Ruta Sepetys, nascida em 19 de novembro de 1967 (ela faz aniversário no mesmo dia que eu *-*), é americana de ascendência lituana. Seu romance de estréia, A Vida Em Tons de Cinza, tornou-se um bestseller do New York Times. Ele narra o reinado de terror do temido Stalin nos países bálticos, e foi inspirado pela história da família Sepetys.

Ruta é a filha de um refugiado lituano. Quando pequena, estudou na França, e após sua graduação, mudou-se para Los Angeles. Em 1994 ela lançou Sepetys Entertainment Group, Inc., uma empresa de gestão de entretenimento representando Grammy ®, onde premiou o guitarrista Steve Vai. Em 2002, Sepetys foi destaque na revista Rolling Stone 'Women in Rock', edição especial de uma mulher que sabia fazer a fazer a diferença. A autora faz parte do Conselho de Consultores do Colégio Mike Curb de Entretenimento e Negócios Musicais na Universidade Belmont, e é também uma diretora da fundação Make a Noise, um nacional sem fins lucrativos que arrecada dinheiro para a educação musical. Sepetys reside atualmente em Nashville, TN.

Seu primeiro romance sobre o genocídio dos povos do Báltico depois da ocupação soviética em 1941 foi aclamado pela crítica, e foi traduzido para mais de 27 idiomas. Ruta afirma que o romance representa o "sofrimento extremo, e uma enorme esperança" exibido pelo povo do Báltico.

Sepetys tornou-se uma escritora de ficção histórica. Embora A Vida Em Tons de Cinza tenha sido inicialmente uma escrita para crianças e adultos jovens, o livro foi lido por muitos uma obra para todas as idades.

Bibliografia
  • A Vida Em Tons de Cinza (2011) - Resenha aqui.

Conheça também o site oficial da autora: http://www.rutasepetys.com/

Espero que a autora possa nos ofertar mais obras do gênero. Ela tem uma forma extremamente instigante de escrever... prende, e saber fazer o leitor se emocionar de verdade.  (:  Sucesso à Ruta!

4 Comentários

  1. Estou muito curiosa para ler o livro dela! Já ouvi muita gente dizer que é ótimo e a biografia da autora é bem curiosa :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Uma autora que faz niver ne mesmo dia que vc, muito mara, Fran :)

    E quero muito ler o livro dela, sempre vejo ótimos comentários *-*

    beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler A Vida Em Tons de Cinza, parece ser maravilhoso!
    Espero ter a oportunidade em breve. :3

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal! Adoro pessoas que se envolvem em projetos educacionais!!
    Sobre o primeiro romance dela, tenho uma enooooorme vontade em lê-lo!! Acho a capa magnífica! E a sinopse parece ser bem interessante e tbm emocionante...daquelas que é capaz de chorar hauahua!
    Gostei!!

    Bjs
    Ale
    http://www.introducingyouabook.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!