Olá, caros leitores amigos!

Querendo fugir um pouco dos assuntos comumente tratados aqui, pensei em uma postagem diferente e... claro, como apaixonada que sou pela Literatura Brasileira, aproveitei uma 'brechinha' que vi por hoje. O Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo, a partir do dia 27 de setembro, inaugurará a exposição de um dos precursores do Modernismo Brasileiro e que fora o destaque da Semana de Arte Moderna de 1922: Oswald de Andrade.


Oswald de Andrade: o culpado de tudo
Periodo: de 27/09/2011 a 30/01/2012

[...]  
A frase “Direito de ser traduzido, reproduzido e deformado em todas as línguas”, escrita por Oswald em 1933 no verso da folha de rosto da edição original de Serafim Ponte Grande, é o ponto de partida da exposição...
[...] 
Em Oswald de Andrade: o culpado de tudo, o público tem a oportunidade de conhecer profundamente o polêmico escritor, um dos criadores da Semana de Arte Moderna de 22. 
[...]
A mostra contempla três dimensões de leitura: poética; histórico-biográfica; e filosófica. Estas dimensões não se caracterizam como “partes” em que se divide a exposição, mas como níveis de manifestação da ''vida-e-obra'' que se articulam de maneira inseparável no processo expositivo.

Creio que será um prato cheio pra quem gosta das raízes da nossa literatura atual... e pra quem não conhece ou não gosta, acho ainda que é uma excelente oportunidade para ver com outros olhos. 

A biografia de Oswald é fundamental para que conheçam um pouco mais do percurso desse grande artista e do que foi e significou a SAM:

José Oswald de Sousa de Andrade Nogueira (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Era filho único de Jose Oswald Nogueira de Andrade e de Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade. Seu nome pronuncia-se com acento na letra a (Oswáld). Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo, sendo o mais inovador entre estes. "Viajei, fiquei pobre, fiquei rico, casei, enviuvei, casei, divorciei, viajei, casei... já disse que sou conjugal, gremial e ordeiro. O que não impediu de ter brigado diversas vezes à portuguesa e tomado parte em algumas batalhas campais. Nem de ter sido preso treze vezes. Tive também grandes fugas por motivos políticos..." Anarquista, incômodo, ferino, irônico, brincalhão, Oswald foi a alma inquieta do Modernismo Brasileiro. Jamais contrariou sua máxima "Ver com olhos livres". Era um liberal corajoso, um rebelde que jamais aceitou a mesmice da vida.

Fundador de duas vertentes modernistas brasileiras, Pau Brasil e Antropofagia (clique nos nomes para saber mais), escreveu poemas, romances, peças teatrais. Combativo, seu objetivo fundamental era dessacralizar a obra de arte, por meio de irreverência. Ousado, nunca deixou de escrever o que pensava.

Foi com grande surpresa que Oswald de Andrade descobriu em meio sua estada em Paris, à época do Cubismo e Futurismo, que elementos de culturas até aí consideradas como menores, como a africana ou a polinésia, estavam a ser integrados na arte mais avançada. Assim, a arte da Europa industrial era renovada com uma revisitação a outras culturas e expressões de outros povos. Oswald percebeu-se que o Brasil e toda a sua multiplicidade cultural, desde as variadas culturas autóctones dos índios até a cultura negra representavam uma vantagem e que com elas se poderia construir uma identidade e renovar as letras e as artes. A partir daí, volta sua poesia para um certo primitivismo e tenta fundir, pôr ao mesmo nível, os elementos da cultura popular e erudita.

Bibliografia

Poesia
Sendo o mais inovador da linguagem entre os modernistas, abriu caminhos que influenciaram muito a poesia brasileira posterior (como a de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Mello Neto, o Concretismo e Manoel de Barros, bem como à obra do poeta francês Blaise Cendrars, considerado um dos 10 maiores poetas franceses do século XX pelo poeta Paul Eluard.
1925: Pau-Brasil
1927: Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade
1945: Cântico dos Cânticos para Flauta e Violão
1945: O Escaravelho de Ouro
1947: O Cavalo Azul
1947: Manhã

Romance

1922-1934: Os Condenados (trilogia)
1924: Memórias Sentimentais de João Miramar
1933: Serafim Ponte Grande
1943: Marco Zero à Revolução Melancólica

Teatro

1916: Mon Couer Balance e Leur Ame (parceria com Guilherme de Almeida)
1934: O Homem e o Cavalo
1937: A Morta
1937: O Rei da Vela; primeira encenação de seus textos em 1967, pelo Teatro Oficina de São Paulo
Além, é claro, de seus manifestos: Manifesto da Poesia Pau-Brasil e Manifesto Antropófago.

Um pouco do que foi a Semana de Arte Moderna...

A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse. Vale ressaltar, que a Semana em si não teve grande importância em sua época, foi com o tempo que ganhou valor histórico ao projetar-se ideologicamente ao longo do século. Devido à falta de um ideário comum a todos os seus participantes, ela desdobrou-se em diversos movimentos diferentes, todos eles declarando levar adiante a sua herança.
 
Alguns links para saber um pouco mais...

Bem, pessoal, creio que vale muito a pena a leitura desses artigos citados acima e os que estão no corpo do texto... fica então uma excelente recomendação para cultura e lazer. E, se caso não puder ir à exposição, cative-se com a irreverência de um pouco da história da literatura atual... Valorize o que temos de precioso!

Boa semana à todos!  :*

2 Comentários

  1. Oi, Isa.
    É sempre bom saber mais sobre a literatura brasileira ;)

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Enquanto a Globo só fala de Rock in Rio, aqui se fala da Semana da Arte Moderna. Parabéns pelo blog! Continue assim. ;D

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!