Fala galera!

Depois do mamão com açúcar do Adaptações Literárias #3 do mês passado, resolvi trazer algo para mexer profundamente com a cabeça de vocês. 

Está no ar mais um AL, e o filme da vez é Donnie Darko.

O Adaptações Literárias 
consiste em apresentar, discutir e argumentar sobre filmes que deveriam ganhar vida nas páginas físicas dos livros. Coluna ofertada uma vez por mês pelo Roger.

Filme: Donnie Darko
Direção e Roteiro: Richard Kelly
Estrelando: Jake Gyllenhaal como Donnie Darko,
Patrick Swayse como  Jim Cunningham,
Drew Barrymore como Karen Pomeroy.


Pense em um livro de níveis altíssimos de complexidade. Donnie Darko seria catalogado nesse meio. Apesar da narrativa lenta e quase-sonolenta da abertura do filme, o mesmo mostra-se depois te levando a situações inimagináveis e revelações que, perdoem não encontrar outro termo, FAZEM SUA CABEÇA EXPLODIR ao fim da sessão. Carregado de uma trama cheia de suspense e momentos de tensão, Donnie Darko se mostra uma obra indispensável para os amantes de thrillers psicológicos. Mas então... em um resumo básico, a história em si começa quando Donnie começa a ter visões com um homem fantasiado de um espantoso coelho. O tal “monstro” se mostra um não-inimigo e começa a manipular Donnie – manipulações essas que obtém efeitos por todos em sua cidadezinha. O filme ainda leva nosso protagonista a refletir sobre viagens no tempo e realidades paralelas, tornando-se um combo completo de “MIND-FUCK”.
Um livro de Donnie Darko com certeza seria o do tipo que temos que ter tempo, muuuito tempo para ler. E numa paz de quietudes divinas. Acredito que a leitura não seria difícil, mas a interpretação e atenção seriam essenciais para o mesmo. Principalmente no final, quando a bomba é jogada para você num frenesi gratuito.

Sinto que não posso mais falar sobre o filme porque sei que acabarei soltando algum spoiler bacana (e vocês não me acharão mais legal :) ), mas se esse texto te deixou com uma pontada de curiosidade então é porque você deve correr para a locadora mais próxima e alugar Donnie Darko (porque baixar é ilegal, gente!). 

Até em breve, jovens...

Rogério Gerson.

9 Comentários

  1. Nossa, não conhecia esse filme, mas ele parece ser fantástico, e pelo que você falou, ele daria um excelente livro. Vou tentar assistir a esse filme o mais rápido possível haha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar desse filme, thrillers psicológicos não são meu gênero favorito, seria mais um desafio eu ver esse filme, mas achei interessante.

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar do filme, e sinceramente não sei se é o tipo que eu veria. MAs, adorei a dica (:

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  4. fazem sua cabeça explodir? OK, agora eu tenho que baixar, digo, alugar isso!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar do filme, fiquei curiosa. hehehe
    Bjos e boa semana.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não gostei nem um pouco
    Não faz nenhum pouco meu estilo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. DSUDFSUHDFS, porque baixar é ilegal *-* Aaah, eu com certeza fiquei muito curiosa, mas não sei se pegaria o livro pra ler, estou farta de livros que requerem atenção e muuita interpretação, porque eu simplesmente estou completamente sem tempo pra esse tipo de livro, então um bom livro pra mim (nessa fase do ano) é daqueles que é tão ou mais rápido que a minha vida corrida, rsrs. No entanto adoraria ver o filme em um fim de semana mais tranquilo, acho que seria uma boa pedida já que gosto bastante desses que mexem com o psicológico da gente.
    Obrigada pela passadinha lá no blog viu anjo?
    E já tem postagem nova, quer ver?
    Beijos.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já assisti Donnie Darko e posso dizer que se tivesse livro,eu já teria lido umas 50 vezes! É um dos filmes mais fodas que existe!O mindfuck realmente é the biggest mindfuck EVER

    ResponderExcluir
  9. acho que esse é um dos filmes que mais me fez pensar depois de A viagem, que inclusive eu vi hoje, e é um dos melhores filmes que já vi na vida, Donnie Darko é um filme muito complexo que trata de coisas muito complexas, uma das frases mais interessantes desse filme é quando a velinha diz a donnie que "toda criatura viva nesse mundo, morre sozinha" é um filme bem impactante, e que, se você o entende, mexe muito com sua cabeça, com coisas sobre, que escolha seria melhor fazer, se você soubesse o que aconteceria no futuro. Boa postagem, inclusive filmaço.

    Abraço

    Acho a atitude de donnie no fim do filme, muito heroica.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!