Oi, gente! Acabei de chegar de viagem e já estou por aqui para comentar com vocês acerca das leituras que fiz no mês de agosto. No geral foram boas, bem diversas. Poderia ter rendido mais, porém, não tenho do que reclamar... achei o saldo bem positivo, no final das contas. 

Enfim, vamos ao que interessa...

Saldo de leituras do mês (agosto): quatro ebooks e dois livros físicos.
  1. A primeira leitura que realizei foi a escolhida para a 4ª edição do projeto Leitura Compartilhada. Estou falando de "Queria Ver Você Feliz", da brasileira Adriana Falcão. Já tenha resenha e vídeo do livro por aqui, então não irei me alongar... apenas quero reafirmar o meu encantamento pela obra. Ela é verdadeiramente peculiar, criativa e bem estruturada. Sua história real - e dramática - se mostrou ser um divisor de águas. Super recomendado!
  2. Logo em seguida eu tive a chance de conferir um conto escrito pelo meu amigo de profissão, Baruc Carvalho. "Sem Luz" nos apresenta a Heleno em um momento complicado de sua vida: ele descobre que está ficando cego. É nos últimos lampejos das cores que se volta para Tereza, sua única amiga, e a coloca à prova: como realizar os sonhos de um homem sem luz? Baruc tem uma forte sensibilidade em sua narrativa... pena que o conto acaba muito rápido. Aliás, aos interessados, ele já está disponível na Amazon.
  3. Ainda na vibe dos contos, li também o fofíssimo "Plutão", da R.J. Palacio. Desta vez, a autora nos mostra um dia atípico do amigo de infância de Auggie, e nos remete várias vezes aos significados da amizade, aos eventuais distanciamentos que vivemos nesses círculos, como nossa conduta afeta quem nos ama, o que esperamos do outro... enfim, uma série de coisas interessantes que se interpõe em personagens crianças. Esse não se insere no universo de Extraordinário como um todo, mas nos leva a ele, nos traz boas recordações e é igualmente lindo. Recomendo!
  4. Depois foi a vez de "Cruzando o Caminho do Sol", do Corban Addison. Esse livro está na minha estante desde o início de 2013, então resolvi desencalhá-lo de uma vez. Ele contra a história de duas adolescentes que após, uma tragédia, são levadas ao mundo da corrupção, drogas e prostituição. Enquanto isso, um advogado enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional, decidindo assim mudar radicalmente. E dessa forma que a vida desses personagens se cruzam numa história emocionante, cheia de acontecimentos e repleta de coisas da vida real. Uma leitura que super valeu a pena.
  5. "Pequenas Grandes Mentiras", de Liane M., foi a leitura de parceria que realizei em agosto. Aqui a autora pauta uma diversidade de assuntos: ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência, bullying e escândalos familiares, além de uma observação perspicaz sobre a natureza humana. Caramba, que leitura conturbada! Acho que fui com sede demais ao ponte, com muitas expectativas, sabe? O livro é bom, traz muitas coisas interessantes, uma estrutura diferente e atrativa, mas, mesmo assim, enrola demais. Comentarei melhor a respeito na resenha que escrevi, que deve ser publicada em breve. Aguarde!
  6. Por último, li "A Hora da Estrela", a história da nordestina Macabéa contada por Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector). A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante me encantaram demais, porém... apenas a partir do momento que Clarice decide começar a história de fato, porque, olha, isso demora demais para acontecer. Chega a ser meio irritante. Recomendo especialmente para quem quer conhecer a escrita da autora.

Atendendo aos pedidos de vocês, o diário de leitura vai se tornar fixo aqui no blog. Portanto, mês que vem tem mais! Beijos.


2 Comentários

  1. Primeiro fico feliz por sua volta ao blog, Fran. Foi por uma boa causa, mas senti falta de você e suas postagens. ^^ Muito bom conferir suas leituras de agosto, fiquei curiosa por Cruzando o Caminho do Sol. Não conhecia o livro. Ótimo post.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey Fran!
    Eu li "A Hora da Estrela" da Clarice mas não curti muito. Não sei ao certo o porque, mas não rolou a quimica entre nós. Como já comentei aqui, Plutão está na minha meta de leitura há um certo tempo mas como a lista de "prioridades de leitura" só cresce, ele vai indo para trás. Mas não o esquecerei. Por fim, Cruzando o Caminho do Sol entrou na minha lista de "quero ler" no skoob. Achei muito bacana a sinopse e algumas resenhas que acabei de conferir por lá. Já quero!

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!