O penúltimo post da série Literatura no Brasil traz como foco as abordagens literárias das décadas de 1940 e 1950. Nessa época, os novos escritores não propuseram uma ruptura com o Modernismo, mas também não defendiam as propostas desse grupo. O que eles representaram, na verdade, foi uma fase de maturidade literária caracterizada por suas pesquisas em torno da linguagem.

Na foto, Lygia Fagundes Telles. Fonte: Google.

A renovação das formas de expressão literária, tanto na poesia quanto na prosa, são os traços mais marcantes da geração de 1940-50. Alguns poetas desse grupo tendiam para o estilo culto e elevado, de feição neoparnasiana, enquanto outros caminhavam na busca por uma linguagem mais sintética e precisa, dando continuidade às experiência de Drummond e Murilo Mendes.

Ainda assim, as obras mantinham certa preocupação social, e, por isso, davam continuidade até ao regionalismo. Vale destacar que durante esses anos o Brasil viveu o fim da ditadura Vargas, além de um período democrático e desenvolvimentalista, que chegaria à euforia no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Várias obras significativas em prosa foram publicadas nesse período, especialmente no gênero conto e romance. Parte dessas obras são de sondagens psicológicas que já vinham sendo desenvolvidas, principalmente por Mário de Andrade e Graciliano Ramos. Pelo menos é o que se verifica nos contos e romances de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles.

O regionalismo, bastante explorado na geração de 30, também foi retomado, mas com um tratamento renovado. Além do espaço urbano, outro objeto serviram de enfoque para autores como Rubens Braga, Carlos Heitor Cony, Dalton Trevison, dentre outros.


Confira abaixo uma lista dos principais autores da época:
Clarice Lispector, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Haroldo de Campos, Augusto de Campos, Décio Pignatari, Ferrreira Gullar, Mário Chamie, Mário Palmério, Osman Lins, Mário Quintana, Fernando Sabino, Rubem Braga, José J. Veiga, Otto Lara Resende, Antônio Callado e Adonias Filho.

No post que encerra o nosso ciclo de textos sobre a literatura no Brasil, iremos falar sobre a Contemporaneidade. Até lá!


__________________________________________________________________
Referência: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza. Conecte: literatura brasileira. São Paulo: Saraiva, 2011.

Um Comentário

  1. Desse período até que li um pouco mais, Fran. Em grande parte contos e crônicas, mas como foi ainda na época do colegial não posso dizer que lembre muito. Só lembro que eu gostava, ao contrário dos meus colegas. [rs] Ótimo post, mas fiquei triste em ler que o próximo será o último. :(

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!