Olá, pessoal! Tudo certo com vocês?

A nova (e complexa) discussão do momento é a realização da leitura e da escrita em tablets. Mario Vargas Llosa, que além de escritor, é jornalista, ensaísta e político, deixou clara sua opinião acerca do assunto esta semana. Trouxe a vocês, portanto, a matéria que explana melhor sobre isso publicada originalmente hoje pelo G1. A partir disso, podemos dar início a uma conversa que ainda dará muito o que falar... em todo caso, dê sua opinião e me conte qual seu ponto de vista sobre isso. Vou adorar saber.  :)


O escritor peruano Mario Vargas Llosa acredita que a literatura criada ''diretamente para os tablets'' pagará o mesmo preço que a televisão, pois se banalizará e cairá na frivolidade. 


''É um temor, tomara que não aconteça'', declarou nesta quarta-feira o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2010 ao discursar no ciclo que a Biblioteca Nacional da Espanha organizou para comemorar seu terceiro centenário, celebrado neste ano. Vargas Llosa, de 76 anos, manteve um debate com o jornalista Sergio Vila-Sanjuán. Entre outros temas, o escritor mencionou sua paixão pela leitura desde criança, o nascimento de sua vocação literária, seu amor pelas bibliotecas e seu temor de que os aparelhos eletrônicos afetem o conteúdo da escrita.

Ao contrário do que dizem ''com tanta certeza os defensores do livro eletrônico'', o escritor peruano não acredita que ''o suporte seja insensível ao conteúdo''. Ele baseia seu convencimento no que aconteceu com a televisão: ''Por que a televisão banalizou tanto os conteúdos, quando é um instrumento extraordinário para chegar a grandes públicos, mas foi incapaz de se transformar em um transmissor de grandes ideias, de grande arte ou literatura?'', questionou o autor. Em sua opinião, a televisão ''não chegou a lugar algum, porque aponta ao mais baixo para chegar ao maior número de pessoas''. Vargas Llosa disse não se opor ao entretenimento e afirmou existir boas séries televisivas, ''mas ler (Marcel) Proust ou (James) Joyce não é o mesmo que assistir a uma série''.

Em um salão de eventos abarrotado de público – e com dezenas de pessoas que tiveram de acompanhar a conversa do lado de fora por um telão -, Llosa afirmou que a coisa mais importante que aconteceu em sua vida foi aprender a ler aos cinco anos de idade. Desde então, segundo ele, começou a viver ''grandes experiências'' graças aos livros. ''A leitura me mudou a vida''.

Fonte: G1.com

Infelizmente as pessoas possuem o hábito de diminuir, e não somar. O que é uma pena, pois não há nada que se compare aos livros físicos. Eu acredito que é possível sim apreciar de tudo um pouco... não é necessário substituir, ou esquecer as origens. Os livros precisam sim permanecer presentes... eles precisam continuar fazendo parte das nossas vidas, para poder fazer também parte das vidas das próximas gerações. E vocês o que acham?

7 Comentários

  1. Concordo plenamente em tudo o que foi escrito!

    Muitas pessoas deixam os livros fisícos de lado porque os e-books estão "na moda", por assim dizer. Claro que cada um possui suas qualidades e defeitos, mas os livros fisícos não podem ser substituídos, pois o que está "na moda" dias ou até mesmo meses acabam sumindo.

    Como você mesma comentou, devemos experimentar de tudo um pouco. De fato isso é verdade! Devemos apreciar a literatura de todas as formas.

    Beijos :*
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Admito que concordo um pouco com o Mario Vargas Llosa, mas também concordo com o fato de que é possível apreciar de tudo um pouco, sem necessidade de substituir, mas ainda não vejo muita "positividade" neste assunto. Adorei o post.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ah!! Interessante a postagem!
    Já seguindo o blog!! Convido para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Achei muito radical o que esse Mario Vargas Llosa falou. Não vejo problema em ler e-books. Não precisamos trocar um pelo o outro e além do mais, ambos tem seus prós e contras.

    ResponderExcluir
  5. Desculpa pelo comentario anterior, foi errado :b
    E falando do seu post, eu não sou muito fã disso
    Acho que devemos continuar com os livros e tudo mais, e algo que não pode me modernizar tanto assim
    As vezes leio e-book, mas é quando não tem outro jeito

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acho a ideia de Tablets e e-reads incrivel! Principalmente para baratear o custo das publicações. Só não troco um livro de papel por um aparelho nunca!

    Eu acho estranho, mas adoro livros mais antigos... com as páginas amarelas. Acho que dão tanto charme a leitura! hahaha Com os tablets isso acaba... =/

    De qualquer forma, não adianta bancar o oraculo, o que tiver de ser será.

    Beijo!
    PS: Tem Promoção valendo o livro “É tudo tão simples” lá no blog!
    http://milalices.blogspot.com.br/2012/05/e-tudo-tao-simples.html

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Não sei dizer se esse cara está certo, mas acho que concordo com ele. Os livros são bem melhores, mas tenho que admitir que de vez em quando eu gostaria bastante de ler em um tablet...

    Bjs,
    Ariane;)
    http://onedayatime.zip.net

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!