É com grande alegria que eu abro a temporada Harry Potter no Universo Literário. Formado por oito postagens escritas respectivamente por oito fãs diferentes (as publicações serão feitas semanalmente), esta coluna tem como finalidade expor o porquê de ler a série através de uma retrospectiva bem elaborada, além de mostrar que, apesar do seu ''fim'', a saga, na verdade, nunca acabou. Porque a próxima geração também poderá sentir toda a magia que este livros foram capazes de transmitir.

Espero que vocês curtam a ideia, e que possam apreciar comigo o que estes fãs têm a dizer.  Ah, aproveitem também para votar na enquete que se encontra na coluna lateral do blog. Na sua opinião, qual o melhor livro da saga?  ;)  Enfim... vamos ao primeiro texto, então?  \Õ/


O Especial Harry Potter é uma coluna temporária constituída por oito postagens acerca dos livros da série. Elas serão conduzidas por fãs que, após um ano da estreia do último filme, vieram para articular que, na realidade, HP nunca terá um fim.

Escrito por Victor Ramos


''Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry.
Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!''

Em uma das falas da Professora McGonagall, J.K Rowling já previa o sucesso que a série Harry Potter alcançaria no mundo inteiro. Desde sua primeira publicação, a saga do bruxinho mais famoso do mundo alcançou um número de vendas impressionantes, e tudo isso começou aqui, com o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal.

O menor livro dos sete que compõem a série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, começa a nos contar de uma forma muito simples e descontraída a vida desse menino que em muito poderia se parecer com a nossa (não que todo mundo tenha tios que os maltratem), se não fosse o fato de que esse menino é um bruxo!  Nos primeiros cinco capítulos, conhecemos um pouco desse garoto, já sabendo que ele é sobrevivente de alguma guerra maior que aconteceu no mundo bruxo... conhecemos assim seus hábitos junto com seus tios, e somos mais uma vez levados ao mundo da magia através do querido Hagrid. Tudo isso vem de forma muito rápida, e a partir dai já ficamos ansiosos para saber o que vai acontecer com esse menino.
A forma como a autora nos apresenta os personagens, que ficarão marcados em nossas vidas para sempre, é uma das coisas mais mágicas que existe no livro. Um pouco diferente do filme, a amizade entre Hermione, Harry e Rony não acontece quase que instantaneamente, mas claro, isso é uma das coisas que o filme não conseguiu importar das páginas... umas das muitas coisas, aliás. Todos esses capítulos em que o pequeno e inexperiente Harry vai descobrindo as complicações do mundo da magia, e toda a sua importância para esse mundo, nos remetem em uma viagem que nunca será apagada de nossas memórias. Voltar às páginas de a Pedra Filosofal, depois do fim da série, é como se fosse uma terapia, principalmente para aqueles que leram o livro a primeira vez quando criança. A cada nova página que lemos, várias memórias retornam, e acho que isso deixa ainda mais especial essa relação que criamos com o livro. Isso acontece com muitas obras que lemos ao longo de nossas vidas, mas Harry Potter com certeza é um dos que mais marcam a vida de qualquer pessoa.

Quando li pela primeira vez, não conseguia parar até acabar! Essa é uma sensação muito comum em quem ler os livros da J.K Rowling... a forma como ela escreve suas histórias é tão simples, tão pura que não importa quantas páginas tenham o livro, sempre queremos acabar o mais rápido possível, para poder enfim conhecer cada vez mais sobre seus personagens e sobre a história, que, apesar de parecer tão ingênua, já esconde algumas partes ''negras'', onde só nos aprofundaremos nos próximos livros.

E semana que vem tem mais...

7 Comentários

  1. Lembro como se fosse ontem o dia que li Harry Potter pela primeira vez e faz dez anos. Foi a melhor coisa que eu fiz. Minha melhor escolha no mundo Literário. Amei o texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter será pra mim sempre a melhor história de todas. Foi o primeiro que eu li, quando era bem criança e que me marcou pra sempre! Acho que todas a crianças, adolescentes e adultos, enfim, todos deveriam ler! Enfim, sou apaixonada por todos os livros e adorei o post. Ansiosa para os próximos! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o unico livro dele que eu li
    E já faz muito tempo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo o Harry Potter e to pensando seriamente assim que entregar o meu TCC em reler a série (:

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  5. Vou chorar, amo tanto Harry Potter e sinto tanta tristeza por ter acabado, quer dizer, não acabou, mas agora não tem nada novo da história. Enfim, sou potterhead até a morte e vou ler e reler os livros pra sempre. Adorei demais a ideia dessa coluna. Vou acompanhar.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente curti demais a ideia! Acho que HP foi a história que mais marcou a minha vida. <3 Mesmo. São personagens que viraram meus amigos, que vão estar em meu coração pra sempre. s2

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Nada, absolutamente nada, irá substituir Harry Potter...
    A J.K. criou um mundo tão fantástico, com personagens tão marcantes...
    Harry vai sempre estar nos nossos corações...irão vir anos e anos, e vamos ver nossos filhos e netos lendo Harry Potter e sentindo a mesma emoção que sentimos ao ler pela primeira vez...
    Harry Potter sempre nos nossos corações.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!