Outro dia eu estava passeando pelas páginas da seção ''folhinha'', do portal Folha de S. Paulo, e me deparei com uma manchete um tanto curiosa. Ela dizia: A história de Percy Jackson é ruim e confusa, diz garoto de 11 anos. A matéria é nada mais nada menos que uma resenha do menino Bruno Napoleão, que descreve de forma objetiva sua total insatisfação com a trama do garoto que descobriu ser filho do Deus Poseidon.

Com uma breve introdução sobre o que se trata a famosa saga que vendeu mais de um milhão de livros no Brasil (popular também por sua adaptação cinematográfica), o texto é de se admirar porque Bruno faz questão de assinalar seus principais descontentamentos durante sua leitura. Ele comenta que a história é bizarra, confusa, e que o humor de Rick Riordan, autor da série em livros, é chato e nada instigante. E, veja bem, este garoto tem apenas 11 anos.

Para os curiosos de plantão, segue o link da matéria: folha.uol.com.br/folhinha

O que mais me chamou a atenção não foi o fato do menino ter apenas 11 anos e descrever tão claramente sua opinião sobre o livro pautado. O que me impressionou foi a audácia de fazê-lo. Bruno não recomenda aos fãs da saga a leitura de sua resenha, porque prevê a reação de muitos deles (ou não). E é justamente por isso que eu estou aqui, para comentar o fato de que, infelizmente, muitas pessoas não sabem levar na esportiva uma opinião negativa sobre um livro.

''Antes de fazer alguma coisa, pense,
quando achar que já pode faze-la ,
pense novamente.'' (Pitágoras)
O que te impede, blogueiro, de comentar negativamente sobre uma leitura? Seu público leitor? A editora parceira? Não. Não deveríamos se ater a esses motivos. Devemos ser livres e opinarmos com consciência, e com respeito! Mas o que se vê, tanto na blogosfera como nas demais redes sociais, são pessoas que não aceitam a crítica negativa, e que ''surtam'' através de xingamentos e ofensas desnecessárias. 

Se eu tenho um blog, seja lá sobre qual assunto for, é porque eu desejo compartilhar a minha opinião com demais pessoas que se interessem pelo assunto abordado (pelo menos é o que subtende-se). Se você amou um livro de paixão e eu não, é seu direito, assim como é o meu, também. Cabe a nós compartilharmos nossas experiências literárias e dizermos o porquê de se ter gostado ou não... afinal, cada um possui um olhar sobre o mundo.

Eu acredito que nenhuma obra é totalizada. Sempre satisfará a alguns, e a outros não. Como tudo na vida...

Antes de concluir, gostaria de deixar bem claro que sou contra a todo e qualquer preconceito literário. Odeio ofensas! E acho ainda que ninguém deveria falar mal de determinada obra sem ao menos tê-la experimentado. Convenhamos que não é nada justo. Porém, no caso do Bruno, há a explicação do porquê Percy Jackson foi uma decepção para ele, pois houve a oportunidade de leitura e de avaliação de acordo com sua perspectiva. Qual a carga literária que esse garoto tem para dar uma opinião negativa sobre o livro? Mas também o que te impede disso? É mesmo preciso ser formado em crítica literária, ler clássicos ou estudar letras para expor sua opinião sobre uma determinada obra?

Bruno expôs sua opinião, nada mais que isso. Talvez algum fã da série tenha se sentido ofendido, mas talvez alguém tenha considerado sua opinião e pensado a respeito. Quem não concorda, seja neste ou em qualquer outro caso, deveria sentir a necessidade debater, e não de afrontar. Ofensas a troco de quê mesmo?

Por isso, caros colegas, sintam-se livres, assim como o Bruno. Exercitem seu poder de argumento e expliquem suas satisfações e descontentamentos. Sejamos mais respeitosos com a opinião do outro, e busquemos mais harmonia. E, tem mais! Não deixem de ler determinado livro que te chama à atenção por preconceito literário. Leia o que aflora o seu pensamento e o que te faz vibrar. Viva esse momento da sua vida, e lembre-se que se ao fim àquilo não foi o que você exatamente esperava, ao menos foi dada a chance de conviver com uma experiência nova que exercitará seu senso crítico e criativo. Leia, porque é isso o que importa! 


14 Comentários

  1. Olá, Fran. Que assunto complicado...
    Nas minhas resenhas, eu digo quando não gostei do livro, porém sempre explico os pontos positivos e negativos que encontrei, e acho que as pessoas não devem se ater a opinião de apenas uma pessoa, por isso sempre recomendo, independente do que achei.
    Se o Bruno leu todo o livro, ele tem todo o direito de falar que não vale a pena, ele tem seus argumentos. O triste é as pessoas lerem sua crítica e nem tentarem conhecer o livro para saber se concorda ou não com o Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ponto! As pessoas costumam ir muito pela opinião dos outros...
      Eu acho que se, apesar da crítica negativa, aquela obra ainda lhe interessa, a leitura deve ser feita. Só assim para firmar sua própria conclusão.

      Abraços.

      Excluir
  2. Tem muitas pessoas (seja blogueiro, autor, editor, etc) que repudia opiniões negativas. Mas eu, como escritora e na minha vida pessoal, acredito que opiniões negativas depende de como são dadas e de como são recebidas. Tenho o seguinte pensamento em mente: ninguém é obrigado a gostar de nada, e partir do momento em que recebe uma crítica negativa, pode usá-la ao seu favor e para aperfeiçoar.
    É por isso que, sinceramente, gosto de receber criticas negativas (sobretudo no que diz respeito aos meus liros e escrita), porque acho que eles me fazem crescer e melhorar meu trabalho. Acho que tanto críticas negativas quanto positivas deveriam ser justificadas, e não ficar no "porque sim" ou "porque não", mas é realmente triste quem não sabe lidar com isso :\

    http://carolinaribeirobr.blogspot.com.br/?view=classic

    ResponderExcluir
  3. Olá Fran. Acabo de ler a resenha do garoto seguindo sua sugestão e para complementar seu texto... que diferente ver uma pessoa em tão tenra idade já fazer uma crítica tão forte para um autor que todos tanto gostam e admiram (me incluo aqui), inclusive fazendo referência a outros matérias que eu pelo menos nunca ouvi falar (Risos). Acho válido esse desenvolvimento das gerações em cada dia mais cedo poder falar daquilo que gostam ou não. Concordo em todos os pontos abordados por você; se o tal garoto disse isso, é uma opinião dele, que pode ter sido construída por vários motivos e não cabe a nós julgar. O melhor e mais interessante nisso tudo é discutir e debater sobre os pontos de vista do livro, de uma história, para que achemos uma interseção entre a opinião. Como você disse, nenhum gosto é universal. Adorei a temática do post. Forte Abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran. Ótimo post, inclusive vi um vídeo essa semana da Tatiana Feltrin do vlog Tiny Little Things em que ela fala sobre isso.
    Acho, que como blogueiras, temos mais é que dar nossa opinião sincera sobre um livro, e é claro, respeitar a opinião de quem não pensa igual a gente. Até mesmo porque a leitura afeta as pessoas de forma diferente, eu posso ter amado um determinado livro e você não ter curtido a leitura. Super normal isso. Acho muito infantil uma pessoa ficar desrespeitando outra só porque fez comentários negativos sobre um livro.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran! Eu fico chateada quando vejo as pessoas sendo ofendidas por expressarem sua opinião, realmente falta respeito hoje em dia, infelizmente nesse nosso meio. Cada um gosta de um tipo de livro, ou filme, gosto é gosto e temos que aceitar o do outro. Vou conferir a matéria, um menino de 11 anos tão articulado é sempre bom conferir.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    Concordo com você. Um canal como um blog é um espaço para se expressar uma opinião, seja ela qual for e é preciso que quem o faz leve isso a sério.
    É claro que uma opinião negativa pode ser mal recebida, mas acredito que, tanto ao se falar bem como ao se falar mal sobre algo (no nosso caso, de livros), é preciso argumentos e sendo eles bem fundamentados não tem porque ninguém sair ofendido, pelo menos é o que eu acho.
    De nada adianta uma resenha positiva que não explica porquê o livro foi considerado bom, até porque o que é bom para mim para não ser para outro leitor. Ou seja, é preciso argumentar tanto para salientar aspectos positivos quanto negativos. Eu sempre procuro ter isso em mente ao escrever as minhas resenhas.
    Ótimo tema para o post.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    adorei o post, acho que tem pessoas que infelizmente levam a opinião alheia muito a sério e não conseguem formar um opinião própria.
    Livros agradam a uns e outros não, ninguém consegue agradar a todos.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Fran.
    Que tema complicado de se abordar, mas concordo plenamente.
    Quando não gostamos de um livro, temos que falar para que os leitores que acessam ao nosso blog, saibam de opiniões diversas antes de começar a leitura.
    Não significa que os leitores não devem tirar conclusões próprias, mas as vezes é interessante saber o ponto de vista real de outras pessoas antes de comprar um livro.
    Beijos!

    http://palacioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Genial!
    Se não gosto de uma leitura, falo mesmo!
    Inclusive, lá no blog tem uma coluna chamada "Eu li, mas..." que trata exatamente desse assunto.
    Adorei o post!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Tive que ler a resenha do menino, e acabei rindo porque me lembrou o filho de amigos dos meus pais que também é meio "crica". [rs] Mas concordo contigo, temos que ser sinceros em nossas avaliações. Pois a blogosfera está aí para o compartilhamento de experiências. E também não podemos levar tudo a ferro e fogo, nossa opinião é só nossa. Enfim, adorei o post, Fran.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fran simplesmente amei seu texto e concordo plenamente com vc. Acredito que todos temos o direito de não gosta de algo e ou discordar, mas precisamos fundamentar nossa opinião e claro argumentar sem ofender ninguém. Parabéns pelo ótimo achado e pelo post!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse é um assunto pra gente debater sempre, porque vira e mexe algum blogueiro ou pessoa que dá sua opinião é vitima de outra que não concorda. Sou das que acreditam que você pode falar tudo, desde que tenha repeito pelo que vai falar. No meu site eu sempre falo com sinceridade dos livros/filmes/outros, mas com jeito. Levo em consideração o tempo que o autor, ou cineasta, seja o que for, investiu na obra, as suas expectativas, as dificuldades de se publicar um livro e por ai vai.

    Não deixo de opinar, só faço com jeito e com argumentos. Comentários vazios também não são legais e nem levados em consideração por ninguém. Faça o que você se propôs a fazer de forma respeitosa e argumentativa que da tudo certo, e os engraçadinhos que tiram com isso, acabam não sendo levados a sério.

    *Não acho que você precise ser formado em Letras ou Critica Literária para opinar sobre livros, só acho que os argumentos de quem conhece os temas ficam mais aprofundados, mas nada impede que qualquer um que queira se aprofundar nisso, procure estudar o assunto, ler coisas na internet que tem aos montes. Quando comecei o site, uma das primeiras coisas que fiz foi me perguntar se eu queria fazer resenhas ou apenas comentar sobre livros, decidi que era a primeira, então fui atrás de saber o que uma resenha tinha que ter pra ser um resenha e tento aplicar isso até hoje. O conhecimento ta na mão de todo mundo que ta lendo o seu texto e comentando, então cabe a cada um procurar e usá-lo. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  13. Cara não me entenda mal, eu respeito opiniões negativas, mas pelo menos críticas construtivas, o moleque simplesmente escreveu "a historia é um lixo e confusa e o autor só escreve livros chatos.
    Eu ate respeito a opinião dele, não gostar tudo bem, agora ele pode não ter comentado do jeito que eu escrevi, mas foi basicamente isso que ele disse, sem falar que comparou PJO com Crepúsculo, não me entendam mal, eu não odeio crepúsculo, mas olha o que ele disse:

    "Sim, existem muitos fãs de Percy Jackson, a maior parte são garotas, como Crepúsculo, elas pegam o cartaz e beijam ele."
    Cara, sério, eu conheço adultos, ADULTOS, que leram PJO e ainda acompanham as historias do Tio Rick.

    "A historia do livro é bizarra, um garoto descobrir que é filho de Poseidon.. sério?"
    Por favor, alguém fala para esse moleque que é um livro de FICÇÃO, me diz o que tem de bizarro nisso.

    "O livro é repetitivo e Percy não é um héroi, ele não faz tudo por conta própria".
    Nossa cara, sério eu não conheço nenhum Héroi, tanto faz de quadrinhos, livros, gibis, etc, que faz TUDO por conta própria."
    "Enfim, o Percy não é o melhor herói da literatura"
    Ate hoje nunca vi nem ouvi ninguém chamando ele de melhor herói da literatura.

    E ele ainda insulta o Rick, dizendo que ele só escreve livros chatos, tipo cara, era para dar sua opinião sobre o livro, não o autor.
    Por favor não pensem que eu não respeito a opinião dele, ate porque a opinião dele não vai mudar nada mesmo, mas o moleque simplesmente chegou só dando negativas, tipo poderia dizer pelo menos UMA coisa boa, tipo ele não deve ter achado o livro inteiro tão ruim.
    Mas se bem que eu conheço gente como ele, ele é aquele tipo de gente que sempre procura defeito e se achar pelo menos um já fica dizendo que o livro todo é horrível.

    E eu entendo que cada pessoa tem liberdade de expressão e tudo mais, mas então do mesmo jeito que o tio Rick é obrigado a aturar comentários negativos como o dele, ele também deve aturar comentários negativos em relação a opinião dele, afinal todos temos direito de expressão.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!