Título: Aprendendo a Seduzir
Autor: Patricia Cabot
Edição: 1
Editora: Essência
Páginas: 368
ISBN: 9788576655091
Nota: 4,5 de 5

SINOPSE: Durante um baile, Lady Caroline Linford abre a porta de um dos cômodos e flagra seu noivo, o marquês de Winchilsea, nos braços de outra mulher. Para a sociedade vitoriana do século XIX, tais escapulidas masculinas eram normais, e cancelar o casamento seria impensável. O jeito, decide a jovem, é aprender a ser, ao mesmo tempo, a esposa e a amante, para que o marquês nunca mais tenha de procurar outra mulher fora do lar. Por isso, resolve tomar lições - teóricas, claro - sobre a arte do amor com o melhor dos professores: Braden Granville, o mais notório libertino de Londres. Logo nas primeiras aulas, porém, começam a voar faíscas entre ambos, e as barreiras entre professor e aluna desmoronam. 
Esse romance vai mostrar que o amor escolhe seus próprios caminhos, muitas vezes imprevisíveis.

Comentários:

A história escrita por Meg Cabot – sob seu pseudônimo de Patricia Cabot – começa a ser narrada em meados do ano de 1869, na Inglaterra. O conservadorismo da época é facilmente detectado através das palavras da autora, que com muita peculiaridade nos oferta um romance histórico de qualidade.

Caroline Linford é uma jovem pura, amigável e fina, mas apesar de sua ingenuidade, é questionadora, esperta e bastante futurista. A moça faz parte de uma família de ordem social notória (e rica), e está para se casar com o homem que salvou a vida do seu irmão, Tommy, que sofrera um ato violento sem grandes explicações. Após descobrir que seu noivo a traia descaradamente, resolve buscar ajuda para tornar-se tão desejada quanto ‘a outra’. Mas isso acaba fugindo do controle quando – através de um acordo com o homem mais experiente de Londres, que beneficiava ambos – as lições para a moça passam a despertar seus desejos mais ocultos. Braden Granville não apenas abre os olhos de Caroline para os prazeres através do corpo, como também passa a se sentir extremamente atraído, descobrindo-se seduzido e fascinado por ela, também.

Narrado em terceira pessoa, e com uma linguagem serena e ambientada para a época, Aprendendo a Seduzir trás um enredo um pouco mais adulto, com cenas picantes e uma descrição muito instigante. Os diálogos são ardilosos, e apesar do desenrolar acontecer com calma, você não se enfadado com o formato de escrita empregado por Meg. É impressionante como há a necessidade de saborear cada parágrafo com atenção, até porque não estamos tratando de mais um romance fútil, mas de uma trama que nos leva por um mistério a ser solucionado, e por ações bem particulares.

Meg acertou quando decidiu mesclar um pequeno enigma dissolúvel com os dilemas de uma Lady prestes a se casar, sendo tudo isso em uma era em que muita coisa errada era encoberta e passava despercebida. Isso porque ela conseguiu conduzir a história de um modo envolvente, enchendo qualquer leitor de expectativas (pelo menos eu me senti assim). Até nos momentos mais previsíveis, o tom de surpresa pairava no ar, vindo com ela a satisfação. Uma obra para rir e se deliciar, sem dúvida.

Essa é a minha primeira experiência com Meg Cabot, e jamais imaginei que me sentiria tão satisfeita. Além de estar totalmente cativada pela personagem principal, a trama me agradou bastante principalmente por ela ser adulta, mas não apelar para a sexualidade para entreter. As cenas mais quentes foram muito bem colocadas, no momento certo, sem exagero, mas com vigor. 

A ideia de criar uma certa autonomia em meio às regras impostas não apenas pela sociedade, mas também pelos laços culturais e costumes que a nossa linhagem carrega, foi uma das coisas que Aprendendo a Seduzir me mostrou. Expôs claramente que somos capazes de andar por uma trilha que jamais imaginaríamos percorrer, e ainda assim sermos felizes.

Um romance inteligente com ótimas pitadas de humor, sedução e mistério. Aquilo que tinha tudo para cair na mesmice, (me) surpreendeu positivamente por sua peculiaridade, por isso, o indico e recomendo sem medo de errar.


– Você se preocupa demais em fazer outras pessoas felizes – disse Emily, com firmeza. – E você, Caroline? O que você quer?
Caroline piscou para a amiga e disse:
– Eu? Casar com Hurst, é claro. Pelo menos – franziu a testa e continuou – era o que eu queria até a noite passada. 
– E agora?
– Agora? – Caroline balançou a cabeça. – Acabei de dizer a você, Emmy. Não importa o que eu queira. Tenho de seguir em frente. Devo isso a ele, pelo que fez com Tommy. Além, disso, os convites já foram enviados. Não está vendo¿ Tenho simplesmente de conseguir fazer que ele me ame.

Pág. 69


26 Comentários

  1. Adorei a resenha, super ansiosa para ler!

    chocolatenacereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ler livros que se passam em um época tão diferente da nossa, mas pela sua resenha fiquei curiosa por esse livro da Meg.

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Francielle, eu amo ler e fiquei doida pra ler esse livro. Vou ver se encontro pra baixar pq aqui onde moro fica dificil comprar livros em portugues e detesto ler em ingles hehe.

    Acabei de conhecer teu bloguito e ja estou seguindo. Te convido a dar uma passadinha la no meu cantinho :)

    Bjiimm e otima semana

    http://www.lencos-e-aderecos.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adooro a Meg, li um romance histórico dela e adorei também! Estou louca pra ler mais, esse é um que está no topo da lista. Espero ler em breve.

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Francielle, tudo bem? Essa é a primeira vez que venho aqui no seu cantinho! Parabéns!!! Não sabia que a Meg Cabot escrevia com Pseudônimos! Há muito tempo não leio nada dela, mas gostei desse livro, parece ser uma história bem gostosinha!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Outro dia pesquisando livros no Submarino encontrei esse livro, me deu uma vontade de comprar e lendo a sua resenha me deu mais vontade de lê-lo. ;3

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. deve ser bom esse livro hein!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sabe Fran, quando li no Skoob a sinopse de Aprendendo a Seduzir não me interessei. Mas sua resenha me fez pensar na possibilidade de lê-lo. Quem sabe eu também me surpreendo e gosto?

    Beijos, Gabi
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ameei!! já quero ler <33

    Beijos, Mari
    http://www.garotadabossa.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fran!

    Lembro-me bem quando você comentou comigo sobre esse livro, lembro-me também de como você gostou dele. Espero poder lê-lo algum dia, esse estilo de leitura está me atraindo (seduzindo :P) aos poucos... Parabéns pela resenha.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Passando rápido para dizer que tem post novo =D

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro aqui em casa e sou louca por ele
    Tão apaixonante e o curioso é que os dois aparentam não ser tão bonitos, mas com o passar do tempo vão se tornando bonitos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha! Nunca li nada da Meg Cabot como Patricia Cabot. Fiquei com muita vontade de ler este livro agora haha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Fran! Sabia que já comecei a ler este livro? Já li outros da Patricia Cabot e gostei muito do estilo dela, sempre com personagens principais valentes e tal. Por alguma razão não terminei este, mas com certeza está na minha lista!
    Ótima resenha1

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran! Eu li mais livros dela como Meg, mas confesso que prefiro os que ela escreve como Patricia, acho que por serem mais maduros, de qualquer forma sou fã da autora. Adorei saber desta pitada de mistério e humor, com certeza irei curtir muito. Bjos!

    ResponderExcluir
  16. adorei a resenha, e já estou curiosa!
    adoro livros desse tipo e já li algumas coisas da autora, é ótima!
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por retornar Fran!
    Sucesso para vc tb!
    E olha, muito bacana teu blog parabéns! Esse romance deve ser fabuloso!!
    Bjs
    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da Patricia, infelizmente :/

    Esse parece ser o tipo de livro que me interessa, romance, humor .. ><
    Adoro!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  19. Pensa em um livro que eu amo de paixão, Fran? *------*
    Alias, todos os Livros que a Meg assina como Patricia.
    Aprendendo a seduzir é um livro perfeito, não tenho outras palavras pra ele, é envolvente, delicado e ao mesmo tempo rude.
    Impossivel não se apaixonar pelos personagens... *--*
    Aah, te indico todos os livros dela. Pode beijar a noiva, Uma rosa de inverno e Retratos do meu coração. Vale mesmo a pena.

    ResponderExcluir
  20. Parece muito bom! Fiquei curiosa ! :o

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  21. Oi Fran!
    Eu tenho muita vontade ler esse livro. Muita mesmo! Após ler sua resenha, só posso dizer que estou mais interessado na leitura.
    Amo romances históricos, gosto da narrativa Meg Cabot e a história parece ser incrível. Com toda certeza acredito que esse livro será mais um favorito meu, entre tantos.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Fran,
    Apesar de gostar de romances históricos, este não me despertou atenção.
    A premissa da trama me pareceu mais do mesmo, entende?
    Mas se um dia eu tiver a oportunidade de ler o livro, daria pelo menos uma chance...
    Abraço,
    Alê.
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    O livro parece ser muito bom, mas não posso nem cogitar em comprar mais um livro ç_ç Por enquanto vai ficar na lista de "Desejados" ç_ç

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro esses romances de época, nem sei porque ainda não comecei os livros de Patricia Cabot.
    Essa premissa promete trazer uma narrativa bem envolvente, gostei de saber que não se trata apenas de um romance, temos um mistério pra desvendar também.
    Adorei a indicação e já está anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  25. Adoro a capa, e é da FOFAAAAAAAAAAA da Meg Cabot, quero MUITO ler s2
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Gosto de livros com essa aura histórica presente mas não sei se esse seria o escolhido. Confesso que tenho uma certa "descrença" nos livros da Meg Cabot e até por isso nunca me interessei em ler nenhum. Vamos ver até onde esse "trauma" irá perdurar. Gostei da resenha ;)

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!