Khaled Hosseini, filho de uma professora do segundo grau e de um funcionário do Ministério do Exterior, nasceu em Cabul, Afeganistão, no ano de 1965, mas mudou para os Estados Unidos em 1980. Hosseini formou-se na escola secundária em 1984, e em 1988 na Universidade de Santa Clara, onde ganhou o título de Bacharel em Biologia. Após alguns anos, ingressou na Universidade da Califórnia, San Diego, onde em 1993 recebeu o título de Doutor em Medicina. Completou o período de residência em Medicina Interna na Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, no ano de 1996.

Quando Hosseini era criança, leu desde poesias persas à romances como Alice no País das Maravilhas e a série do detetive Mike Hammers, do escritor Mickey Spillane. As memórias de um Afeganistão pré-invasão soviética e suas experiências pessoais, o levaram a escrever o seu primeiro romance, O Caçador de Pipas. Um homem hazara, chamado Hossein Khan, trabalhou para os Hosseini quando eles moravam no Irã. Quando Hosseini estava cursando seu terceiro grau, ensinou Khan a ler e a escrever. Ainda que o relacionamento com Hossein Khan tenha sido breve e um tanto formal, a afeição de Hosseini por esta amizade serviu como inspiração para o relacionamento entre Hassan e Amir em O Caçador de Pipas.

Hosseini também é autor de A Cidade do Sol, que narra o destino de duas mulheres, as quais acreditam fielmente nos caminhos traçados para elas, mas se surpreendem ao ver que nem sempre se pode ter o rígido domínio da existência. Esta obra traça em paralelo a trajetória destas personagens, até o inesperado encontro entre ambas.

Atualmente, Khaled Hosseini é casado com Roya Hosseini e tem dois filhos, Haris e Farah, a quem considera a noor de seus olhos.


Saiba mais sobre suas obras:


O Caçador de Pipas é a história do jovem garoto Amir, que, mesmo depois de adulto, é constantemente atormentado por memórias de um trágico evento que ocorrera em sua infância. O romance tem como cenários o Afeganistão, desde a queda da monarquia até o colapso do regime Talibã, e a cidade de São Francisco, EUA. Dentre os diversos temas abordados, encontram-se as tensões étnicas entre os Hazara e os Pashtun no Afeganistão, e as experiências de imigração de Amir e seu pai para os EUA. O romance é o terceiro lugar entre os mais vendidos em 2005 nos EUA. Hosseini dedicou este livro aos seus filhos, Harris e Farah, e às crianças do Afeganistão. Pouco depois o filme O Caçador de Pipas foi lançado, numa produção de Sam Mendes.

A Cidade do Sol, por sua vez, é o encontro de duas histórias. Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos, mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Ambos os livros valem muito a pena.
Abraços!


8 Comentários

  1. Nossa, nunca tinha lido à fundo a Bio do Hosseini e achei super interessante. Ele tem uma ótima formação acadêmica, Biologia e Medicina e justamente por isso, deve ter uma mente prodigiosa. Podemos ver o resultado dessa mente prodigiosa em suas obras. O Caçador de Pipas, magnífico e a Cidade do Sol. Mesmo este último eu não tendo lido, pela indicação fiquei com AQUELA vontade de comprar mais um livro pra minha coleção. Na certa ele será um dos próximos. Ótima bio e indicação, Fran!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto a biografia de Khaled Hosseini, apesar de ter começado a ler A cidade do sol, e depois abandonado.
    Muito imprecionante a sua biografia. Agora me interecei a ler esses livros( depois que eu terminar os meus que eu pretendo ler, rsrsrs).

    ResponderExcluir
  3. Não faz meu estilo de leitura mas é um bom autor

    teh mais

    ResponderExcluir
  4. Só li O caçador de pipas MARAVILHOSO, e quero muito ler Cidade do Sol... :)

    Beijos

    chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho O Caçador de Pipas aqui, mas nunca tive coragem de ler. Me disseram que era muito dramático e triste. Não sou muito fã de livros nesse estilo.
    Achei o blog lindo, meninas! Parabens!
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oie!
    nossa eu admiro muito esse autor. Ja li esses dois livros dele e gostem imensamente mais da Cidade do sol.
    Ainda n tive a chance de fazer uma resenha sobre ele, mas pretendo fazer qualquer dia :D

    bjus
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum dos livros dele, mas por falta de tempo mesmo HAHA o próximo livro que quero ler, tirando os da escola, é dele. Cidade do Sol já me encantou só pela resenha, que ficou muito boa por sinal. Parabéns meninas!

    ResponderExcluir
  8. A Cidade do sol é um excelente livro. Recomendo para quem ainda não leu ;)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!