Olá, queridos!

A segunda e última citação do mês foi extraída de um clássico da literatura brasileira. Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra de cunho irônico e satírico sobre uma sociedade baseada na hipocrisia. O casamento, o adultério e os comportamentos individuais e sociais, por exemplo, são os direcionamentos mais explanados por Machado de Assis neste livro. Vamos à passagem?

Por fim interveio um compromisso entre o egoísmo e a piedade; eu iria vê-la em casa, e só em casa, em presença do marido, para lhe não dizer nada, à espera do efeito da minha intimação. Deste modo poderia conciliar as duas forças. Agora, que isto escrevo, quer-me parecer que o compromisso era uma burla, que essa piedade era ainda uma forma de egoísmo, e que a resolução de ir consolar Virgília não passava de uma sugestão de meu próprio padecimento.
Pág. 135
(Ediouro, 1997)


Tenham uma excelente semana!  :*

6 Comentários

  1. ótima citação! sinto vergonha de ler tão poucos clássicos brasileiros, muitos deles são ótimos!

    ResponderExcluir
  2. Legal a citação. O único livro que já li do Machado foi Dom casmurro e gostei basntante, esse livro inclusive é o próximo que quero ler do autor (:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Assim como a Isabel, também leio pouquíssimos clássicos, mas eu deveria ler mais. É tanta cultura e tantos ensinamentos que eles tem a nos oferecer. Mas falta tempo, né?!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ele é até bastante direto nessa citação, falando do seu egoísmo abertamente. Geralmente, a crítica machadiana faz-se por meio das metáforas e sutilezas (os parágrafos sobre o ato de tirar as botas no final do dia, por exemplo, são satíricos ao extremo), de maneira que me surpreende um trecho dessa natureza.

    Grande beijo, Fran!
    Robledo - http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótima citação!
    Já li esse livro, adoro Machado de Assis!

    Beijos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Machado de Assis é mestre no que faz, sem mais.
    Tenho um apreço enorme por seu tom irônico e por suas conversas com o narrador que até acabei inserindo tais características em meus próprios textos, à minha maneira.

    Um beijo!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!