Muitas pessoas já comentaram aqui acerca da carência de um Clube do Livro no estado que residem. Carência que dá asas a frustração, afinal, qual leitor não adoraria fazer parte de um projetos assim?  

Um Clube do Livro pode ser caracterizado como um encontro de leitores afim de promover o incentivo à leitura. É mediado por um grupo pequeno de pessoas, cuja atividade é, diante de um público aberto, levantar questões sobre um conjunto de obras de um determinado tema. Isso permite não somente uma discussão sobre os livros e o gênero pautado, como também leva os demais leitores a compartilharem suas opiniões.

Eu já me senti assim várias vezes, pois, até pouco tempo, Sergipe fora um estado totalmente desfavorecido no que diz respeito aos grandes eventos literários que tanto acontecem em outros lugares, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. Felizmente, parece que estamos entrando na agenda das editoras... além da realização de vários encontros para leitores em parceria com elas (na qual inclusive trabalhei como organizadora), muitos eventos estão chegando por aqui. Uma grande conquista, é verdade. Mas até isso acontecer, tivemos que trabalhar muito!

Tudo começou com o skoob (me refiro a minha experiência... podem haver outros grupos aqui que contribuíram igualmente para a melhora deste cenário em Sergipe que eu não conheça). A vontade de querer conhecer e trocar ideias com outros aficionados por livros me fizeram conhecer outras pessoas por meio de encontros esporádicos, sem nenhuma pretensão, apenas para conversar (sim, eu conheci muita gente boa graças ao skoob!). Depois, com a já existente disseminação de conteúdo nas redes, resolvemos tornar os nossos encontros algo mais formal, afim de abrir espaço para outros leitores sergipanos que até então não conhecíamos.

Para alguns, fazer parte da blogosfera era uma vantagem, para outros, os que não conheciam a fundo essa realidade, foi um desafio. Corremos atrás de parceiros (isso inclui local, editoras, autores, dentre outros), recebemos alguns nãos, vibramos com o acolhimento da Livraria Saraiva, por vezes tiramos do nosso bolso o que nos era possível para agradar nosso público com brindes, nos estressamos, nos desentendemos, nos movemos mesmo quando nossas vidas estavam uma loucura, e muito mais! Tudo para elaborarmos algo bacana que fizesse com que as outras pessoas pensem: poxa, eu quero estar aqui mais vezes. Ou: caramba, eu quero fazer algo parecido. Por último, e não menos importante, conhecemos muita gente, muitos leitores apaixonados que, junto a nós, viveu a ideia de fazer parte de um Clube do Livro. Tudo isso por amor; por querer propagar a ideia de que ler faz bem para a alma.

Como vocês podem ver, montar um projeto assim dá trabalho (e olha que eu não falei nem um quarto da metade do como esse trabalho funciona). Mas nada é impossível. Eu, antes, me sentia frustrada, como muitos de vocês se sentem, mas foi a minha disposição, somada com a de outros, que permitiu fazer a diferença. Mesmo que mínima, tenho certeza que foi notável.

Foto ilustrativa: Evento de Jogos Vorazes realizado em novembro de 2013.

A partir deste ano eu não faço mais parte da organização do Clube do Livro de Sergipe. Às vezes, somos levados a tomar algumas decisões, e eu resolvi dar vez a outras atividades que no momento atendem melhor a minha rotina. Não que o CDL não seja uma algo importante, apenas acabou não se tornando mais uma prioridade. Eu tenho minhas razões, mas elas não convém no momento... posso dizer apenas que tudo na vida, baseado nas suas experiências, vai, aos poucos, buscando um novo rumo (o que não significa que eu deixarei de acompanhar um trabalho que provavelmente deve continuar).

Bom, esse é um desabafo pouco sólido daquela que acreditou. E eu gostaria que vocês acreditassem, também. Não se acomodem, não esperem! Corram atrás daquilo que vocês desejam! Se unam entre amigos, montem o Clube do Livro de vocês (virtual ou pessoal), e façam a diferença. Lembre-se: as coisas só vão para frente com esforço, dedicação e muito diálogo (isso é imprescindível!). Claro, não será fácil, mas são as dificuldades que nos movem. Tenham a disposição de viver essa delícia de experiência. Porque olhar para trás e recordar coisas boas fazem qualquer estresse e frustração ter valido a pena.

Despeço-me dizendo aos que tanto comentaram nos posts relacionados ao Clube do Livro publicados neste Universo, que vocês têm o meu total incentivo e apoio. Quem quiser conversar melhor a respeito, estarei à disposição! Ou quem preferir que eu escreva mais posts específicos com essa tema, com dicas talvez, deixa nos comentários... eu ficarei feliz em atendê-los. Um forte abraço!



4 Comentários

  1. Aqui em Salvador já foi muito mais intenso esses encontros de Clube do Livro. Agora só acontece esporadicamente e não por falta de espaço, pois várias livrarias daqui (felizmente) costumam abrir espaço para abrigar esse tipo de evento. Imagino a imensa dificuldade de organizar um evento desse tipo e entendo totalmente sua decisão e opinião. Valeu sua intensão, Fran!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Entendo muito bem várias coisas que mencionou, Fran. Morar em um Estado sem grandes eventos de incentivo a leitura, lutar por algo que se acredita, ter que desistir de algo que se ama por algo que no momento é melhor para nós, mesmo que tenha passado por isso de forma diferente. Certa vez quase fiz parte de um clube do livro. Nada tão grande quanto o que você até então fazia parte da organização, apenas um pequeno grupo de pessoas conhecidas. Mas com os inconvenientes acabou não sendo levado adiante. Mas se você for postar dicas tenho certeza que um grande número de pessoas (e eu me incluo) agradeceria. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran. Tudo bem???

    A vida realmente continua e nós temos que partir para um novo projeto. Com certeza você tem seus motivos. Deve ter sido grande a sua participação e com toda certeza o seu sonho fez a diferença! Continue a sonhar sempre minha linda!!! :D :D
    Eu bem que queria um clube do livro aqui na minha cidade, mas além de falta de tempo também tenho o contratempo de não conhecer muitos leitores aqui neste município. Quem sabe um dia né!
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não sou muito de frequentar eventos assim, mas admiro quem faz e quem participa. Tenho vontade de montar um clube do livro, mas ao estilo antigo (sem essas brincadeiras e necessidade de prêmios).
    Mas enfim parabéns pelo esforço, pela dedicação e pelo aprendizado.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!