Olá, leitores!

Na tentativa de promover o Skoob, tendo como referência dados dos IBGE do ano de 2005, escrevi esse texto na tentativa de mostrar que, apesar dos enormes avanços tecnológicos na qual estamos acometidos, existem sim bons leitores que ainda dão prioridade aos livros físicos. Sendo assim, decidi compartilhá-lo com vocês, por isso espero que gostem.


Ferramentas virtuais, como o Skoob, ajudam na utilização frequente de livros no papel. 

Quando falamos sobre serviços gráficos, logo pensamos na modernidade e nas transformações vindas com ela. As tecnologias andam tomando um espaço considerável na vida das pessoas, e as publicações digitais andam mudando aos poucos a forma como elas consomem livros, jornais, revistas ou qualquer outro tipo de arquivo impresso. Isso põe em discussão o futuro desses meios de informação e entretenimento que até pouco tempo, ocupavam grande parte das atividades do comércio cultural. No entanto, lidamos com outro dado bastante relevante em meio à modernidade. 

A tecnologia pode estar presente na vida de um leitor de várias maneiras, mas as páginas dos livros físicos ainda serão folheadas por muito tempo, isso graças também a internet. Segundo o IBGE, o percentual pessoal de atividades culturais industriais, em termos de Edição e Impressão, ainda estão em alta, possuindo uma média de 45,6% em todo o Brasil. Basicamente, se você é um leitor ativo e bem informado, com certeza conhecerá uma das redes sociais mais acessadas e dinâmicas da atualidade, e o que é melhor, ele é dedicado unicamente para leitores. 

O Skoob – semelhante também ao Orkut – é moderno e muito fácil de usar. Nele você poderá criar sua própria estante virtual, listando os livros que tem, aqueles que deseja ou pretende ler, aqueles que abandonou, emprestou, ou até mesmo os seus favoritos. Nesta ferramenta você também poderá publicar resenhas, adicionar amigos, mandar recados e atribuir notas aos livros da sua estante. Além de prático, ele incentiva e motiva não só o jovem, sendo isso válido também para pessoas de qualquer idade. Atualmente, a sociedade possui a necessidade de estar sempre bem informada sobre as últimas novidades e lançamentos, não só do mundo literário, mas também dos cinemas, que também acabam influenciando nas leituras cotidianas.

Os jovens, hoje, lêem e escrevem muito na internet, abrindo um caminho para a leitura de livros no papel. Infelizmente, as pessoas têm o hábito de querer substituir, e não somar, mas é evidente que nem tudo é o que parece, e mesmo com toda a tecnologia presente, ainda existem bons leitores físicos. O hábito da leitura faz com que as pessoas passem a se expressar melhor, tanto na linguagem oral quanto na escrita, melhorando seu vocabulário, e aumentando seu raciocínio. Existe coisa melhor?


9 Comentários

  1. Com certeza Fran :D
    Eu sou uma dessas leitoras fisícas e que está presente no skoob, que enfim é um ótimo meio de comunicação :DDD E ao final como vc havia dito, melhora e muito na leitura oral ^^
    Adorei o texto *-*

    Beijos :*
    Natalia.
    http://www.musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu já pensei em comprar um Kindle para mim, mas seria mesmo só para adiantar a leitura pois, sou apaixonada pelos meus livros físico e meu maior sonho é ter um biblioteca imensa...já estou com 530 livro e quero muito mais.

    Vanessa - balaio

    ResponderExcluir
  3. O Skoob foi uma descoberta única na minha vida de leitora, com ele eu conheci muitos livros e minha fome de leitura foi amplamente aumentada!!!

    vanessa - balaio

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Fran. O Skoob - assim como os blogs literários - desempenha uma função digna de nota na tarefa de propagar a leitura e de prolongar a existência do livro físico. Eu tenho optado por usar o GoodReads (http://www.goodreads.com/) com mais frequência, principalmente porque estou sempre à procura de métodos para praticar o meu Inglês, mas o Skoob é uma ferramenta incrivelmente útil para os leitores que desejam dividir suas opiniões e encontrar outros camaradas de Língua Portuguesa. O site ainda é relativamente recente, e a sua estrutura ainda apresenta algumas falhas, mas eu espero que a programação da página seja melhorada em breve, facilitando ainda mais o convívio entre leitores, escritores, blogueiros e amantes da Literatura de uma forma geral.

    Grande beijo!
    Robledo - Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  5. 0 skoob é minha vida! Ainda bem que eu conheci ele logo. Amo de paixão!

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livros fisicos e acho que não vai sair de alta por um bom tempo - mesmo morrendo de vontade de ter um Ipad *-*
    Mas é o que você disse, essas novas tecnologias tem que vir para somar e não substituir os antigos. E tem mais, sempre haverão aqueles que preferem os livros: Taí o LP que continua existindo apesar do CD, do MP3 etc...

    teh mais

    ResponderExcluir
  7. poxa interessantissimo


    sem livros de papel nao vivo

    nunca trocarei eles pelos virtuais embora as ferramentas modernas ajudem a encontrar boas obras

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post Fran!
    O Skoob se tornou uma ferramenta essencial na minha vida...
    Quanto aos livros, eu prefiro os físicos.
    Não há nada como o cheirinho de um livro novo... :i

    beijos
    http://livrosetsurus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!
    Ótimos post! Adoro o Skoob e através dele conheci muito livros e tive a oportunidade de ler muitas coisas boas.
    Mas não troco os livros físicos por nada! ;)

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!