Título: Marley & Eu
Autor:
John Grogan
Edição:
1
Editora:
Prestígio
Páginas:
302
ISBN: 8599170848

- Sabe todas aquelas coisa que falamos para você? Não acredite nisso. Não acredite nem por um minuto, Marley. Nós te amamos!

Marley & Eu, escrito por John Grogan, é o resultado de relatos vividos pelo próprio autor e por sua família. Ele nos conta abertamente e de forma singular como, através de um cãozinho, todos souberam enxergar o verdadeiro significado do amor e da lealdade.

John e Jenny haviam acabado de firmar promessas de um amor eterno através de uma união matrimonial. Apaixonados e felizes, eles traçaram planos futuros, todos devidamente esquematizados, para uma vida repleta de dedicação e grandes realizações. Um desses planos seria gerar frutos desse relacionamento vivo e afetuoso, pois assim como todo casal, eles sonhavam em se tornarem pais de verdade. Acontece que Jen vivia reclamando e se autocriticando através de afirmações constantes que não seria uma boa mãe, já que nem de uma planta ela era capaz de zelar. Assim, John resolveu presenteá-la com um cãozinho, dando a eles a oportunidade de cuidar de um mascote fiel até ambos estarem prontos para futuras responsabilidades. E eis que surge Marley – nome este dado por eles mesmos -, aparentemente o labrador mais fofo da fazendo em que eles resolveram adquirir o mais novo membro da família. Acontece que Marley não era apenas fofo... ele também era impossível. Bagunceiro, destruidor, eclético e hiperativo são ''qualidades'' que definem bem o gênio do cãozinho, que passou a ser intitulado de o pior cão do mundo.
Eis que, após diversas e frustradas tentativas, Jen finalmente acabou engravidando. A família agora começara a se tornar maior, e em meio a tantas alegrias, decepções, conquistas e frustrações, lá estava ele, o cão mais excêntrico e fiel do mundo. John era devoto e leal a Marley, e o cão retribuía esses sentimentos, por mais louco que ele parecera ser.
Vemos através dessa história que aquele ditado popular que diz que ''o cão é o melhor amigo do homem'' é real. Apesar de tudo, Marley era puro. Além das qualidades um tanto negativas dadas a ele, o labrador também era amoroso, dócil e fiel. Por 13 anos, Marley teve um papel fundamental na vida dessa família em formação, dando a eles inúmeros momentos inesquecíveis. Por fim, a família Grogan soube tirar proveitosas lições de vida e de superação, além de guardar em seus corações a memorável história deste maravilhoso cão.
Marley & Eu é narrado em primeira pessoa. John não mede esforços e nos conta sem receio algum grande parte da sua história. História esta centrada em um cão que mudou a vida dessa família de uma forma incrível. Apaixonante, envolvente e instigante, o livro não apenas arrancar risos, mas também muitas lágrimas... talvez de comoção, talvez de tristeza.
Portanto, uma palavra: emocionante. Este é um dos poucos livros que classifico como favorito. Através da sua linguagem irreverente e forma dócil de escrever, John simplesmente me encantou com essa maravilhosa história, e o fato de ter sido uma história real só aumenta mais a emoção. A leitura flui facilmente, e encanta de forma incomum... é impossível o leitor não fazer parte da história, mesmo que de forma indireta. Dotado de tom leve com que se desenvolve, Marley & Eu relata com veracidade o relacionamento entre humanos e animais de uma forma tocante e jamais vista.
Indicado a todos os fieis amantes de animais. Ou até mesmo para aqueles que adoram uma boa história real, cheia de emoção e grandes lições de vida.
Assim como muitas obras de sucesso, Marley & Eu também recebeu uma adaptação cinematográfica. Dirigido por David Frankel e estrelado por Owen Wilson e Jennifer Aniston, o filme tratou o drama com bastante maturidade, sendo um tanto fiel. Entre erros e acertos, além de uma forma bastante resumida da obra original, o filme soube ser emocionante. Ele possui, entre tantas outras coisas, elementos capazes de conquistar imediatamente a simpatia do público, comovendo e arrancando muitas lágrimas a fora, tornando-o de fato um tremendo sucesso.

''Marley me fez pensar na brevidade da vida, em suas alegrias efêmeras e nas chances perdidas. Ele me lembrou de que cada um de nós tem apenas uma chance de conquistar a medalha de ouro, sem replay. Num dia, estamos nadando no meio do oceano, certos de que vamos alcançar uma gaivota; no dia seguinte, mal conseguimos nos abaixar para beber água em nossa tigela. Como todo mundo, eu tinha apenas uma vida para viver.''


(Nota: Excelente!)

7 Comentários

  1. Gostei da resenha, muito bem sistematizada e bem escrita. Parabéns, viu! Legal também falar do filme, que eu por sinal adorei, apesar de não ter lido o livro. Pretendo ler, e já está na minha lista tem um tempão mas ainda não comprei. É tanto livro bacana que eu vou enlouquecer!

    Israel Tabosa
    The Booking Books

    ResponderExcluir
  2. Own! Marley e Eu, muito lindo e é verdadeirament5e uma prova de amor :)
    Foi um dos livros mais lindos que já li. É muito emocionante, apesar de eu não ter chorado com ele, mais esse livro é mara =)
    Beijos :* Fran.
    Ótima resenha, como sempre !

    ResponderExcluir
  3. Marley & Eu é baseado numa história real? Gente, não sabia disso, nossa senhora O:
    Ahhhh, eu amei demais sua resenha, me deixou emocionada ><'
    Adoro histórias envolvendo cachorrinhos, sempre choro. A história em que eu mais chorei foi Para sempre ao seu lado, já viu?
    Eu nunca li o livro, só assisti ao filme e achei mega lindo, dei só umas choradinhas, haha
    E altas risadas, pq o Marley é um cãozinho muito fofo <3
    Parabéns pela resenha, divina
    Amei a frase que você colocou, simplesmente apaixonante

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fran!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas assisti ao filme e eu chorei... Como chorei!
    Marley realmente ilustra esse sentimento forte entre homem e cão. Por mais irracionais que eles sejam, apegam-se aos donos, têm instintos de proteção e, como não dizer, amam.
    O que, creio eu, deve ser muito interessante no livro é o fato de John ser colunista e falar sobre Marley em suas colunas, deve dar um aspecto todo especial, ressaltando a importância do querido pior cão do mundo.
    Ótima resenha!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  5. Tão triste, tão triste...
    Não conheço uma pessoa sequer que tenha chegado até o final de Marley e Eu sem ter chorado. E eu me incluo no grupo de pessoas que se emocionou com esse livro. Lendo a sua resenha, relembrei das aventuras desengonçadas de Marley, e tive de me segurar para não ficar triste novamente, haha. É, sem dúvidas, um livro incrível - na minha opinião, está naquele hall de quase-clássicos modernos, onde também figuram "A menina que roubava livros" e "O caçador de pipas". Só não vi o filme, porque eu havia construído uma imagem muito detalhada da história de Marley, e não queria quebrá-la...

    Parabéns pela resenha :')

    =*
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  6. eu totalmente amo Marley & Eu. é tão lindo, fofo, hilario e emocionante! ri e chorei com o livro e com o filme!
    adorei a resenha!
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Meu primeiro contato com Marley & Eu foi pelo filme... amei, chorei, achei realista e emocionante! Fiquei louca pra ler o livro, acabei ganhando e, sinceramente, não fiquei satisfeita. Não com a história em si, pois era muito legal (como havia de ser!), com muito mais detalhes que o filme... Mas senti que o formato no qual o livro foi escrito não me fez sentir a emoção, de fato. Também achei que o desfecho do livro foi muito rápido (se me lembro bem). Tudo isso cortou um pouco do meu clima com o livro e não me emocionei tanto.
    Enfim, sua resenha foi muito fiel. Adorei <3 O que relatei foi só a minha experiência com o livro, pois foi a 1ª vez que preferi o filme...
    Talvez um dia eu dê outra chance e volte a relê-lo ;) hahaha

    bjs.
    Luana Macêdo

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!