Olá, pessoal!
Hoje trago a biografia de nada menos que Mario Vargas Llosa. Herdeiro de um Nobel de Literatura, é o escritor da última resenha que fiz: "Travessuras da Menina Má" (leia a resenha aqui). Saibam um pouco mais da sua insipração e experiência no mundo das letras:
Jorge Mario Vargas Llosa tem sua origem em Arequipa, Peru, a 28 de março de 1936. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2010, além de escritor, é jornalista, ensaísta e político. 

Nascido em uma família de classe média e filho único de Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa Ureta, seus pais separaram-se após cinco meses de casamento. Com isto o menino não conheceu o pai até os dez anos de idade. Sua primeira infância foi na Bolívia, mas no período do governo José Luis Bustamante y Rivero, seu avô obtém um importante cargo político no governo, no norte do Peru, e sua mãe retorna ao Peru.
Em 1946 muda-se para Lima e então conhece seu pai. Os pais reconciliam-se e, durante sua adolescência, a família continuará vivendo ali.
Ao completar 14 anos, ingressa, por vontade paterna, no Colégio Militar Leôncio Prado, em La Perla, como aluno interno, ali permanecendo por dois anos. Essa experiência será o tema do seu primeiro livro - La ciudad y los perros ("A cidade e os cachorros", em tradução livre), publicado no Brasil como "Batismo de Fogo" e, posteriormente, como A cidade e os cachorros.
Em 1953 é admitido na tradicional Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, a mais antiga da América. Ali estudou Letras e Direito, contra a vontade de seu pai.
Aos 19 anos, casa-se com Julia Urquidi, irmã da mulher de seu tio materno, e passa a ter vários empregos para sobreviver: atua como redator mas também fichando livros e até mesmo revisando nomes em túmulos nos cemitérios. Em 1958 recebe uma bolsa de estudos "Javier Prado" a vai para a Espanha, onde obtém doutorado em Filosofia e Letras, em 19, na Universidade Complutense de Madri. Após isso vai para a França, onde vive durante alguns anos. Em 1964 divorcia-se de Júlia e em 1965 casa-se com a prima Patrícia Llosa, com quem tem três filhos Álvaro, Gonzalo e Morgana.
Sua obra faz crítica à hierarquia de castas sociais e raciais, vigente ainda hoje, segundo o escritor, no Peru e na América Latina. Expressa a luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru. Assim como vários outros intelectuais de sua geração, Vargas Llosa sofreu a influência do existencialismo de Jean Paul Sartre.
Vargas Llosa recebeu, além do Nobel de Literatura, o Prêmio Cervantes (1964), Prêmio Rómulo Gallegos (1967), Prêmio Príncipe de Astúrias (1986) e outros mais.

Bibliografia
Ficção
Os Chefes (1959);
A cidade e os cachorros (Brasil) // A Cidade e os Cães (Portugal) ("La ciudad y los perros") (1963);
A Casa Verde (1966) (Prêmio Rómulo Gallegos);
Os Filhotes (1967);
Conversa na catedral (Brasil) // Conversa n'A Catedral (Portugal) (1969);
Pantaleão e as visitadoras (1973);
Tia Júlia e o escrevinhador (Brasil) // A Tia Júlia e o Escrevedor (Portugal) (1977);
A Guerra do Fim do Mundo (1981);
Historia de Mayta (1984);
Quem matou Palomino Molero? (1986);
O falador (1987);
Elogio da madrasta (1988);
Lituma nos Andes (1993) (Prêmio Planeta);
Os cadernos de Dom Rigoberto (1997);
A festa do bode (Brasil) // A Festa do Chibo (Portugal) (2000);
O Paraíso na Outra Esquina (2003);
Travessuras da Menina Má (2006); 
O Sonho do Celta (2010).

Teatro
A menina de Tacna (1981);
Kathie e o hipopótamo (1983);
La Chunga (1986);
El loco de los balcones (1993);
Olhos bonitos, quadros feios (1996)

E mais...

É isso, galera!
Amanhã volto com mais coisinhas do mundo literário! ;)

Boa semana à todos! ;*

Deixe um comentário

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!