Olá, blogueiros e leitores queridos!

Bem, na última postagem eu trouxe algumas indicações acerca da literatura francesa e fiquei muito contente ao receber comentários tão positivos! :D

Ainda me utilizando desse assunto e já que indiquei como leitura "O Pequeno Príncipe", por que não uma biografia do autor? Bem, vamos descobrir todo sua obra e sua vida... Quem sabe alguns de vocês não se interessam também pelas outras histórias deste tão aclamado autor?! ;)

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (UFA!) nasceu a 29 de junho de 1900 em Lyon na França e faleceu a 31 de julho de 1944 na região do Mar Mediterrâneo. Era o terceiro filho de um casal de condes, uma família nobre, porém empobrecida. 
Inicialmente estudou no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Croix, todavia, no primeiro ano da Primeira Guerra Mundial, se transfere juntamente com seu irmão François para o colégio dos Maristas, na Suíça. 
Obteve licença de piloto em 1922, durante o serviço militar, e quatro anos depois ingressou na aviação pela companhia Latécoère.
Publicou seu primeiro livro, Correio do Sul, em 1929, na época em que ajudou a implantar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e no Atlântico Sul.

Na década de 1930, trabalhou como piloto de provas, adido de publicidade para a companhia aérea Air France e repórter do Paris-Soir. Na Segunda Guerra Mundial, apesar das deficiências físicas causadas por alguns acidentes aéreos, Saint-Exupéry serviu na aviação aliada. Com a queda da França em poder dos nazistas, fugiu para os Estados Unidos. Nesse período é que escreveu "O Pequeno Príncipe". 

Em 1943, voltou à força aérea no norte da África e morreu em missão, em 31 de julho de 1944.

Por hoje é isso, pessoal!

Um beijo e bom domingo a todos! ;) 

2 Comentários

  1. Estava mesmo pensando um dia desses se ele tinha escrito outros livros, porque o Pequeno Príncipe é um dos meus livros favoritos, e eu gostaria muito de ler obras semelhantes.

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é muuuuuito fantástico! O Pequeno príncipe é um presente pra humanidade... :D:D:D parabéens, o blog tá lindo *-* bjs

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!