Olá, blogueiros.  (:

A citação dessa semana propõe uma reflexão erudita. Na verdade, não é tão complexa, mas exige uma compreensão que vai além.

Estamos tratando hoje de um trecho filosófico extraído do livro A República, que é uma das obras-primas de Platão. O fragmento foi retirado exatamente do livro VII onde se encontra o mito da caverna. Nele é tratada a ideia do mundo sensível e a do mundo inteligível, onde se conclui que homens presos conhecem apenas o mundo compassivo (que é onde vivemos segundo Platão), já o liberto é capaz de conhecer a verdadeira essência das coisas.

Sem mais delongas, vamos a passagem. Apreciem, e dividam comigo o entendimento de vocês acerca do assunto.  (:

~*~

''Mas a faculdade de pensar é, ao que parece, de um caráter mais divino, do que tudo o mais; nunca perde a força e, conforme a volta que lhe derem, pode tornar-se vantajosa e útil, ou inútil e prejudicial. Ou ainda não te apercebeste como a deplorável alma dos perversos, mas que na verdade são espertos, tem um olhar penetrante e distingue claramente os objetos para os quais se volta, uma vez que não tem uma vista fraca, mas é forçado a estar a serviço do mal, de maneira que, quanto mais aguda for a sua visão, maior é o mal que pratica?''
Pág. 214.

2 Comentários

  1. Muiito lindo ^^
    Mais como sou desatualizada, não sei quem é Platão :(
    Mais vou buscar saber! \Õ

    Beijos :*
    Pima.
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pensar todos pensam. A consciência é que é para poucos.
    (Exige mesmo abstração)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!