Como diz a própria capa do livro, esse é o diário de bordo de uma garota que aprendeu a viver com AIDS. Ou, em outras palavras, essa é a (incrível) história de uma brasileira que enfrentou o inferno para sobreviver. Por isso, não poderia de fazer essa indicação. 

No tom coloquial próprio dos jovens, Valéria Piassa Polizzi relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que faz uma enorme diferença em sua vida: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos. Logo, a autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando clara a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.


Depois Daquela Viagem que relata a própria vida da autora; é um livro para refletir. Ele nos traz certa tristeza, como o título ou a sinopse nos transmitem, mas também proporciona graça e emoção. É, com toda a certeza, o tipo de história que todos, principalmente os jovens, deveriam ler. Ele nos dá reais lições de vida, que inspiram, confortam e aconselham.

Além disso, e especialmente, é possível sentir cada momento de desilusão e dificuldade da autora em ter que conviver com uma doença que não só traz malefícios para o corpo, mas também o preconceito alheio.

Muitos associam a doença à morte. No entanto, é possível aprender a viver, mesmo quando sentimos que a morte nos rodeia constantemente. Este é um grande exemplo de como somos presos a uma realidade que mal conhecemos.  E é isso que a Valéria quer nos mostrar com este livro, além de tantas outras maravilhosas lições dadas.

Por essas e outras é que recomendo fortemente a obra, principalmente para quem gosta de livros onde o tema passe inúmeras reflexões da vida. Depois Daquela Viagem também irá te emocionar, te fará rir e com certeza irá te ensinar que a vida não pode se limitar a certas viagens.


8 Comentários

  1. Nossa.. esse é um livro bem antigo mas nunca tive oportunidade de ler. Espero um dia ter oportunidade de ler pois parece ser uma otima lição de vida real.
    Super beijos

    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, AIDS aos 16 anos =/
    Vou confessar que pela capa, não curti muito. Mas livros que tragam experiencias que possam ser refletidas no nosso dia-a-dia, é smp bem vindo ^^

    Bgs'

    ResponderExcluir
  3. Aiiin, eu acho que ouvi falar desse livro há uns anos atrás. Vou procurar saber mais depois.

    beeijos
    Jéssica

    ResponderExcluir
  4. Primeiro Livro que li amo demais, tem um lugar especial na minha estante.O trabalho de vocês esta fantastico continuem assim.

    ResponderExcluir
  5. Li ele quando era adolescente, acerca de uns 10 anos atras e até hj está em minha prateleira, pronto para uma leitura e uma nova emoção.

    Parabéns ao blog, está excelente!

    ResponderExcluir
  6. Esse foi o primeiro livro "grosso" brasileiro que eu li... Passei muito tempo lendo só os fininhos e pequenininhos... Não sou muito fã de literatura brasileira... Mas, esse... Esse jeito legal dela contar a história dela... Me fez mudar conceitos...
    Adoro essa moça!!!

    ResponderExcluir
  7. eu li esse livro pela primeira vez, quando tinha uns 12 anos... Desde então, eu procuro ler pelo menos 1 vez por ano. Mesmo sabendo o que acontece. Toda vez o livro me traz uma coisa 'nova'. E é um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  8. Esse foi meu primeiro livro, muito bom, nunca esqueci... FANTÁSTICO.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!