O Caçador de Pipas, obra escrita por Khaled Hosseini, foi considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Emocionante, comovente, instigante e revelador, a história nos contextualiza em todos os momentos com situações que expressam os mais variados sentimentos humanos e resgata a essência de alguns deles.
A obra conta a história de Amir, um afegão imigrado para os Estados Unidos que se vê obrigado a acertar as contas com o passado. Quando crianças, Amir e Hassan eram grandes amigos mesmo ambos sendo de mundos diferentes. Amir fazia parte fazia parte da alta sociedade enquanto Hassan era apenas filho de um de seus empregados. Isso não os impediram de crescer juntos e, em sua simplicidade, Hassan oferecia o tipo de amizade que não encontramos facilmente nos dias de hoje. Infelizmente, Amir se depara em situações inusitadas e acaba tomando algumas atitudes que vêm a gerar a separação dessa bela amizade. Durante anos, ele não consegue esquecer seu amigo e o que fez com ele. As memórias e o sentimento de culpa o perseguem todos os dias. Isso, até surgir uma oportunidade de reparação.
O livro descreve bem os personagens. Ele possui uma linguagem maravilhosa, cheia de emoção e pontos de tristeza. A história vivencia e é baseada na realidade que podemos encontrar em qualquer lugar, é algo universal. Ao decorrer da leitura nos deparamos com arrependimento, dor, culpa, sonhos... Atitudes que nos surpreendem. Ele realmente nos faz refletir.
O final não foi surpreendente e nem muito mágico, mas foi um fim oportuno pra um livro que não é de mistério. Ele é realista, e sabe nos prender fazendo com que a leitura flua rapidamente.
Este é mais um livro que recebeu adaptação para as telonas. Mas, infelizmente, o filme não agradou boa parte dos leitores fieis e amantes do livro. O filme não retratou tão bem como deveria, mostrando a história de uma forma confusa, focando a atenção em outros aspectos talvez desnecessários, e não expondo a verdadeira essência do livro.

"Existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente a variação do roubo. Quando você mata um homem, está roubando uma vida. Está roubando da esposa, o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça [...]"

(Nota: Muito Bom!)

2 Comentários

  1. Esse livro, parece mesmo ser bom.

    E também, quando esse livro foi para os cinemas(apesar de nunca ter assistido), sempre acho que a maioria dos filmes baseados em livros, sempre mudam completamente TUDO!

    *MAIS SEMPRE PREFIRO LER O LIVRO PRIMEIRO!

    MAIS VOLTANDO AO ASSUNTO O LIVRO O CAÇADOR DE PIPAS.

    Quando vi aqui no blog, falando sobre o escritor, e seus livros, vejo que ele é mesmo bom. Apesar de abandonar um de seus livros.

    Mais depois, estou querendo ler os dois livros. A CIDADE DO SOL E O CAÇAFOR DE PIPAS.

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler esse livro, mas nunca sei o que esperar dele. As opiniões sobre o mesmo diverge tanto nas resenhas que leio...
    Assim que eu terminar a minha meta de leitura o comprarei!
    Tá decidido!

    Adorei a resenha!
    Bjinhos

    (@daride)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!