Marcada, escrito por P. C. Cast e Kristin Cast, é o primeiro livro da saga The House of Night (Morada da Noite). Esta é uma narrativa de adolescentes que estão passando por uma fase um pouco complicada de suas vidas, possuidores de problemas com família, namorado(s), amigos, e outros, além do fato de que alguns deles precisam passar pela transformação mais assustadora de suas vidas: tornar-se um vampiro.

O enredo é direcionado a princípio à Zoey Redbird, uma garota aparentemente comum, que sofre sérios problemas com a matemática, e com vida que levava. Vivendo ao lado do padrasto na qual ela odeia, sua relação com sua mãe torna-se complicada e difícil demais. A única pessoa que ela mostra confiar e realmente amar (ou pelo menos uma das) é a sua avó, além do seu namorado, Heath. Esses pareciam problemas aparentemente comuns da vida de qualquer adolescente... até que tudo muda quando ela é marcada para tornar-se uma vampira. Para isso acontecer, ela precisaria mudar-se para a Morada da Noite, onde passaria por um processo de aprendizagem, transformação e adaptação de seu corpo para só assim virar uma vampira de verdade. Ao chegar nessa nova escola, Zoey sente-se um pouco deslocada, tornando-se o centro das atenções, até porque, ela não é uma novata qualquer.

O livro é bem surreal, de fato. A forma como os vampiros são transformados é diferente da forma convencional que já conhecemos. A forma como eles são marcados se dá através de um "rastreador" que elegem quais serão as pessoas que tem a chance de serem vampiras, sendo que elas possuirão a marca de uma lua crescente na testa para diferencia-los dos humanos. Sem mencionar o fato de que todos possuem o conhecimento sobre a existência dos vampiros. Eles não são necessariamente aceitos, mas todos sabem sobre a Morada da Noite.

O que mais me chamou a atenção, é que essa não é uma história apenas de vampiros, ou de romance entre adolescente. É mais que isso. É uma narrativa jovem, de adolescentes que precisam tornar-se vampiros, mas que também precisam lhe lidar com fatos cotidianos que todo jovem enfrenta: vida amorosa, brigas, conflitos, amizades que vem e vão, tudo isso é abordado. A história em si também não é unicamente direcionada a Zoey, mas sim, a todos que a cercam, como seus familiares e amigos. Além de tudo isso, eles precisaram lhe dar com grandes responsabilidades, e com fatos sombrios que irão decorrer ao longo da história.

A linguagem da obra é muito jovem, renovada e vulgar, por isso, apesar de surreal, ele é bem realista. Acredito que vale apena ler. Apesar de um pouco bobinho, por vezes, a série tem muita coisa interessante a nos mostrar... sua riqueza de fatos e acontecimentos são bem distribuídos ao longo do livro, e continuará assim ao longo da série, sem mencionar que essa é uma leitura muito viciante. É por essas e outras que, se você curte histórias que envolvam vampiros, magias, intrigas, romance e muito mais em um clima bem sobrenatural, com certeza não poderá deixar de ler essa série.


''As coisas seriam diferentes se uma novata mais poderosa tomasse o lugar de Aphrodite como líder das Filhas das Trevas.
Eu dei um pulo, sentindo-me culpada, mas disfarcei tomando um grande gole de refrigerante. O que eu estava pensando? Eu não tinha sede de poder. Eu não queria ser Grande Sacerdotisa e nem me meter em uma batalha pé no saco com Aphrodite e metade da escola (a metade mais atraente, aliás). Eu só queria encontrar um lugar para mim nesta vida nova, um lugar que me fizesse sentir em casa – no qual eu me encaixasse e fosse como o resto das pessoas.''

 (Nota: Muito bom!)

4 Comentários

  1. Esse livro parece ser legal
    Só o que me desanima é o fato de ter mais de 5 livros em sequencia
    Pois deve ser bastante cansativo além de caro
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. nunca tive vontade de ler esse livro e ainda nao tenho! hehehe
    mas a resenha ficou otima!
    bjs
    olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm dei quatro estrelas para esse livro..
    Não foi ruim, mas tbm não me conquistou..
    Tenho até o 6º para ler, e até hoje nem cheguei perto do segundo livro.. haha
    Um dia eu leio! husihuahsuihuai

    beeeeeeeeijo, Nayanne =*
    http://www.bookaholicworld.com/

    ResponderExcluir
  4. Ahh eu já cansei um pouco de historia de vampiros sabe.. mais tá ai uma serie que tenho vontade de ler :) quem sabe um dia pois minha wish list está tããão grande hehehe

    Beijos

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!