Olá, queridos!

Sábado é o dia dedicado às resenhas, e ainda em clima de ''Harlan Coben'', já que o nosso Destaques do Mês foi direcionado exclusivamente a ele, trouxe para vocês a resenha de Cilada na qual eu já havia prometido anteriormente. Percebi acerca dos últimos comentários aderidos no blog que este é um livro muito querido e almejado por parte dos leitores... então, vamos às minhas opiniões e comentários?

Título: Cilada
Autor: Harlan Coben
Edição: 1/2010
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
ISBN: 9788599296936
Nota: 4 de 5
 
Cilada é um livro misterioso, cheio de reviravoltas e bastante inteligente. Notamos ao término da leitura o quanto a obra é perspicaz e impressionante, e o quanto não deixa a desejar.

O enredo gira em torno de três histórias diferentes. No início, aparentemente, elas não possuem uma ligação direta. Entretanto, com o desenrolar da trama, presenciamos pontes de acessos à outras histórias, fazendo da narrativa um verdadeiro quebra-cabeça recheado de muito mistério. Inclusive, o mistério é uma característica verossímil de Cilada, e impressiona. Vamos conhecer um pouquinho dessas histórias?

O primeiro enigma se encontra sobre o desaparecimento de Haley McWaid. 17 anos, responsável, aluna exemplar e disciplinada, e que sonha entrar para uma boa faculdade. Certa noite, Haley não volta para casa, e três meses emanam sem que se tenha nenhuma notícia dela. Será que a garota ainda se encontra submergida, ou será que aconteceu o pior? E qual o motivo? A próxima charada, digamos assim, está sobre o assistente social Dan Mercer, que recebe um estranho telefonema de uma adolescente decidindo assim ir ao seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Porém, o corpo dele não é encontrado no local do crime, e existem testemunhas que acreditam saber qual é o assassino de Dan, e porquê isso aconteceu. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Se envolvendo excessivamente no caso, a jornalista também começa a ser ameaçada, deixando tanto a sua vida como a de seu único filho em perigo.

A narrativa é feita em terceira pessoa sob o ponto de vista do personagem da vez. O livro é muito argucioso. O fato de não termos uma única história no centro da trama é o que mais instiga. É estimulante ler quando você percebe que o autor sabe como mesclar as histórias sem deixar um ar cansativo, e principalmente como interligá-las. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas, e eu garanto que a surpresa tomará conta do semblante do ledor por inúmeras vezes. E não se enganem! Cilada é o tipo de livro que impressiona e surpreende até as últimas palavras.

Ao longo da obra, encontramos vários outros personagens secundários que carregam consigo uma importância fundamental na história, embora de início o leitor não considere isso. Aconselho a lerem com calma, aproveitando cada fato para avaliar os personagens de forma cuidadosa, afinal, não devemos confiar em ninguém.

Como fã de romances policiais, confesso não ter me surpreendido em demasiado com o desfecho de uma das histórias. Mas também não posso negar que o fato acontecido nem me passou pela cabeça, o que é bom, uma vez que fiquei espantada. No entanto, chocada mesmo eu estive com a resolução dos outros casos. O autor se mostrou muito astuto e esperto, dono de uma obra maravilhosa.

Tratando de forma plausível a culpa, o luto, a vingança e o perdão, este é o tipo de romance policial que todo fã deveria ler. Super indicado!

Muitas vezes na vida somos obrigados a fazer julgamentos que talvez não gostaríamos de fazer. E queremos que eles sejam fáceis. Queremos confinar as pessoas em categorias bem definidas, anjos ou monstros, mas quase sempre o buraco é mais embaixo: a verdade está em algum lugar entre os dois extremos. E esse é o problema. Os extremos são bem mais fáceis. 
Pág. 86

5 Comentários

  1. Ótima resenha, Fran, e bem detalhada :D
    Amei o livro que como eu ainda não tinha lido nenhum romance policial me surpreendeu por completa! Nunca tinha imaginado o final da história seria aqueele /Õ\
    De tirar o fôlego!

    Beijos :*
    Natalia.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou a séculos para ler algum livro do Harlan Coben de tanto que minha colega do inglês falava dele. Sério, vou ver se acho algum e-book dele pra mim ler. Gostei dessa resenha. Adoro livros misteriosos *-*

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  3. Fran,

    Sei que é errado julgar um autor por um único livro seu, mas acabei fazendo isso com Harlan Coben. Não é que eu não tenha gostado propriamente de "Quando Ela Se Foi", mas achei o livro fraco, achei que faltou um algo a mais na história para ser um romance policial completo, inesquecível.

    A premissa de "Cilada", entretanto, parece-me mais consistente e me senti verdadeiramente curiosa para lê-lo.

    Adorei a resenha! Estive sumida por aqui, mas estou voltando, viu? :)

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  4. Sabe, Fran, quando eu visito os blogs internacionais e me deparo com autores que dizem ler exclusivamente livros históricos, feministas e clássicos (deixando de fora a maioria dos romances atuais), eu me sinto um pouco surpreso. Entretanto, acho que estou pouco a pouco começando a entender esse tipo de atitude: o nosso gosto literário muda com o passar do tempo e, se hoje gostamos de um gênero, pode ser que amanhã o odiemos. Eu tinha uma fixação extraordinária por livros de suspense há cerca de quatro anos, mas hoje em dia não consigo mais me sentir entusiasmado ou intrigado pelos mistérios que escritores como Harlan Coben prometem oferecer a seus leitores. Tenho preferido leituras mais calmas, mais centradas no cotidiano e dedicadas ao psicológico das personagens expostas, do que uma literatura explosiva e disposta a surpreender.
    Apesar disso, reconheço o mérito de Harlan Coben: além da sua resenha - que está muito boa, por sinal -, já li várias outras que teceram críticas positivas à maneira como o autor conduz as suas tramas, e tenho certeza de que os amantes do suspense e do thriller encontrarão nele uma espécie de banquete literário.

    Perdão pelo comentário enorme. Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa esta resenha,adorei!Estou com mais vontade de ler o livro agora!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!