Olá, leitores!  :D

Nossa seção de dicas esteve inativa por um tempo, por isso revolvi trazer algumas delas para vocês. Além de dar uma diversificada nos posts, pode servir de ajuda para muito leitor que anda se sentindo perdido na hora de escolher o próximo livro a ser lido.

Publicado originalmente no Universia Brasil, as quatro dicas abaixo possuem o propósito de ajuda-los a fazer da próxima leitura algo verdadeiramente satisfatória. Isso porque sabemos bem que é lista de livros que provavelmente você gostaria de ler é muito grande, e saber por qual começar torna-se uma tarefa extremamente difícil.


Vamos tentar resolver esse dilema literário que todos nós sofremos de uma vez por todas? Confiram abaixo as dicas.


1. Veja suas preferências.
Para aperfeiçoar sua busca, questione-se sobre suas preferências. Quais são seus temas e autores preferidos? Confira se há alguma publicação nova de seu escritor favorito ou um novo livro sobre o tema que você mais gosta.

2) Use ferramentas de busca.
A maioria das livrarias possui em seus sites uma área destinada à busca. Digite nesse espaço os seus autores e temas favoritos. Se nada de seu interesse surgir, procure por seus hobbies. Por exemplo, se você gosta muito de música, procure livros sobre esse tema, como biografias de seus artistas preferidos. Ou se seu interesse for futebol, você pode procurar por histórias de times e curiosidades sobre seus jogadores favoritos.

3) Converse com outras pessoas.
Se nenhuma das alternativas acima funcionou, converse com alguém que possui gostos literários similares aos seus ou com um colega em quem você confie literariamente. Peça que essas pessoas indiquem seus livros e autores favoritos. É muito difícil que elas tenham lido os mesmos livros que você.

4) Grupos de leitura.
Outra atividade interessante é unir-se a grupos de leitura. Essas reuniões não apenas indicam livros, como também discutem tópicos diferentes sobre a leitura, aprofundando sua percepção sobre temas e autores.


Então... vocês costumam seguir os conselhos acima? Se não, me contem se algo lhes foi útil. Confesso que costumo seguir todas as dicas acima, e garanto, ajuda bastante!

5 Comentários

  1. O Skoob e o twitter são sempre ótimos para trocar dicas.
    Como tenho algumas parcerias, às vezes fica impossível dar preferência à um livro de gosto pessoal, mas ótimo o post, adorei conhecer seu blog.
    Tem como liberar o campo de comentário NOME/URL? Não consegui comentar com o link do meu blog.
    Beijão!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das dicas
    E nunca parei para pensar a respeito disso, vou anota-las

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah eu também sigo bastante essas dicas Fran;;;
    Mas o bom mesmo é você entrar em uma livraria e se sentir perdido, sem saber que livro levar, querendo levar todos :)
    rsrsrs' :)

    Beiiijos !!!

    Ronaldo - Livro sobre Livro

    ResponderExcluir
  4. :h Amei o post!
    escolher um bom livro é uma arte milenar. Tem a ver com amor a primeira vista ;)

    http://verbologiapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fran, também posso me considerar seguidora dessas dicas. O que normalmente faço mais é a pesquisa em sites de busca e a conversa com outros leitores. Na realidade, costumo indicar mais do que ouvir indicações, mas adoro de paixão conversar sobre livros com pessoas interessadas!

    Beijinhos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!