Chegamos exatamente no intermédio do nosso especial, e é com imensa satisfação que oferto à vocês mais um texto sobre a série Harry Potter. Aproveite para dar a sua opinião na enquete que se encontra na coluna lateral do blog: Para você, qual o melhor livro da saga?


ATENÇÃO: O texto abaixo, por ser uma retomada do livro, pode conter alguns pequenos spoilers.


O Especial Harry Potter é uma coluna temporária constituída por oito postagens acerca dos livros da série. Elas serão conduzidas por fãs que, após um ano da estreia do último filme, vieram para articular que, na realidade, HP nunca terá um fim.

Escrito por Isabelle Freire


Com trinta e sete capítulos, O Cálice de Fogo marca uma nova fase na saga e, portanto, na vida de Harry. É Rowling presenteando o leitor com uma história mais sombria, que, diferentemente dos livros anteriores, não começa com Harry na casa dos tios, e sim há muitos quilômetros da rua dos Alfeneiros, em um povoado chamado Little Hangleton. 

O leitor descobre que ali morou a família do pai de Voldemort, e quais foram as circunstâncias sinistras acerca dos assassinatos, inicialmente atribuídos a Franco Bryce, o jardineiro, há cinquenta anos. No presente, Franco entreouve uma conversa de Voldemort e Rabicho na velha sala dos Riddle, e quando Voldemort o mata, Harry Potter acorda em seu quarto com a cicatriz doendo, completamente intrigado com esse sonho vívido que acabara de ter.As férias de Harry só melhoram quando ele vai para a Copa Mundial de Quadribol, que é o momento em que enxergamos as dimensões do mundo que JK criou. São pequenos objetos e situações que fascinam quem lê, como os onióculos e a apresentação das mascotes do time da Irlanda e Bulgária. É nesse evento único que conhecemos mais personagens secundários, como Bartô Crouch e seu elfo doméstico Winky e Ludo Bagman, que no decorrer do livro surpreenderá um pouco, mas não tanto quanto o digníssimo chefe do Departamento de Cooperação Internacional em Magia, o velho Bartô.
Outro evento desse ano é o Torneio Tribruxo, que será sediado por Hogwarts, com a participação de alunos de outras duas escolas de magia. Cada escola terá direito a um campeão, que deverá passar por três tarefas. O livro gira em torno desse torneio, que é usado por Voldemort para seus planos vilanescos de ressurgir dos (quase) mortos.

Ainda sobre novos personagens, não posso deixar de mencionar Rita Skeeter, a repórter sacana que com certeza é alvo do ódio de muita gente, e Olho-Tonto Moody, um ex-auror de aspecto assustador que é o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e um personagem muito importante nesse quarto livro. Além deles, Vitor Krum e Fleur Delacour, os campeões das escolas de Durmstrang e Beauxbatons, aparecerão de novo nos próximos livros.

O Cálice de Fogo não deixa a ''festa'' para as últimas páginas. Todo o livro é cheio de momentos muito tensos e situações difíceis, especialmente o momento em que Harry, tentando resolver o enigma do ovo, é salvo por Moody de ser pego por Snape. Como se acompanhar Harry durante as três tarefas não fosse aflitivo o suficiente, as cenas no cemitério são as mais densas do livro. O ritual de renascimento de Voldemort é particularmente angustiante de se ler.

No final, como o Ministro da Magia se nega a aceitar que Voldemort voltou, Fudge deixa de ouvir e apoiar Dumbledore – cada um passa a agir como acha que deve - e assim começa o período de caos no mundo bruxo.

5 Comentários

  1. "O Cálice de Fogo" foi o livro que eu mais gostei da série.
    Acho que é o livro mais intenso, o mais cheio de acontecimentos inesperados e de tirar o fôlego... Claro que eu não perdoou a titia J.K. pelas coisas que ela fez nas relíquias *que me deixaram :@* ..mas enfim...
    O Cálice de fogo é demais....
    Belo texto Isabelle ^^

    Abraços!!!
    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blgospot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa coluna ficou ótima, essa série é perfeita. Um dia quero reler esses livros e resenhar para meu blog =)

    ResponderExcluir
  3. esse é um dos meus preferidos na série! ao mesmo tempo que não é tão sombrio como os últimos, não é infantil [levemente, mas ainda assim] como os primeiros.

    ResponderExcluir
  4. Como eu tinha dito antes, não li a serie
    Então só passando por aqui apara dar um OI

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã de Harry Potter, mas acho que li todos seus posts relacionados aos livros e estou começando a sentir vontade de reler os livros e olha, isso é coisa difícil de acontecer. Primeiro porque não tenho o costume de reler livros e segundo porque como já disse e repito, não sou fã ehehheeh
    Acho que vou aproveitar as férias e reles os 4 primeiros volumes, pelo menos foram os que eu mais gostei. Os outros 3 eu li para saber o que aconteceria, obviamente, mas não gostei muito =/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!