Olá, pessoal!  õ/

Entre meus acessos pelos sites e blogs afora, acabei me deparo com uma série de dicas interessantíssimas, publicadas originalmente em  Livros & afins, onde a ideia é dar sugestões ao leitor de como encontrar um bom livro para ler.  Por  isso acabei decidindo reparar para vocês como forma de trocarmos ideias sobre o assunto proposto, ok?  :)

Bem, então vamos lá?

1. Apostar nos clássicos
Um clássico vale a pena ser lido mesmo quando ele é ruim. Me explico: um clássico é considerado indispensável porque possui alguma qualidade marcante, por ter se tornado referência de alguma maneira. Nem sempre o critério é interessante para o nosso paladar, digamos assim. Mesmo assim, vale a experiência de descobrir que critério é esse, de ter a sua própria opinião sobre algo que todos falam.

2. Ler outro livro do mesmo autor
São raros os autores que escreveram apenas um livro. Se o autor já agradou uma vez, é provável que agrade de novo. Esse método tem a vantagem de, por tabela, de fazer do leitor um  ''especialista''. Assim é possível conhecer o estilo do autor, suas mudanças, seus temas preferidos. Quem faz isso geralmente não resiste e acaba lendo a biografia dele.

3. Procurar uma boa biografia
Raramente uma biografia é ruim. Conhecer a história real de alguém dá novas cores a tudo. É interessante como um romance que tem início, meio e fim, e saber que é verdadeiro torna mais interessante ainda. Dependendo do biografado, ler sua história nos faz entender melhor a sua profissão e o período histórico que ele vivia.

4. Pegar dicas com os amigos
Todo mundo tem algum livro para recomendar. Muitas vezes, são livros desconhecidos, ou com um título desinteressante ou que jamais seria lido se alguém não garantisse que é bom. Além da indicação do livro, isso fortalece a amizade: é uma maneira de valorizar a opinião dos outros. E depois será interessante comentar as impressões que os dois tiveram.

5. Confiar numa editora
Grandes editoras são muito seletivas na hora de publicar um autor, especialmente um desconhecido. As boas editoras são especialistas em alguns ramos de conhecimento – arte, misticismo, filosofia, etc – e fazem uma seleção bastante rigorosa. Por isso, um livro que pareça bom e foi publicado por uma editora boa, provavelmente é bom mesmo.

6. Ler uma página aleatória
Essa dica é pra sentir o estilo do autor. É possível escrever um começo muito bom; começar pelo fim quase ninguém gosta. Ao ler uma página aleatória, dá pra saber se o livro é centrado em diálogos ou em sentimentos, de que maneira o autor constrói as frases e o que descreve. Se em uma rápida passada de olhos o livro parecer interessante, as chances de ser mesmo são muitas.

E vocês, usam algum critério especial para a escolha de uma obra? Compartilhem comigo.  õ/

8 Comentários

  1. Adorei as suas dicas.
    Sou uma leitora assídua e sempre uso esses meios para escolher o próximo livro. Sem dúvida, recomendo esses passos para fazer uma aposta acertada.

    ResponderExcluir
  2. Sempre faço a dica 6. Preciso ler um pouquinho de uma pagina para analisar a narrativa e ver se me agrada. Sinopses podem ser bem escritas e o livro não. Nãoi curto biografias e sou meio preconceituosa com clássicos. Falha minha, vou tentar consertar, haha. Pegar dica é sempre boa pedida e confiar numa editora é essencial. Se você tá acostumado a ler livros com aquela editora/tematica, você tem mais chances de gostar de outros.

    Beijos
    Mulher gosta de façar

    ResponderExcluir
  3. Legal as dicas, super válidas ;D

    Clássicos realmente são sempre bem vindos, eu confesso que nunca li uma biogrifia, mas quem sabe um dia ;)

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tooodas as dicas. Talvez não muito com a numero 3(por não sou lá muito fã de biografias), mas de resto... sou totalmente a favor.
    Sobre a número 6: por isso eu adoro a Editora iD. Na contra capa de todos os livros deles têm a sugestão de uma página dele para você ler. E sempre uma página que não tem nenhum spoiler, mas que dá uma idéia melhor de sobre o que o livro trata.
    Adoreei as dicas!

    Beijoos Francielle!
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  5. OOi Fran *-*

    Ótima dica..
    Muito bom, e é verdade alguns quesitos desse post, sempre constumo ter ^^

    Beijos pima :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa muito interessantes essas dicas =)

    ResponderExcluir
  7. Eu leio vários blogs, então eu conheço vários livros por eles. Também tem o recebimento de e-mails das editoras informando sobre os lviros, o que cria uma curiosidade em mim. Outro critério é já saber do livro em inglês.
    Adorei as dicas, que estão muito boas!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Fran,
    Achei as suas dicas muito eficazes! Ótimas, de longe. Acho que os clássicos enriquecem, engrandecem o leitor e o seu repertório literário. As biografias, embora eu não seja a maior fã, nos fazem gostar mais do autor em questão. E a página aleatória é valiosa, acabo me apaixonando por um livro por uma simples quote.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!