Olá, galera!
Venho  com uma biografia hoje de um teólogo que viveu entre o século XV e XVI, o Erasmo de Roterdã. Como neste sábado haverá uma resenha de seu principal livro, clássico da literatura mundial, seria bem bacana a leitura da bio antes. Vamos à ela?

Erasmo de Roterdã (nascido Gerrit Gerritszoon ou Herasmus Gerritszoon; em latim: Desiderius Erasmus Roterodamus;) nasceu a 28 de outubro de 1466, morrendo em 12 de julho de 1536), sendo em vida um teólogo e humanista neerlandês. Cursou o seminário com os monges agostinianos e realizou os votos monásticos aos 25 anos, vivendo como tal, sendo um grande crítico da vida monástica e das características que julgava negativas na Igreja Católica.

Frequentou o Collège Montaigu, em Paris, optando por uma vida de acadêmico independente, independente de país, independente de laços acadêmicos, de lealdade religiosa e de tudo que pudesse interferir com a sua liberdade intelectual e a sua expressão literária.
Foram-lhe oferecidas várias posições de honra e proveito através do mundo acadêmico, mas ele declinou-as todas, preferindo a incerteza, tendo no entanto receitas suficientes da sua atividade literária independente.

Quando residia em Lovaina, na Bélgica, Erasmo ficou exposto a muitas críticas mesquinhas por parte daqueles que eram hostis aos princípios do progresso literário e religioso aos quais ele devotava a vida. Ele interpretava esta falta de simpatia como uma perseguição e procurou refúgio em Basileia, onde, sob abrigo de hospitalidade suíça, pôde expressar-se livremente e estava rodeado de amigos. Foi lá que esteve associado por muitos anos com o grande editor Froben, e onde uma multidão de admiradores de (quase) todos os cantos da Europa o vieram visitar.
A produtividade literária de Erasmo começou relativamente tarde na sua vida. Apenas quando ele dominou o Latim é que começou a escrever sobre grandes temas contemporâneos em Literatura e em Religião.
A sua revolta contra as formas de vida da igreja não resultou tanto de dúvidas quanto à verdade da doutrina tradicional, nem de alguma hostilidade para com a organização da Igreja. Sentiu antes a necessidade de aplicar os seus conhecimentos na purificação da doutrina e na liberalização das instituições do cristianismo. Erasmo foi, num sentido singularmente verdadeiro, o centro do movimento literário do seu tempo. Ele se correspondeu com mais de quinhentos homens da maior importância no mundo da política e do pensamento, e o seu conselho em vários assuntos era procurado avidamente, se bem que nem sempre seguido.

Em toda a sua crítica às tolices clericais e aos abusos, ele tinha sempre afirmado que não estava a atacar as instituições da Igreja em si e não era um inimigo do clero. O mundo inteiro tinha rido com as suas sátiras, mas poucos interferiram com as suas atividades. Ele acreditava que o seu trabalho até então o recomendava às melhores mentes e aos poderes dominantes no mundo religioso.

A sua obra mais conhecida, "Elogio da Loucura" foi dedicada ao seu amigo Sir Thomas More. Muito dos seus escritos apelam a uma grande audiência e lidam com assuntos do interesse humano geral; ele parece ter considerado estes como uma diversão, uma atividade de lazer. 
Como resultado das suas atividades reformadoras, Erasmo viu-se em conflito com ambas as grandes posições. Os seus últimos anos de vida foram ofuscados por controvérsias amargas com pessoas para quem ele seria normalmente simpático. 

Em 1535 o Papa Paulo III intentou eleva-lo à condição de Cardeal, mas Erasmo alegou a sua avançada idade e estado de saúde para recusar. Após a sua morte, como reação da Igreja Católica Romana, os seus escritos viriam a ser colocados no Index dos livros proibidos.

A popularidade extraordinária dos seus livros fica patente pelo número de edições e traduções que surgiram desde o século XVI, e no interesse permanente que é suscitado pela sua personalidade esquiva, mas fascinante..

É isso, pessoal!
Não percam a resenha sábado e ótima sexta a todos :)

5 Comentários

  1. Não curto muito leitura de biografia... mas fiquei ansiosa por ler a resenha da obra deste grande teólogo. Voltarei no sábado para conferir :a

    beijo
    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o autor. A obra eu já ouvi falar, mas nunca procurei saber mais informações... vou aguardar a resenha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse autor e nem suas obras, mas tudo me pareceu muito interessante. Estou ansiosa pela resenha.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. esse é da lista "autores que deveria tomar vergonha na cara e ler" hahah espero ansiosamente pela resenha do livro dele :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa ^^
    É muito legal saber mais e mais sobre autores, e eu lendo isso passo a saber que o Erasmo, completa aniversário um dia depois que o meu \Õ/

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!