O Monge e o ExecutivoUma História Sobre a Essência da Liderança, escrito por James C. Hunter, não nos dá somente uma lição de comando, propriamente dizendo, mas também nos mostra o óbvio de valores que devemos ter por toda a vida, como responsabilidades, comprometimento, respeito e acima de tudo, o amor.

A obra conta a história de John, um homem bem sucedido, casado com uma mulher magnífica, e pai de duas lindas crianças. Ele tinha tudo para ter uma vida feliz, no entendo, as coisas não são exatamente como parecem ser, e sem que se desse conta, John viu sua família se desestruturar, sabendo que grande parte dos motivos que levaram a tais proporções, chegavam a ele. A pedido de Rachel, sua mulher, ele conversa com um pastor na busca de soluções, que o aconselha a participar de um retiro em um mosteiro cristão para tentar refletir e colocar um pouco de ordem nas coisas. Sem dar muita importância, John não se vê motivado a ir neste lugar, mas sua esposa achava que aquilo seria realmente necessário, e para agradá-la, resolve passar uma semana longe de toda a sua rotina cotidiana.


O livro é dedicado a todos, mesmo para aqueles que não querem ser lideres no futuro. É importante que nós saibamos que para liderar uma pessoa, primeiro temos que liderar nossas vidas, nossos corações, nossas emoções. Servir é o primeiro passo para um líder de sucesso, mas servir com amor, que não é somente um sentimento, mas é também um comportamento, e John aprendeu e refletiu muito sobre isso durante sua semana de experiência.

Confesso que esperava um pouco mais do livro em si, e às vezes me senti até entediada, mas ele faz questão de nos mostrar frases e pensamentos impactantes, prendendo a atenção do leitor, fazendo-nos refletir sobre a maneira pessoal que temos de enxergar o mundo. Devemos começar a agir de forma sensata e correta para termos uma relação mais amável com o nosso mundo externo, mas principalmente interno.

John saiu transformado, com uma nova percepção e forma de ver o mundo, as coisas e as pessoas que o rodeiam. Talvez você também se sinta transformado após essa leitura... quem sabe.

- Excelente, excelente – Simeão reagiu com seu sorriso costumeiro. – Pensem nos velhos paradigmas: o mundo é o plano; o Sol gira em torno da Terra; a salvação virá se você for uma boa pessoa; as mulheres não podem votar; os negros são inferiores; as monarquias devem governar as pessoas; cabelos longos e brincos são somente para mulheres, e assim por diante. Novas idéias e maneiras de fazer as coisas estarão sempre sendo desafiadas, e até rotuladas como heréticas, coisas do diabo, comunistas. Desafiar os velhos caminhos requer muito esforço, mas acomodar-se nos paradigmas ultrapassados, também. O mundo está mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não desafiarmos nossas crenças e paradigmas.

 (Nota: Bom!)

3 Comentários

  1. Tenho que comprar esse livro! Nossa bem legal, pensava que esse livro é meio tedioso. Mais pela resenha elel é bem legal!:)
    Beijos:*
    Ótima resenha

    ResponderExcluir
  2. Recomendo esse livro, muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. ..

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!