Olá, blogueiros e queridos leitores!

Estamos um pouco em falta com vocês em termos de resenhas, e é por isso que eu trouxe hoje uma para vocês.  (:  Espero que gostem...

Título: A Testemunha Ocular do Crime
Autor: Agatha Christie
Edição: 2009
Editora: L&pm
Páginas: 256
ISBN: 9788525419132

Nota: 3 de 5

A Testemunha Ocular do Crime, escrito por Agatha Christie, é uma obra intrigante, cheia de mistérios e reviravoltas, e extremamente agitadora.
Seu enredo dá início em Londres, onde Elspeth McGillicuddy, após um dia de compras, pega um trem para o interior da Inglaterra, onde deverá se encontrar com a amiga Jane Marple. Esta é uma personagem de extrema importância à trama, como muitos já devem ter imaginado. Dotada de um encanto agradável e assombrosamente sutil, Miss Marple faz a diferença e se mostra inteligente, curiosa e capaz de inúmeras coisas para dar desfecho a uma história mal resolvida.
Já instalada na primeira classe do trem, Elspeth McGillicuddy, enquanto observava a paisagem, vê outro trem passando no mesmo sentido que o seu e, por um instante, as janelas dos vagões se alinham. É assim que ela vislumbra a imagem de um homem estrangulando uma mulher. Estada com o que presenciou, Elspeth decide contar o que viu, mas acontece que na estação ninguém acredita nela, ainda mais porque nenhum cadáver é encontrado. Porém, Miss Marple não se desengana fácil. Para investigar esse mistério, ela contará com o auxílio do seu sobrinho-neto, David, e de Lucy Eyelesbarrow, uma carismática personagem que faz neste romance sua única e marcante aparição.
A trama se torna demasiadamente instigante quando o leitor percebe a quantidade de mistérios que tomam o enredo. Onde estaria o cadáver? Quem teria matado a mulher? Quem seria essa mulher? Por que o tal assassino teria matado a pobre moça? Onde teria ido parar os envolvidos? Será que de fato há um assassinato, ou Elspeth imaginou tudo aquilo? Essas são algumas das questões que surgem facilmente com a leitura dos primeiros capítulos, e quando o ledor se dá conta, já é um total servo da obra. Porém, a quantidade de questões pendentes e o tamanho do mistério são tão desafiadores que o leitor acaba mergulhando em uma história complexa e até enfadonha por vezes. Há muitas reviravoltas, e quando você acha que está começando a desvendar o mistério, se dá conta que está indo pelo caminho errado. Típico de Agatha Christie, não acham? Mas talvez seja justamente isso que torne a obra tão querida, a capacidade de elaborar algo tão inteligente e erudito por parte da autora.
A linguagem da obra é envolvente, instigante e, como eu já mencionei, sabe como prender a atenção. O livro é denso, e nos apresenta um assassinato onde vários personagens descritos possuem motivos para querer a morte de alguém, dificultando ainda mais o poder de dedução do leitor. Outro ponto interessante é que alguns dos suspeitos acabam morrendo também, e deixa o leitor no ápice da curiosidade. Destaque para as personalidades de Lucy Eyelesbarrow e Miss Marple, que foram maravilhosas na trama. Ambas possuem a inteligência como característica comum, e isso tornou-se apreciável em meio a uma reflexão após o término da leitura.
O final é perspicaz. Agatha consegue deixar algo em aberto, que não atrapalhe a história em si, mas que possibilita ao leitor aguçar seu poder de indução, fazendo-o imaginar o que aconteceria após os fatos decorridos. É fantástico, e inteligente.

- Mas por que ele ia querer mata-la? [...] Não, se quer saber a minha opinião, nenhum deles teve qualquer coisa a ver com o crime.
Craddock concordou que parecia pouco verossímil.

10 Comentários

  1. Muiiito imprecionante!
    Não consegui desviar o olhar um só segundo de sua resenha *-*


    beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Francielle;

    Agatha é de longe a minha autora favorita, mas infelizmente ainda não li este livro, apesar de já conhecer a história do anime baseado nos livros da autora. Se os episódios já são incríveis, eu fico imaginando o livro. Tenho certeza que é ainda melhor.

    Pretendo em breve ler este. Só espero não demorar rs

    Beijos
    Ricardo (www.overshock.blogsopt.com)

    ResponderExcluir
  3. Eu já li o livro e gostei.
    Sou super fã da Aghata Cristhie e particularmente prefiro Hercule Poirot ao invés da Miss Marple.
    A resenha está ótima!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da autora
    Mas tenho muita vontade
    Pois sempre falam muito bem

    Beijos @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossaa, que livro show. Sua resenha está maravilhosa! Agora quero ler a todo custo esse livro, ou algum livro da mesma autora. hahaha
    Estou seguindo seu cantinho, parabéns!

    Abraços.

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu nunca li nada da Agatha Christie? Meu pai tem vários livros dela e diz que ela é melhor do que o Sherlock Holmes. :) Aliás, meu pai já trouxe dois livros bem antigos dela para eu ler, só que ainda não os li... :( Agora você me deixou mais curiosa pelas obras dessa grande escritora. Também fiquei bastante curiosa com o desvendar da história da resenha. Amo crimes! HUAHAU.
    Adorei a resneha! Muito bem elaborada e está de parabéns! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse livro, na verdade adoro uma boa parte dos Livros da Agatha Christie!

    Amei a resenha!!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha.
    Eu tenho um box da Agatha Christie, mas confesso que comprei só porque estava barato, mas nunca nem tirei da caixa pra ler =/
    A sua resenha me fez ficar curiosa sobre os livros da Agatha, porque eu gosto de livros de mistérios, mas ultimamente é tão na cara os mistérios que até perde a graça, e pelo que você falou esse livro não é assim. Vou dar uma chance e ler os que eu tenho.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Caramba, eu suspeitei do assassino no inicio, mas ela vai criando outros pontos e vc acaba se esquecendo do seu suspeito...admito que fiquei decepcionando com o final, mas não pela história, mas sim por eu nao ter imaginado aquilo. Parece meio obvio no final das contas... Mas tem seus meritos por isso. o Livro é excelente e não tem um momento chato na história.

    ResponderExcluir
  10. Agatha Christie escreve super bem, sou fã da autora. Ainda não li nada dela esse ano, preciso mudar isso, logo. Já li esse livro e gostei muito.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!