Olá, bookaholics!

É com muito gosto que apresento hoje uma citação, na verdade do prólogo do livro "O Menino e o Travesseiro". Prólogo este escrito nada mais nada menos do que pelo grande autor da língua portuguesa, José Saramago.
O livro, de autoria de Horácio Costa, é na verdade um texto curto, porém, lírico e poético.
Neste prólogo tão hermético foi que encontrei um escrito acerca dos poetas e então, resolvi compartilhar nesta seção aqui no blog:


"Não perguntamos ao sonhador por quê está sonhando, não requeremos do pensador as razões do seu pensar, mas de um e outro quereríamos conhecer aonde os levaram, ou levaram eles, o sonho e o pensamento, aquela pequena constelação de brevidades a que costumamos chamar, por necessária, se bem que insatisfeita, comodidade, conclusões. Porém, ao poeta - sonho e pensamento reunidos - não se lhe há de exigir que nos venha explicar os motivos, desvendar os caminhos e assinalar os propósitos. O poeta, à medida que avança, apaga os rastos que foi deixando, cria atrás de si, entre os dois horizontes, um deserto, razão por que o leitor terá de traçar e abrir, no terreno assim alisado, uma rota sua, pessoal, que no entanto jamais se justaporá, jamais coincidirá com a do poeta, única e finalmente indevassável."

Prólogo

2 Comentários

  1. Muito legal, Isa!
    Gostei, a maneira de como um sonhador expressa..

    Beijos:*
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Isabella!

    Adorei a citação. Saramago é Saramago, né? Acho que ele descreveu perfeitamente o poeta: sonhador e pensador. Porque todos que escrevem são poetas, qual é o mal de chamar um belo texto de poesia? Se nos inspira, tanto nos faz pensar quanto sonhar.

    Beijos!
    Camila
    Pool of words

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!