Primeira resenha do mês saindo.  *-*  Mas, antes, gostaria apenas de informa-los que as informações técnicas e a fotografia referem-se a nova edição da Arqueiro, lançada este ano (como todos devem saber). Porém, a leitura que eu realizei foi através de outra edição encontrada em uma seleção de livros, cujos dados eu não encontrei. Assim sendo, fiz minha resenha de modo que centrasse mais na história em si, que, claro, é exatamente igual a da nova edição, o que não me dá o direito de falar muitos acerca da superficialidade da obra. Então, sintam-se avisados.


Título: O Casamento
Autor: Nicholas Sparks
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
ISBN: 
9788580410563
Nota: 4 de 5

Nicholas Sparks está longe de ser um dos meus autores favoritos, e não é pelo motivo de eu ter lido unicamente três enredos seus em toda a minha vida. Porém, aprecio muito a forma tocante como ele escreve, sabendo de fato como emocionar e arrancar muitos suspiros. E foi exatamente isso que me aconteceu em meio à leitura de O Casamento

Na história somos apresentados a Wilson Lewis, um advogado de sucesso que sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente bem, mas que talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado com Jane, e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento – e a culpa é unicamente dele. Wilson e sua esposa acabaram se afastando aos poucos, e após perceber que sua vida perdeu o rumo, começa a se questionar se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Mas será que ela estará disposta a reviver esse amor esquecido com o tempo? Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie – pais de Jane – (de Diário de uma Paixão), Wilson promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a esposa apaixonar-se por ele novamente. 

Narrado em primeira pessoa, com capítulos não muito extensos e uma linguagem sensível, nostálgica e repleta de esperança, temos em pauta um livro surpreendente que fala sobre amor, companheirismo, família, confiança, perdão e aproveitamento da vida.  O Casamento também é carregado de lembranças, de conquistas e sucessos, de tristezas e decepções. De uma vida inteira que ainda não acabou, mas que devido a ações sem precedentes veio a fechar-se, como se tudo estivesse prestes a desmoronar; como se não tivesse mais jeito. Será que para tudo há uma solução? Uma forma maleável de arrumarmos a bagunça de nossas vidas?

E é desse modo que acompanhamos a história do Wilson (nosso narrador), aflitos e prósperos. Percebemos através dele que somos humanos: fracos, errantes, com ações que, por mais que às vezes sejam sem más intenções, magoam àqueles que amamos. Mas, se quisermos de fato, o percurso da vida pode mudar. E nos surpreender. 

Fiquei extasiada com a história brilhante que Sparks criou, diferente daquilo que estamos acostumados a presenciar em sua narrativa. Ele nos oferta personagens característicos, uma linha do tempo que mescla com fatos ocorridos no passado, e um desfecho perpétuo. Talvez isso também esteja presente em seus demais livros, mas senti uma sintonia diferente... são conflitos particulares, ações distintas e personalidades especiais. É impressionante como há livros que chegam no momento ideal, onde sua história nos toca de modo singular... portanto, confesso, essa leitura foi libertadora para mim. Não apenas por me identificar bastante com os personagens, mas também por conhecer um lado da vida tão sereno, tão real... tão cheio de sentimentos.

Mesmo assim, mesmo tendo amado o desenrolar dos fatos graças ao modo belíssimo em que foi contada a história desse casal tão inspirador, não consegui dar nota máxima a obra. Parece que ficou faltando algo pequeno, bobo em meio aos fatos... algo que eu sinceramente não sei explicar. Talvez sua narrativa tenha passado por mim rápido demais, mas não despercebida. Deste modo meu conselho é que o leitor procure apreciar com vontade cada palavra da leitura, e não ter pressa... caso contrário ficará como eu, abobalhada, esperando por mais. E, garanto, é surpreendente, delicado, com uma leitura fácil, leve e primorosa. 

Assim sendo, aqui vai a minha recomendação. Se por acaso você não costuma ler os enredos do Nicholas seja lá por qual motivo for, mas curte a temática e se interessou pela premissa, dê uma chance a esse romance maduro e reflexivo. Ele é diferente, do tipo que não desgruda fácil da mente, e com qualidades inquestionáveis. E não se prenda ao fato de parecer ser a continuação de Diário de Uma Paixão, pois eu não o li e mesmo assim não me senti perdida em momento algum. Muito pelo contrário. Definitivamente, uma das melhores leituras que fiz este ano. Indicado e aprovado!

''Eu gostaria de poder dizer que as coisas melhoraram nas semanas seguintes à viagem de Jane, mas não melhoraram. Tudo continuou como antes: vivíamos nossas vidas distintas, e um dia comum, fácil de esquecer, se transformava no próximo. Jane não estava extremamente zangada comigo, mas também não parecia feliz, e, por mais que tentasse, eu estava confuso com o que fazer em relação a isso.''  [...]  

11 Comentários

  1. Adorei a dica, to querendo muito comprar esse livro!

    Beijos

    http://www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu tenho esse livro aqui na estante mas ainda não li. É um dos próximos, com certeza :) Achei a proposta da história ótima. Gosto muito dos livros do Nicholas, então sei que não vou me decepcionar!
    Beijos, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. li a resenha em outro site
    acho que é hora do nicholas se reciclar

    mudar o foco
    embora isso renda dinheiro a ele

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fran!

    Faz um bom tempo que eu estou querendo ler este livro, praticamente desde o seu lançamento. Pelo que pude perceber é diferente de algumas obras do Nicholas que eu já li, bem.. só li dois livros dele :/

    Beijos :*
    O blog está de cara nova, bem diferente da antiga. >.<

    Natalia.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fran.

    Gostei de várias coisas que você citou na resenha. Também não sou muito fã de Sparks, embora concorde que ele sabe emocionar. O fato de os capítulos serem curtinhos também me agrada, tenho a sensação de avançar depressa na leitura e termino avançando mesmo, lendo sem sentir.

    Acredito que ele tenha evoluído bastante nesse livro, pelas suas palavras, e, ainda que não seja fã, estou babando por "O Casamento" pelo simples fato de ele ser continuação de "Diário de Uma Paixão".

    Ótima resenha, parabéns!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Nicholas Sparks é um dos poucos autores de romance que eu gosto. Nunca fui muito chegada a romance, a não ser que seja sobrenatural, mas o Nicholas conquistou um lugar especial no meu coração, junto com o Marc Levy <3 haha
    Estou doida para ler O Casamento, espero que seja tão bom quanto Diário de Uma Paixão :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Achei sua resenha ótima, Fran! Só que eu não curto muito o estilo desse autor... Sabe aqueles livro "não li e não gostei"? Eu tenho um enorme preconceito com livros desse cara...
    Talvez um dia eu pare com essa bobagem, mas por enquanto não tenho a menor vontade de ler nada dele rsrsrs
    Acho que to num momento muito "fantasia" pra entrar numa historia desse tipo.

    Bjokas e parabens pela resenha!

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  8. Oi anjo, tudo bom?
    Então anjo, eu gosto bastante dos livros do Nicholas Sparks de verdade, já li tipo 5 livros dele e notei bem a evolução da escrita e das ideias. Me disseram que esse livro é aquele tipo de leitura doce sabe? Que você lê e sai imaginando como seu vida seria se fosse um livro. Gosto disso em alguns livros, quem sabe esse não me encanta também não é mesmo?
    Beijos da Érr#
    http://viceveersa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/viceveersa

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, O Casamento é um livro lindo, eu adorei a história e achei incrível o final e a maneira com a qual Sparks nos conduziu até ele.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  10. Fran, eu confesso ser uma dessas pessoas que se opõem a Nicholas Sparks. Acho que ele força demais, chegando a ser repetitivo ao ter escrito tantos livros com enredos semelhantes.
    "O Casamento", contudo, após essa sua resenha, chamou minha atenção de maneira positiva, ainda mais tendo como uma inspiração o romance vivido entre Noah e Allie, um que acompanhei no filme e adorei <3
    Ótima resenha :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Ah, diferente de você, eu gosto tanto dos livros do Nicholas Sparks! hahahah
    Mas devo admitir que não são todos os livros dele que eu gostei e nos últimos meses tenho me pergutado se eu só dei sorte de ter gostado dos primeiros que li e achei que todos seriam assim, pois nos últimos eu fiquei com uma sensação de "está faltando alguma coisa".
    Já li Diário de uma paixão e amei e isso realmente aumentou minha vontade em ler O casamento, mas acho que agora não é o momento. Como você mesma disse, tem livros que aparecem na hora certa, né?
    É tão bom quando nos identificamos com os personagens do livro :)

    Tourner la Page

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!