O Destaques do Mês de Junho é referente a uma autora que até pouco tempo era pouco conhecida, mas que tem ganhado um grande destaque no mercado literário. Vamos lá?


O Destaques do Mês é uma coluna referente à proeminência de autores, lançamentos e obras aclamadas que possuem em comum um direcionamento temático. Dada à ênfase, esta será ofertada uma vez por mês, como já diz o próprio nome.


Autor destaque e sua biografia:

Jennifer Egan, nascida em 06 de setembro de 1962, é um romancista e contista americano que vive em Fort Greene, Brooklyn, e vencedora do Prêmio Pulitzer de 2011 National Book Critics Circle Award de ficção. Jenn cresceu em Chicago antes de se mudar para San Francisco com sua mãe após o divórcio de seus pais. Depois do colegial, ela viajou pela Europa, descobrindo que queria ser de fato uma escritora. Assim, acabou ingressando na Universidade da Pensilvânia e do Colégio de S. João da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde se formou em Literatura Inglesa. Seus romances Egan são distintos. O Circo Invisível (1993), que reconstitui as viagens europeias de sua irmã morta, baseia-se em grande parte das próprias viagens da autora. Look at Me (2001), um dos finalistas para o National Book Award, diz respeito a uma bela modelo que perde tragicamente seu rosto em um acidente de carro e precisa reconstruir sua vida e identidade em um novo contexto. Já The Keep (2006) é um conto assustadoramente gótico sobre o reencontro de primos com um passado amargo. Uma Visita Curel do Tempo, quarto romance de Egan, ganhou o National Book Award 2010 Critics Circle. É a história de um punk rocker envelhecido que virou produtor musical, e de um cleptomaníaco escrito em uma série não-linear de histórias ligadas que continuamente ligam personagem e camada em conteúdo temático e uma narrativa coesa. Hoje Jennifer Egan vive com seu marido e filhos. Ela é um colaboradora frequente para o New York Times Magazine.
A autora recebeu também um prêmio Thouron em 1986. Esse foi o destinado para fundos nacional da Sociedade de Artes, uma bolsa da Fundação Guggenheim. Além disso, foi finalista para o Prêmio PEN / Faulkner de ficção. 


Bibliografia:
  • Emerald City (1993);
  • The Invisible Circus (1995);
  • Look at Me (2001);
  • The Keep (2006);
  • A Visit From the Goon Squad (2010);
  • Black Box (2012).


Lançamento atual:

Em O Torreão, Danny é um nova-iorquino viciado em celular que, entre outros estranhos talentos, consegue detectar na própria pele se um lugar tem sinal de internet wi-fi. Quando seu primo Howard, de quem havia se afastado após uma brincadeira de mau gosto na adolescência, o convida para conhecer o castelo europeu que comprou e está reformando com a intenção de transformar em hotel de luxo, Danny acha que é uma boa oportunidade para retomar o contato e ao mesmo tempo fugir da confusão que arrumou em seu último emprego. Ao chegar lá, no entanto, as coisas começam a ficar estranhas. O torreão do castelo, que serviu de fortificação durante muitos séculos e resistiu a diversas tentativas de invasão, ainda é ocupado pela antiga proprietária - uma baronesa sinistra que parece velha demais para estar viva. Uma piscina mal-assombrada e um traiçoeiro labirinto subterrâneo completam a aura de mistério do lugar. Quando o pânico toma conta de Danny, ele descobre que a "realidade" pode ser algo em que não consegue mais acreditar. De maneira inventiva e subvertendo os limites entre fantasia e realidade, Egan constrói uma história que prende o leitor a cada página e nos faz ter vontade de reler o livro muitas vezes.



Uma das obras mais aclamadas:

Em A Visita Cruel do Tempo Bennie Salazar é um executivo da indústria musical. Ex-integrante de uma banda de punk, ele foi o responsável pela descoberta e pelo sucesso dos Conduits, cujo guitarrista, Bosco, fazia com que Iggy Pop parecesse tranquilo no palco. Jules Jones é um repórter de celebridades preso por atacar uma atriz durante uma entrevista que vê na última — e suicida — turnê de Bosco a oportunidade de reerguer a própria carreira. Jules é irmão de Stephanie, casada com Bennie, que teve como mentor Lou, um produtor musical viciado em cocaína e em garotinhas. Sasha é a assistente cleptomaníaca de Bennie, e seu passado desregrado e seu futuro estruturado parecem tão desconexos quanto as tramas dos muitos personagens que compõem esta história sobre música, sobrevivência e a suscetibilidade humana sob as garras do tempo. É assim que Egan retrata, em uma narrativa caleidoscópica, a passagem do tempo e a transformação das relações. Da São Francisco dos anos 1970 até a Nova York de um futuro próximo, a autora cria um romance de estilo ímpar sobre continuidade e rupturas, memória e expectativas.

6 Comentários

  1. Um dos livros que mais quero ler dela é o A Visita Cruel do Tempo, sempre que vejo nas livrarias eu fico coçando pra comprar, mas com essa minha economia, nunca dá :// O que é realmente uma pena.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Não conheço as obras da autora
    Mas lendo sobre ela agora, foqieo bastante interessada

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da autora, mas acho fantásticas as capas dos livros dela, acho super modernos, parecem quadros de arte moderna, adoro!
    Pretendo ler ainda esses livros, só preciso conseguir encaixar na minha fila de leitura ^^

    beijos e boa semana querida

    ResponderExcluir
  4. conhecia os livros dela só de vista e confesso que acho as capas muito lindas, quero conhecer mais as obras dela <3

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Francielle!
    Não conhecia a autora e nem seus livros. Mas a primeira capa não me é estranha...

    Já te adicionei no Skoob, e te indiquei para um meme lá no blog!
    Mas se não quiser responder, tudo bem, ta?!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  6. Muito falam bem dela e de sua escruta mais ainda não li nada dela =/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!