Olá, pessoal!  *o*

Antes de qualquer coisa, gostaria de avisar que a eventual ausência de post's essa semana é o resultado da falta de tempo por conta dos nossos estudos e obrigações para com ele (falo em meu nome e em nome da Isa). Contudo, estamos trabalhando para que o fluxo de postagens ocorra frequentemente. Em todo caso, aqui está a nossa breve justificativa caso ocorra alguns imprevistos.
Bem, no mais, hoje trago uma resenha de um dos livros da nossa querida Agatha Christie, por isso, apreciem!

Título: Os Crimes ABC
Autor:
Agatha Christie
Edição:
1
Editora:
L&PM
Páginas:
256
ISBN: 9788525419378


Os Crimes ABC, escrito por Agatha Crhistie, é mais uma das inúmeras obras instigantes da autora. Este foi publicado em 1936, e perdura até hoje, sendo um sucesso incontestável. 
O livro nos apresenta a uma série de assassinatos que ocorrem por ordem alfabética, sendo que as vítimas são pessoas distintas, sem aparentemente qualquer tipo de ligação. Acontece que antes do primeiro assassinato, Hercule Poirot recebe uma carta anônima assassina por um suposto ''ABC'', onde a pessoa o desafia a dar um desfecho a este(s) crime(s). Impressionado, mas sem dar relevância ao caso, Poirot só dar conta da ligação existente entre a primeira morte e a carta quando vê que um guia ferroviário ABC é encontrado sobre a vítima. A partir daí, novas cartas são enviadas antes de cada crime acontecer, desafiando a mente e a inteligência de Poirot e das pessoas responsáveis pelos casos. Porém, mesmo assim, o detetive mostra que é mais inteligente do que muitos acreditam.
A obra é narrada por um grande amigo de Poirot, o capitão Hastings, que o ajuda a solucionar os crimes. Para quem não tem conhecimento, Arthur Hastings é mais um dos personagens fictícios da autora presente em seis livros da mesma, onde Hercule Poirot é o protagonista. Contudo, há também alguns capítulos distintos em Os Crimes ABC onde a narrativa é direcionada a outro ângulo, ou seja, acaba não fazendo parte da narração do capitão Hastings. Pode soar um pouco confuso, mas esta mescla é de tamanha importância para o entendimento do desfecho da história, e principalmente do crime.
Não há dúvidas em relação à qualidade do livro. Entretanto, ainda sim, esperava um pouco mais em relação ao desenrolar do crime. O final é surpreendente, mas o enredo da história foi levado a um ponto enfadonho e confuso, me entediando em alguns capítulos. O mais instigante foram os momentos onde os crimes são descritos, pois o mistério e a falta de pistas, ou provas, deixam o leitor com gosto de quero mais... a curiosidade e a vontade que há de imaginar como tudo aquilo aconteceu estimula o ledor, fazendo com que a leitura flua normalmente, e com interesse. Agatha foi dona de uma inteligência admiradora, e, como sempre, soube surpreender. Os Crimes ABC é original, desafiante e revelador... só poderia ter sido escrito pela eterna rainha do crime.

''Acho que o ponto de partida de meu interesse por este caso foi a menção feita ao guia de trens ABC. Até então meu entusiasmo era reduzido. Aquele sórdido assassinato de uma velha senhora numa pequena loja era mais um dos crimes comuns noticiados pelos jornais sem nenhuma significação especial. A meu ver, a carta anônima, com a referência feita ao dia 21, representava uma mera coincidência. Eu estava certo de que a sra. Ascher fora vítima de um ato brutal de seu marido, bêbado e grosseiro. Mas agora, a descoberta do guia ferroviário (muito conhecido pela abreviatura ABC, citando todas as estações ferroviárias em sua ordem alfabética), viera excitar a minha imaginação. Isso não poderia ser, seguramente, uma segunda coincidência?''

(Nota: Bom!)

8 Comentários

  1. Estou lendo os livros da Dama do Crime pela ordem cronológica e falta alguns antes de chegar nessa obra, mas já vi um episódio no animê 'Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple' e já da pra esperar muito do livro.

    Parabéns pela resenha, da pra aumentar a vontade de lê-lo!!

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu ainda não li nenhum livro da Agatha Crhistie, q vergonha né?

    Mas acho que não vou começar por esse não....


    Beijos

    www.livrosetsurus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nooossaaa !
    Não sabia que esse livro é assim tão imprecionante!
    Só podia ser a Agatha ^^

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse livro, e com certeza é uma grande obra, amo Agatha Christie!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nenhum livro da Agatha Crhistie, mas tenho muita vontade de ler já que os livros dela parecem ser maravilhosos.

    Gostei da resenha ;D

    Bjão;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante seu blog, já estou seguindo =)
    Parabéns pela resenha e pela escolha do livro, confesso ainda não ter lido nada dela mas tenho alguns na minha estante no aguardo. São clássicos que merecem nossa atenção.
    Agora gostaria de te convidar a fazer uma visitinha ao meu blog
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/ e se gostar e puder me ajudar no crescimento do mesmo com sua opinião e não esquece de me seguir e participar da promoção, ok???
    Ainda estou no inicio e fico muito agradecida com o apoio =)
    Ótimas leituras e sucesso!!!!
    Aline Cury

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada da Agatha Christie, e muita gente vive me dizendo que eu TENHO que ler, mas sei lá, não consigo me interessar não.

    beijos querida
    ps: adorei o marcador *-*
    postei no blog ele já.

    ResponderExcluir
  8. Ah, tenho três livros da Agatha, porém confesso que ainda não li nenhum deles. Não conhecia Crimes ABC, mas pela sua resenha já deu para ver que é realmente muito bom. Mas um que entra para minha lista de de futuras compras 'Haha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!