Em 2016 muitas pessoas leram Os Miseráveis, de Victor Hugo, incentivadas pelo projeto de leitura coletiva organizado pela Fran do blog Livro & Café. Infelizmente, não estava nos meus planos ler o livro na época, além do fato de que eu não tinha um exemplar físico para chamar de meu (haha!).

Ainda assim, acompanhei o projeto nas redes sociais e pude ver que muita gente, que tinha receio da tamanha responsabilidade de ler um clássico importantíssimo para a literatura mundial, simplesmente se apaixonou e se permitiu ser feliz a cada página lida.

E ver a empolgação só alimentou minha vontade de ter experiência de leitura - que na realidade já existia, mas que acabou se intensificando. Sendo assim, me programei para adquirir o meu tão almejado box da cosac naify na última black friday... depois disso, pensei: pra quê adiar mais?

Coisa linda!  *-*
Já que estamos falando de um calhamaço, e já que adoro projetos de leitura, resolvi unir o útil ao agradável. Sendo assim, quero compartilhar contigo o me cronograma de leitura. O projeto irá se estender durante todo o primeiro semestre do ano.

Vale salientar que o cronograma abaixo foi pensado por mim... não sei se existe algo semelhante internet a fora. Não optei seguir o cronograma criado pela Fran, divulgado ano passado, porque achei melhor fazer isso de acordo com a minha realidade de leitura. Veja só como ficou bem simples.

  1. Janeiro | Leitura do livro Fantine (1): 1 - 430 | Cerca de 110 páginas por semana.
  2. Fevereiro | Leitura do livro Cosette (2): 431 - 790 | Cerca de 89 páginas por semana.
  3. Março | Leitura do livro Maruis (3): 791 - 1126 | Cerca de 83 páginas por semana.
  4. Abril | Leitura do livro O Idílio (4): 1127 - 1580 | Cerca de 115 página por semana.
  5. Maio | Leitura do livro Jean (5): 1581 - 1951 | Cerca de 93 página por semana.
  6. Junho | Leitura do posfácio: 1953 a 1971.

Se você ainda não leu Os Miseráveis, mas tem o livro em casa e sente que chegou a hora, ficarei feliz em ter sua companhia nessa jornada. Estarei sempre divulgando meus progressos de leitura, especialmente no instagram (@francs_x), então poderemos ir dialogando. Mas se você já leu o livro e está aqui só de passagem, então torce por mim. Será uma batalha árdua, porém, irá valer a pena. Não acha?

Abraços!

2 Comentários

  1. Os Miseráveis é um dos muitos calhamaços que tenho vontade de ler, Fran. Infelizmente quando não se tem uma estante adequada acabamos adiando ainda mais a leitura por não ter como guardá-lo adequadamente. Livros finos conseguimos ir encaixando em qualquer cantinho, mas com livros grandes assim não é tão simples. Porém, se tudo der certo logo também poderei ter um exemplar de Os Miseráveis pra chamar de meu. [rs] Até lá, te desejo sorte e sucesso no projeto. Aliás, gostei do seu cronograma. Acho que quando for a minha vez me basearei nele. Ótimo post.

    Beijos!
    Portal Andar de Cima

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran,
    Eu estou me enrolando para ler Os Miseráveis desde 2014, acredita? Que vergonha...
    Mas pretendo começar a ler nos próximos dias.
    Não vou te acompanhar no projeto, pq nao funciona para mim. Quando começo um livro preciso ir até o fim.
    Mas boa sorte com o projeto.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!