John Grogan nasceu em 20 de março de 1957, em Detroit. Filho de Ruth Marie Howard Grogan e Richard Frank Grogan, John cresceu amando os animais. Na infância teve um cachorro chamado Shaun, ganhando assim um fiel e inesquecível amigo.

Logo após se casar com Jenny, eles compraram em uma fazenda de criação de cachorros um labrador americano do qual deram o nome de Marley - ''Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele.'' (Marley e Eu).
Durante 13 anos, Marley viveu com eles, compartilhando alegrias e sofrimentos, sempre leal aos seus donos. Quando Marley morreu, John decidiu escrever uma coluna no jornal onde trabalhava em homenagem a ele. Da média de 20 cartas que recebia por cada coluna publicada, recebeu mais de 800 quando falou de Marley.Marley & Eu contanto toda a história. Então, assim, decidiu escrever.
Porém, antes de escrever o livro, John Grogan já era conhecido nos EUA por causa de suas colunas. Ele foi repórter e colunista de jornais de Michigan e da Florida antes de se tornar editor-chefe de uma revista de jardinagem. Atualmente é colunista do Philadelphia Inquirer, e já foi editor-chefe da revista Organic Gardening, tendo trabalhado ainda, como chefe de redação. Entre os prémios com que tem sido distinguido ao longo da sua carreira, merece referência, designadamente, o de Jornalismo do National Press Club. Grogan também ganhou diversos prêmios internacionais por causa de Marley & Eu, incluindo o National Press Club's Consumer Journalism Award, SIBA Book Awards e o Quill Award. Recentemente o aurtor escreveu um livro chamado Bad Dogs Have More Fun (Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais, no Brasil). 

John vive hoje com sua mulher, Jenny, e seus três filhos, Patrick, Conor e Colleen, em um sopé de uma montanha próximo a uma floresta na Pensilvânia. Depois da morte de Marley, eles adotaram um novo cachorro: Gracie, uma adorável labradora que os vizinhos e amigos consideram surpreendentemente calma.

Bibliografia:
  • Marley & Eu (Resenha aqui); 
  • Marley, o Cãozinho Trapalhão;
  • O natal de Marley; 
  • Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais; 
  • Meu barco e Eu;
  • De volta pra casa; 
  • Meu Querido Christopher.

6 Comentários

  1. Adoro o John e o Marley, li o livro e é uma das coisas mais fofas que meus olhos já leram!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai, adorei!
    Marley e eu é um dos livros que me fez chorar muito!!
    Adoro mesmo, conhecer um pouco mais do autor é sempre bom!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente AMO cachorros!
    Herdei esse gosto do meu pai! Quando morávamos em Ipanema/RJ, tivemos um Golden Retriever e um Labrador (João e Tirso. É, meu pai tem mania de dar nome de pessoas/lugares aos animais --') e meu coração doeu tanto, TANTO quando tive que deixá-los com a minha avó no sítio, porque na nossa nova casa não tinha espaço.

    Hoje os dois não estão mais entre nós, mas sempre me lembrarei do dia que os ganhei e das alegrias que me deram =')

    Meu sonho é casar e ter uma casa com um quintal bem grande, com muitos cachorros correndo e fazendo a festa, rs.

    Eu assisti o filme primeiro e me emocionei. Comprei o livro há pouco tempo atrás e já estou me preparando (emocionalmente e psicologicamente) para o choro e lembranças.

    Um super beijo Fran!
    E muito obrigada por comentar na minha resenha!

    Dani

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo, gostei muito do John e do Matley e é verdadeiramente um dos livros mais lindos que já liii ! AHUAHAUAHUAHUAHUA *---------*

    Muuiitoo legal .-.

    ResponderExcluir
  5. Ah, adorei saber um pouquinha mais sobre o autor de Marley e Eu. Confesso que à tempos estou louca para ler esse livro.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!