Há uns dois anos eu venho cultivando o hábito de trocar e/ou doar livros com frequência. Aliás, já comentei várias vezes por aqui sobre as possibilidades que desapegar nos impõe... é aquela velha história de ganhar e dar novas oportunidades de leitura.

Só que mais que isso, desapegar significa que, quando você olhar para a sua estante, irá se deparar com livros verdadeiramente especiais. E é mais ou menos sobre isso que iremos conversar hoje. Decidi listar aqui quais critérios eu utilizo atualmente para que um livro continue fazendo parte da minha coleção. Vamos lá!?

Imagem/Fonte: Google.

1. Livros queridos, favoritos ou para reler
Nem preciso dizer muita coisa, não é mesmo!? Aqueles que por algum motivo foram marcantes e/ou me emocionaram, ficam sem dúvida nenhuma. Olhar para eles me traz uma nostalgia boa.

2. Livros que foram presentes
Eu amo ganhar livros de presente, e, geralmente, quem me presenteia com uma nova história me conhece super bem. Tem até quem escreva uma dedicatória (as BFFs, haha!). Não tem como passar esses livros adiante.

3. Livros com apego sentimental
É mais ou menos o mesmo motivo da categoria anterior, só que aqui entram outras obras. Por exemplo, eu ainda tenho aqui guardado um livro ilustrado que fora lido quando eu era criança. Ele foi muito importante para mim naquela época, e por isso ele me traz boas recordações. Outro livro que tenho aqui, muito especial, foi recebido pela Arqueiro quando a editora era nossa parceira; o primeiro livro que recebi deles. Essa obra me remete uma conquista muito maravilhosa refletida no blog. Coisas assim são especiais demais, e quero guardar para sempre.

4. Livros de coleções
Se uma saga que eu gosto bastante tem um livro mais chatinho, é claro que eu não irei desapegar porque senão a coleção ficaria incompleta. Mas se como um todo a história tiver me desagradando, eu passo tudo para frente. Sem pena.

5. Livros para vou usar futuramente
Aqui eu encaixo livros de teor acadêmico ou de temas que me interessam, do qual sempre procuro estar antenada. Um exemplo disso são obras sobre formas de planejamento e organização... tenho algumas e gosto muito de estar sempre consultando para fazer anotações.

Acho que são basicamente esses os critérios essenciais. Existem livros que eu gostei bastante, livros cuja capa é maravilhosa... mas que eu sei que não serão relidos; livros que não tenho apego. Sendo assim, entendo que outras pessoas podem aproveitar aquele exemplar melhor que eu. Então porquê não fazer uma seleção e deixar na sua estante somente aquilo que te atrai e/ou é verdadeiramente importante para você? Pense nisso!

Abraços!

2 Comentários

  1. Muito bom, eu antes não fazia o desapego, mas aí foi ficando demais de cheia...agora sempre compro ou ganho, acabo doando algum outro
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente a melhor forma de decidir do que abrir mão é avaliando o que queremos que fique, Fran. Uso basicamente os mesmos critérios que você, favoritos e de valor sentimental. Pois todo bom leitor sabe que bons livros além de palavras trazem emoção né? Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!