Vamos a mais um diário de leitura, repleto (ou quase) de coisas diferentes...

Um e-book (de "O Cemitério") e três leituras físicas em outubro.  :)

  1. A pedido do meu namorado (mentira, ele praticamente me obrigou... ahahaha!), o mês começou com a leitura de Resident Evil: A Conspiração da Umbrella, de S. D. Perry. O livro é um prato cheio para quem curte a franquia e/ou gosta da temática 'zumbi'. Na trama, a cidade de Raccoon está sendo tomada por ataques de criaturas violentas, onde as vítimas parecem ter sido parcialmente devoradas. No epicentro dessas mortes está a sombria mansão que pertence à misteriosa Corporação Umbrella, que durante anos tem conduzido pesquisas genéticas de alto custo e sem supervisão. O resto você já pode imaginar... é uma obra excelente para quem quer entender como tudo começou. 
  2. Em seguida eu li o incrível Mulheres, da ilustradora Carol Rossetti. É um livro destinado a quebra de tabus em relação às mulheres do mundo todo, e a integração de outros temas aos debates sobre a luta contra o machismo. Para a própria autora, "existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas. Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas. Cada uma tem sua própria história, mas todas merecem ser respeitadas igualmente". Já tem vídeo sobre o livro por aqui.
  3. O Leitor do Trem das 6h27, de Jean-Paul Didierlaurent, foi o próximo livro do mês. Nele temos um  amante das palavras que trabalha como operário em uma usina que destrói livros. Todos os dias ele salva algumas páginas dos dentes de metal da máquina que opera e, a cada trajeto até o trabalho, lê no trem das 6h27 os trechos que escaparam do triturador no dia anterior. Um dia, meio que sem querer, ele encontra textos de um misterioso desconhecido que vão fazê-lo buscar cores diferentes para seu mundo e escrever uma nova história para sua vida. Com este me surpreendi bastante pela sensibilidade com que o tema sobre o poder dos livros e da literatura foi tratado. É tão sensível que chega a ser poético. Porém, tenho algumas poucas ressalvas que estará na resenha a ser publicada em breve.
  4. Depois foi a vez do perturbador O Cemitério, de Stephen King (minha escolha para o mês do horror!). Aliás, este o primeiro livro do autor que leio de fato. Na trama, tudo se encaixava perfeitamente na vida de Louis Creed e de sua família... até o terror começar a mostrar suas garras. Primeiro, o aparecimento do jovem Pascow após sua morte. Depois, a volta de Churchill, o gato de sua filha Eillen, do mundo dos mortos. Ambas as situações estão ligadas a uma antiga lenda que envolve um cemitério de bichos. Louis está assustado e não sabe que o pior ainda está para acontecer. Enfim, a história é gigantesca e mexe muito com o psicológico do leitor, especialmente sobre a morte e o medo da perda. É incrível, mesmo que assustador, e vale muito a pena.
  5. E para fechar o mês com chave de ouro, li Medo, quinto livro da série Gone (Michael Grant). O livro traz situações de um ano após todos os adultos simplesmente desapareceram, quando as ameaças são ainda mais aterrorizantes do que as mentiras, a praga e a fome que assolaram as crianças de Praia Perdida nesse meio tempo. Agora é a vez da Escuridão dominar todo o LGAR, fazendo com que enxergar torna-se impossível, assim como plantar e colher alimentos. Com isso, o pânico e a ameaça da fome levam os moradores à beira da loucura (aliás, fora da cúpula também). É um livro espetacular, que deixa os fãs da séries simplesmente loucos pelo próximo - e último - livro.

Bem, foi isso aí. E você, o que leu em outubro?
Beijos,


3 Comentários

  1. Já disse mas vou dizer de novo, preciso ler Mulheres! Esse livro parece muito incrível, Fran. Fiquei com mais curiosidade sobre O Leitor do Trem das 6h27, já tinha achado a premissa interessante e seus comentários reforçaram. Sobre Stephen King nem preciso falar, só li um livro (e tenho outro me esperando) mas o cara sabe conquistar e mexer com a mente do leitor.
    Bem, em outubro li quatro livros. Maze Runner: Arquivos, Jogos Vorazes, A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Em Um Armário Ikea e O Mistério da Estrela - Stardust. Foi bom, mas espero ler mais em novembro. [rs]

    P.S.: Preciso ler Gone!

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Francielle, me identifiquei com esse post porque também fui obrigada (mas por um amigo) a ler Resident Evil: A Conspiração da Umbrella e gostei bastante! hahah Muita gente não gosta da narrativa por ter uma vibe meio jogo de vídeo game, mas eu curti muito. Também quero muito ler O Cemitério já que nunca li nada do King. Porém, provavelmente vou acabar lendo O Iluminado primeiro porque tenho aqui em casa há muito tempo.

    Mês passado dei continuidade a série Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta. Agora só falta o último livro pra terminar. Tô achando bem divertido e fofo.

    http://www.docenovembro.com/

    ResponderExcluir
  3. E essa série Gone que namoro desde que li o primeiro livro a milhares de anos atrás e não sai disso? Um dia continuo, sério. Stephen King é bem louco, não é mesmo? Já li algumas obras dele e acho justo o título de mestre do terror que dão a ele. Ótimos livros lidos em Outubro, Fran! :)

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!