Olá blogueiros e leitores frequentes!  :D

Atualmente, nossa coluna de citações é postada toda quarta-feira. Mas, como hoje é um dia especial, revolvi inverter os dias apenas essa semana para fazer jus a data. É por isso que eu trouxe para você uma novidade na qual eu gostaria de já ter divulgado aqui há algum tempo, mas eis que só agora surgiu à oportunidade certa. Além de divulgar a novidade, que para mim soou interessantíssima, esta também é uma forma simples de homenagear o dia em que provavelmente muitos de nós adorávamos comemorar, e como eternas crianças que somos, aqui vamos nós em uma singela e nostálgica passagem no tempo.

Quem aqui nunca foi fã de desenhos animados? Impossível uma criança não viajar e sonhar entre tantos enredos para diferentes gostos, e para diferentes idades. Todos nós temos um passado recheado de animações interessantes que serviam como um prato cheio aos nossos olhos. O famoso desenho A Caverna do Dragão é um forte exemplo quando me refiro a uma ''produção interessante'', pois até mesmo aqueles que não se sentiam instigados pela temática, acabavam vendo, mesmo que apenas um episódio ou outro. Isso porque a produção chamava a atenção, e sabia prender o telespectador em um mundo mágico cheio de fantasias... mundo parecido ao que o das seis crianças do enredo foram presos, inclusive.  ;)

Transmitida no Brasil pela Rede Globo desde os anos 80, sendo ocasionalmente ainda exibida, A Caverna do Dragão foi um desenho diferente, enigmático e cheio de mistérios. Dono de 27 episódios e três temporadas, a série foi inspirada nos romances e contos de J.R.R. Tolkien, sendo também baseada no homônimo RPG.

Quando crianças, provavelmente muitos de nós não possuíamos uma certa noção sobre o verdadeiro conteúdo do desenho. Porém, se pesquisarmos a respeito, encontraremos muitos arquivos que comentam a série de forma crítica. Quando o seriado americano LOST criado por J.J. Abrams chegou ao fim, por exemplo, acabou servindo de comparação com o desenho, o que fez ressurgir a curiosidade dos fãs sobre o que há por trás de A Caverna do Dragão. Para quem não lembra, vamos fazer um breve parecer sobre o conteúdo da série. Assim iremos todos refrescar a memória, ok?

O desenho nos mostra a história de seis típicas crianças dos anos 80 que tentam voltar ao seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons & Dragons. Durante um passeio de montanha russa, um portal se abre e traz o carrinho onde eles estavam para um outro mundo no qual todos aparecem trajando outras roupas e recebendo logo em seguida armas mágicas de alguém que se apresenta como o Mestre dos Magos. A partir daí, os jovens passam por uma série de aventuras em busca de uma forma de voltar para casa, nas quais o Vingador, um mago maléfico, tenta a todo custo tomar as armas dos jovens com a intenção de destruir o Mestre dos Magos e tomar todo o reino. Os principais personagens da série são Eric Montgomery (cavaleiro), Henry "Hank" Grayson (ranger), Diana Curry (acrobata), Sheila O'Brien (espiã) e Presto (mago), Robert "Bobby" O'Brien (bárbaro). Além deles temos o Mestre dos Magos, Uni, O Vingador, Demônio das Sombras e Tiamat.
 
O fato é que existiu toda uma polêmica em torno da série. Como o último episódio da terceira temporada não deu continuidade ao enredo da trama, até os dias de hoje há muita curiosidade e especulação em torno do motivo pelo qual não foi exibido o episódio final. Inclusive, existem várias versões sobre o que exatamente aconteceu com os nossos seis protagonistas, e qual fim levou O Vingador e o Mestre dos Magos, já que não existe acesso aos textos originais da obra.

Contudo, recentemente eis que surge uma novidade super bacana para os fãs enlouquecidos da série. Uma pessoa sob pseudônimo de D4MON3, através da Above Publicações, lançou recentemente o livro Caverna do Dragão, que promete ser uma releitura do famoso desenho animado. Segundo ele, milhares de fãs sofriam por não haver um final para essa saga fabulosa, e propondo-se a um desafio, decidiu escrever história com começo meio e fim para a Caverna do Dragão. Foram muitas noites sem dormir, horas e horas de pesquisa e dois notebooks estragados exclusivamente para concluir o trabalho, diz o próprio D4MON3.  Ele afirma também que não tem a intenção de plagiar, pegar carona ou aproveitar do sucesso da história. Sua única intenção com esse livro foi criar uma coisa de fã, para dividir e compartilhar, e ainda acrescenta:

''Nas próximas páginas não espere encontrar um final para os desenhos que você assistia na TV pelas manhãs, muito menos uma compilação destes episódios. O que procurei fazer é uma nova história, uma visão muito pessoal e humilde de como começou a aventura e um desfecho para coroar os momentos de agonia e êxtase que vivemos ao assistir aquele que para mim foi o melhor desenho de todos os tempos.''
 

Eu particularmente achei a ideia genial, e apoio a iniciativa. O autor, a meu ver, não quis tomar a obra e nem muito menos falar sobre ela em um livro a par, mas sim nos dar a oportunidade de reviver as aventuras desses garotos em forma de páginas físicas. Aposto que muito fã bookaholic vai adorar a novidade\O/  Eu, por exemplo, mal posso esperar para conferir essa leitura. Nada como voltar alguns anos no tempo para reviver momentos e histórias que te marcaram para sempre...

Por fim, quem quiser conferir o site do livro, é só acessar aqui. Ou ainda, se preferir, assista o Book Trailer aqui. E feliz dia das crianças!  ;)

3 Comentários

  1. Oi Fran!
    Ótimo dia para escolher falar sobre esse tema mesmo ;D LKDAJSKLD
    Adorava a Caverna do Dragão mesmo, mesmo!

    Beijos, Kamila

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caverna do Dragão foi um dos meus desenhos preferidos na infância, e realmente acho que não tinha muita noção sobre o conteúdo, mas mesmo assim adorava.
    Eu queria muito que tivesse um final e desde que acabou eu já vi várias versões sobre o que teria acontecido.
    Bacana essa idéia do livro, vou tentar ler assim que possível.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. - feliz dia das crianças -
    Claro.. sempre assiti a esse desenho! Adoro desenhos animados ^^
    E fiquei super a fim de ter esse livro e ter também a oportunidade de lê-lo, afinal não sei o começo e nem o fim da história... Nossa, saber sobre esse desenho que todos podem ter assitido, ao olhar de uma pessoa :)
    Mais fui a procura para ver em que lugares estão a venda do livro, mais ainda não encontrei uma loja onde venda esse livro :( TENSO ¬¬'

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!