma operação para corrigir a deficiência, Walker nunca iria se recuperar totalmente da visão de seu olho direito. A partir de então, tornou-se isolada e reservada, sonhando em suicídio. Foi assim que Alice encontrou consolo na escrita - poesia, contos - e tornou-se uma observadora, em vez de uma participante na vida cotidiana. Apesar dos danos a um de seus olhos, Walker se formou no colegial e partiu para Spelman College, Atlanta, Geórgia, em 1961. Ao sair, sua mãe deu-lhe três presentes especiais: uma mala para viajar o mundo, uma máquina de escrever para a criatividade, e uma máquina de costura para a auto-suficiência. Em 1963, Walker deixou Spelman por Sarah Lawrence College. Assim passou a participar de muitas manifestações pelos direitos civis, tendo a oportunidade de conhecer Martin Luther King em sua casa, em reconhecimento do seu convite para o Festival da Juventude pela Paz Mundial, na Finlândia.

1964 foi o ponto de viragem para a Sra. Alice Walker. Percebendo que ela estava grávida, pensou em suicídio e dormiu com uma navalha debaixo do travesseiro por três noites. Durante a mesma semana, Walker voltou-se para a escrita como uma saída natural para a sua angústia, parando de escrever só para comer e dormir. Felizmente, com a ajuda de um amigo, Walker foi capaz de atingir um aborto seguro. O produto final de semanas de angústia era, entre outras coisas, uma história intitulada de To Hell With Dying, e com a ajuda do professor Muriel Ruykeyser este foi publicado.

Movendo-se para Nova York em novembro do mesmo ano, Walker trabalhou para o sistema de bem-estar. Ela logo se mudou de volta, todavia, em 1966, apaixonando-se pelo advogado Melvyn Laventhal, onde se casaram no ano seguinte.

No mesmo ano em que Martin Luther King morreu, Alice Laventhal ficou grávida, mas perdeu devido a complicações. Em seu desespero, ela escreveu e publicou seu primeiro livro. A poeta tornou-se novamente grávida, dando a filha o nome de  Rebecca.

Separando-se posteriormente do marido, a autora continuou a escrever, sendo sempre uma ativista pelos direitos dos negros e das mulheres, destacando-se na luta contra o apartheid e contra a mutilação genital feminina em países africanos.

Em 1984, fundou sua própria editora, a Wild Trees Press.


Bibliografia:
  • The Third Life of Grange Copeland (1970); 
  • Everyday Use (1973);
  • In Love and Trouble: Stories of Black Women (1973);
  • Meridian (1976);
  • The Color Purple (1982);
  • You Can't Keep a Good Woman Down: Stories (1982);
  • Beauty: When the Other Dancer Is the Self (1983);
  • To Hell With Dying (1988);
  • The Temple of My Familiar (1989);
  • Finding the Green Stone (1991);
  • Possessing the Secret of Joy (1992);
  • The Complete Stories (1994);
  • By The Light of My Father's Smile (1998);
  • The Way Forward Is with a Broken Heart (2000); 
  • Now Is The Time to Open Your Heart (2005).

8 Comentários

  1. Não conhecia a autora e nem o livro
    Mas amei a biografia a acho legal você fazer isso, para podermos conhecer mais

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OLá!
    Meu pai adora o livro e o filme, mas eu nunca tive interesse em ler/ver.

    Beijos ♥
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que vida complicada ein? Acho que talvez eu pensaria nas mesmas coisas que pensou quando teve o acidente com o olho. :/ Ai, chega a doer de pensar.
    Mas o que importa é que ela encontrou na escrita a sua superação. E as coisas começaram a dar certo na vida dela. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ela não é muito conhecida mas tem um monte de obras. Adorei saber mais dela e nessa foto ela está tão lindinha.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Tudo bom?
    Muito legal essa coluna... Curti....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ei Francielle linda!

    Essa história tem um filme também não tem? Gostei do post, me lembro um pouco do livro "infiel", acho que você ia gostar.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar de algumas obras dela, mas nunca li nenhuma :/ espero poder ler logo, pois parece uma grande autora

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu particularmente adoro conhecer mais sobre determinados autores. Que vida complicada em?! Confesso que não conhecia essa autora, achei bem bacana o fato dela encontrar na escrita forças para superar seus problemas. Enfim, adorei o post :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!