Título: Travessuras da Menina Má
Autor: 
Mario Vargas Llosa
Edição:
1
Editora: 
Objetiva (Edição de Bolso)
Páginas: 
396
ISBN: 978-85-390-0092-0

O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou - o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenários de momentos emblemáticos da História contemporânea. Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos dos anos 80; e na Madri em transição política dos anos 90. Assim, ao mesmo tempo em que conta a história de um amor arrebatador, Travessuras da menina má traça um quadro vigoroso das transformações sociais européias e convulsões políticas da América Latina. Muitas das experiências de vida de Vargas Llosa aparecem aqui, por meio de seus personagens - os tempos de penúria em Paris, seu trabalho como tradutor, sua simpatia pela revolução cubana e a ligação permanente com seu país de origem, o Peru. Criando uma tensão entre o cômico e o trágico, numa narrativa ágil, vigorosa e terna, que conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para contar uma história em que o amor se mostra indefinível, senhor de mil faces, como a menina deliciosa e má.

Ricardo Somocurcio, peruano, sempre se ateve a um sonho: morar em Paris. Ainda jovem no Peru, conhece uma garota a qual era capaz de encantar aos demais garotos além dele: Lily, uma "chilenita" recém-chegada na cidade de Miraflores. Passado algum tempo depois de seu amor inevitável por Lily, ela, juntamente com a irmã, são desmascaradas e, para a surpresa de Somocurcio, não eram do Chile. Logo trataram de não serem mais vistas. 

O tempo passou, Ricardo realiza seu sonho e, momentos depois, torna-se tradutor da Unesco. Porém, ainda tinha na mente lembranças de sua infância e adolescência em Miraflores: amizades de longa data na época, o momento histórico, namoricos... Mas Lily permanecia ali, viva! 

Reencontros se deram durante sua vida: Paris, Londres, Tóquio, Madri... Ela cada vez de um jeito e com um nome diferente. E talvez seja essa história recheada de coincidências que norteia o mais interessante: o amor encarnado na capacidade de perdoar e recomeçar, o amor encarnado "em mil faces", além de revivermos os períodos e acontecimentos históricos mais importantes.
Llosa permitiu com suas coincidências me entreter demasiadamente em sua narrativa. É um dos livros que eu posso afirmar que eu não conseguia parar de ler!

A visão se amplia quando pensamos que podemos incluir a crítica intrínseca à atual sociedade contemporânea, na qual relacionamentos são dotados de grande descartabilidade e a transgressão de virtudes que são essenciais em um indivíduo estão sendo notórias. 

Ricardo é vítima das vontades da "chilenita", se vê sempre envolvido pelo desejo e pelo amor:

"Mas eu moveria céus e terras para resgatá-la. Porque, como não podia negar, cada dia a amava mais. E sempre a amaria, por mais que me traísse com mil fukudas, porque ela era a mulherzinha mais delicada e mais bonita da criação: minha rainha, minha princesinha, minha torturadora, minha mentirosinha, minha japonesita, meu único amor."
p. 187
Ao meu ver, sua personalidade não é de alguém forte e que seja para si o autor principal de sua vida. Ele era mero coadjuvante para si mesmo. O trecho a seguir mostra o quão desesperançoso estava em relação ao seu futuro, sua profissão:

"E se, de repente, sentirmos que vamos morrer e nos perguntarmos 'Que rastro deixaremos da nossa passagem por este canil?', a resposta honesta seria: nenhum, não fizemos nada, além de falar pelos outros." 
p. 158
É revivendo a fazendo cronologicamente acontecimentos históricos que nos perdemos em meio à uma grande história dotada de uma ótima linguagem, descritivismo sem exacerbação, agilidade.
Desta forma, Vargas Llosa conquistou minha admiração profunda e quero em breve poder desfrutar de mais alguma obra... Claro que está mais do que indicado pra vocês também, né?!

(Ótimo, vale muito à pena!)

5 Comentários

  1. Que legal :)
    Nunca tinha visto esse livro, sério. Mais é bem interessante *-*

    Que narrativa!

    Ótima resenha Isa \Õ/

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ei, Isabella! Que iniciativa legal a sua de trazer um livro que foge totalmente dos padrões de literatura YA aos quais estamos acostumados! Principalmente quando o autor é vencedor do Nobel!

    Bom, eu ainda não havia me deparado com esse livro em ocasiões anteriores, e confesso que fiquei bastante dividido. A sua resenha me leva a crer que se trata de uma obra dotada de qualidade invejável e com alguns primores estilísticos - os trechos destacados por você são sensacionais! Interessei-me bastante pela história de amor que parece permear todo o desenvolvimento do livro, mas fiquei com um pé atrás em relação a esse desenho "das transformações sociais européias e convulsões políticas da América Latina.". Livros políticos não são exatamente a minha praia, e eu tenho medo de que essa feição da obra acabe por tornar opaca a história de amor. De qualquer forma, você deu nota máxima ao livro de Llosa, então provavelmente vale a pena correr o risco.

    Beijão!
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha
    Mas não me interessei pelo livro
    Não chamou minha atenção...
    Beijos

    Angela Graziela
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! :)
    Tenho uma amiga que é alucinada por esse livro! Diz que é incrivel, um ótimo romance, super bem escrito. Ja o peguei e folheei na livraria muitas vezes, mas acabo não levando. Gostei da narração que deu para notar de acordo com as quotes que você separou. Depois de ler sua resenha, com certeza vou procurar. Serio.

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo que eu quero ler esse livro. Eu vi ele em algum lugar, me interessei mas acabei esquecendo =/
    A sua resenha não só me lembrou dele como me fez ter mais vontade de ler, parece ser bem diferente dos livros que eu estou acostumada a ler.
    Bjo

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!