É notória a quantidade de livros de colorir para adultos que chegaram ao mercado editorial neste início de ano. Inclusive, na publicação anterior eu listei as 10 editorias que estão apostando nesse gênero... e o sucesso de fato parece se intensificar casa vez mais, tendo em vista que muitos outros livros já estão a caminhos.

Contudo, antes mesmo dessa febre se espalhar, eu já andava a procura de uma atividades diferente (de baixo custo) que fosse capaz de me desconectar um pouco do computador, do celular e até dos livros. Para quem trabalha com palavras e leitura a todo o instante, é sempre bem difícil se desprender assim com facilidade.

Me veio então a ideia de colorir, coisa que eu adorava fazer na infância. Mas a priori, confesso, isso não me pareceu fazer tanto sentido. E, logo em seguida, aconteceu esse ''BOOM'' no universo literário. Isso foi o suficiente para eu querer experimentar a brincadeira.

Infelizmente, mesmo com tantas obras sendo lançadas, o preço de muitas delas permaneceram nas alturas. Me senti um pouco frustrada com isso, porque se há venda constante, não vejo motivo para o custo ser tão elevado. Por isso revolvi fazer um teste de modo simples, para saber se eu realmente me apegaria a ideia, e se valeria a pena adquirir um livro de fato posteriormente.

Foi só comprar um bloco de folhas 140g para desenho (obrigada pela dica, Allana!) e uma caixa de lápis de cor aquarelável simples (12 cores) para montar meu próprio caderno de ilustrações. Como? Através das lindas imagens disponibilizadas no Pinterest, no PrintMandala e no Super Coloring. Veja o resultado.

As folhas são excelentes e você pode fazer a impressão direto da sua impressora.


Primeiras ilustrações...


Se para alguns pintar é uma terapia, para mim a atividade se revelou como um detox digital. E era justamente o que eu queria. Além disso, mais que desestressaste, colorir vicia. Portanto, se quiser entrar na onda mas ainda tem dúvidas, faça como eu. A experiência valeu muito a pena, e acho que agora estou pronta para adquirir algum desses livros...

Ah, outra coisa! Pintar não precisa ser uma atividade constante, ou diária. Você deve, a princípio, fazer isso somente quando sentir vontade. Mas prepare-se para ficar submerso no universo das cores em um piscar de olhos, assim como eu. A menos, claro, que esse hobby realmente não seja aquilo que você tanto tem procurado neste mundo repleto de dependência tecnológica... se não for, corra até a sua prateleira e vá ler um livro! Afinal, não existe nada melhor.


Leia também:


4 Comentários

  1. Que ideia genial para fazer o teste, Fran. E como ficaram bonitas suas pinturas, parabéns! Não sabia que os livros estavam com preço assim tão alto, e se vendem bem realmente não tem porque custar tão caro. Se bem que é aí que eles aproveitam né? Mas eu confesso que na infância preferia desenhar do que pintar. Conclusão: Acabava com vários desenhos em branco. [rs] Enfim, parabéns por mais esse post que vai servir de inspiração pra muita gente. :)

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey Fran! Confesso que não demora eu cair nesse mundo. Entretanto, se o intuito é relaxar e se livrar do estresse cotidiano, não entendo o porque de preços tão exorbitantes para livros do gênero (superando até preços de lançamentos bastante aguardados por mim da literatura "normal"). Gostei bastante de sua dica de fazer seu proprio livro. haha :)

    http://www.cantinadolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!
    A sua ideia pra testar se ia se adaptar ao mundo de colorir foi genial. Mesmo sendo algo que a gente fazia com frequência na infância nos questionamos se teria sentido voltar a pintar.
    Assim como você fiquei viciada nessa coisa de colorir ^^ me pego pensando em qual o próximo desenho e em comprar cores diferentes kkk
    p.s: Estou esperando a gente montar o nosso grupo de colorir =*

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fran querida que máximo acompanhar seu primeiro contato com o mundo de colorir. Sua dica foi ótima: comprar papéis e imprimir alguns desenhos para testar se realmente nos identificamos com a atividade, antes de investir nos livros (muitas vezes caros). Fico feliz que vc tenha gostado e até relaxado da rotina tecnológica e de leituras em que vivemos.
    Beijos linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!