Franz Kafka nasceu em Praga a 3 de julho de 1883, cidade que na época pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de Herrmann Kafka e Julie Löwy, irá obter influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã. Nascem depois dele dois meninos, que irão morrer pouco tempo após o nascimento, fato que segundo alguns psicólogos especialistas na obra de Kafka, será um fator determinante para o sentimento de culpa presente em seus livros; e três meninas, entre elas Ottilie, sua irmã favorita, com quem ele chega a morar algumas vezes.
Em 1903, Kafka tem sua primeira relação sexual, o que lhe trará insegurança por toda sua vida. Na adolescência, declara-se socialista e ateu. Participa de reuniões com grupos anarquistas e, no fim da vida, engaja-se no movimento sionista. Cursa Direito em Praga, formando-se em 1906. Passa a trabalhar em companhias de seguros e, em paralelo, dedica-se à Literatura. Em 1917, é obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose.

Entre 1914 e 1924, Kafka esteve três vezes perto do casamento. Desistiu sempre. Tentou primeiro por duas ocasiões com Felice Bauer, uma alemã com quem se correspondeu até 1917. A última vez foi com Milena Jesenská, mais nova do que ele.

Fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Boa parte de sua obra foi publicada postumamente por seu amigo Max Brod.

Curiosidades:

Kafka aprendeu alemão como sua primeira língua, contudo era quase fluente em tcheco.

No momento de decidir que carreira seguir, Franz Kafka opta por cursar Filosofia, no entanto é impedido pelo seu pai, com quem não tinha uma relação de afetividade. Tendo de decidir entre Química e Direito, Franz opta pela faculdade de Química junto com seu grande amigo Max Brod. Permanece 15 dias no curso e desiste, entrando de vez para a faculdade de Direito, que será tema de boa parte de suas obras.

Formado em Direito em 1906, trabalhou como advogado a princípio na companhia particular Assicurazioni Generali e depois no semi-estatal Instituto de Seguros contra Acidentes do Trabalho. Solitário, com a vida afetiva marcada por irresoluções e frustrações, Kafka atingiu pouca fama com seus livros, na maioria editados postumamente. Mesmo assim era respeitado nos círculos de literatura que frequentava.

Kafka conta com extensa bibliografia, em especial:

A Metamorfose (1915)
Carta ao Pai (1919)

O Processo (1925)

O Castelo (1926)

Morreu em Klosterneuburg, a 3 de junho de 1924 em um sanatório perto de Viena. Se internara por causa da tuberculose, embora a causa oficial de sua morte tenha sido insuficiência cardíaca.

2 Comentários

  1. Não conhecia muito sobre o Franz até então, Isa. Gostei bastante de sua trajetória histórica, mas sinto muito o fato dele não ter sido tão bem reconhecido como deveria. O fato é que, mesmo assim, ele é lembrando por seus contos marcantes. Fiquei interessada em ''Carta ao pai''... talvez no futuro role uma leitura.

    Um beijo. :*

    ResponderExcluir
  2. Ei esse Franz aí parece um vampiro, sem ofenças! HAHAHA.
    Mais nunca tkinha ouvido falar dele. A história dele é muito legal, gostei! :D

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!